• Recentes
  • Tendências
edit post
Estratégias empresariais para WhatsApp, Instagram e facebook

Estratégias empresariais para WhatsApp, Instagram e facebook

26/04/2023
edit post
STF registra mais um voto contra marco temporal em julgamento no plenário virtual

STF registra mais um voto contra marco temporal em julgamento no plenário virtual

16/12/2025
edit post
Leilões imobiliários crescem em 2025 e consolidam plataformas digitais no mercado brasileiro

Leilões imobiliários crescem em 2025 e consolidam plataformas digitais no mercado brasileiro

16/12/2025
edit post
Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

16/12/2025
edit post
Golpes se intensificam no comércio durante o Dia dos Pais

Fraudes digitais disparam no fim do ano e exigem atenção redobrada dos consumidores

16/12/2025
edit post
Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

16/12/2025
edit post
Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

15/12/2025
edit post
Trabalhadores da Petrobras iniciam greve nacional após rejeição de proposta de acordo

Trabalhadores da Petrobras iniciam greve nacional após rejeição de proposta de acordo

15/12/2025
edit post
Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

15/12/2025
edit post
São Paulo registra aumento no número de consumidores sem energia após ciclone extratropical

São Paulo registra aumento no número de consumidores sem energia após ciclone extratropical

15/12/2025
edit post
Mercado Financeiro Revisa Projeções de Inflação e Crescimento Econômico para os Próximos Anos

Mercado Financeiro Revisa Projeções de Inflação e Crescimento Econômico para os Próximos Anos

15/12/2025
edit post
Ministro da Saúde destina esforços para combater negacionismo e ampliar cobertura vacinal no Brasil

Ministro da Saúde destina esforços para combater negacionismo e ampliar cobertura vacinal no Brasil

15/12/2025
edit post
Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil 2025 após vitórias nos pênaltis

Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil 2025 após vitórias nos pênaltis

15/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
terça-feira, 16 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Estratégias empresariais para WhatsApp, Instagram e facebook

Tábata Férlin por Tábata Férlin
26/04/2023
em Marketing
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

CompartilharCompartilhar

“Quem não é visto não é lembrado”. A máxima é para lá de válida quando o assunto é a presença de marcas em mídias digitais.

Talvez você goste de ver:

Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

Assim, do microempreendedor individual, passando por pequenas e médias empresas, até megacorporações, para todos esses grupos a realização de campanhas publicitárias e promocionais em redes sociais e aplicativos é imprescindível para a conquista de mercado.

Uma das ações mais comuns são os anúncios de mensagens, principalmente por aquelas plataformas mais populares, como WhatsApp, Instagram e Messenger do Facebook.

Trata-se daqueles anúncios em que há um link que leva o usuário para o direct messenger (DM) do Instagram ou do Facebook, ou para o WhatsApp da empresa.

Mas, embora acessíveis e de simples operacionalização, a criação de campanhas e anúncios por essas mídias demanda certas estratégias, para que de fato comuniquem e gerem leads.

Entre elas, é importante dispor de ferramentas de omnichannel, isto é, integrar todos os perfis de uma mesma empresa em uma única conta, assinalam especialistas.

Anúncios

“Os anúncios de mensagens dão visibilidade ao negócio, dão resultados. É uma forma de comunicar, colocar o negócio, a marca, a empresa, perto do cliente, e dos potenciais clientes; fornecer ao público informações sobre os seus produtos. É, enfim, importante para a geração de leads”, afirma a Head de Sucesso do Cliente Mariana Magre, da Poli, startup de automação e integração de canais digitais de atendimento.

A especialista menciona alguns benefícios, práticos.

Por exemplo, o fato de que os anúncios de clique para o WhatsApp levam o cliente diretamente para a equipe de vendas da empresa, dinamizando esse processo.

“Além de melhorar a experiência do cliente, aumenta também sua confiabilidade, mantém um relacionamento de longo prazo, gerando fidelidade e continuidade na prestação do serviço”, pontua Magre.

A especialista cita os mais recentes dados do “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil”, estudo sobre o mercado de conteúdos em dispositivos móveis, para ilustrar a importância dessas ferramentas.

Ler  Marketing Digital: 7 áreas com muitas demandas de trabalho

O levantamento mostra que o WhatsApp é utilizado por 99% dos usuários de celular no Brasil. E que 81% dos brasileiros entram em contato com marcas e empresas por meio do aplicativo.

“Além de uma ferramenta presente em praticamente todos os smartphones em operação no país, é utilizado com grande frequência: 88% das pessoas usam o WhatsApp todos os dias”, acrescenta a executiva da Poli.

A startup é parceira oficial do grupo Meta, detentor, além do WhatsApp, de outras duas ferramentas massificadas: o Instagram e o Messenger do Facebook.

O estudo “Panorama Mobile” aponta, por exemplo, o crescimento considerável do uso do Instagram. De 2019 a 2022, o percentual de brasileiros com conta na rede passou de 72% para 86%.

O “Direct”, funcionalidade de troca de mensagens pelo Instagram, é a opção de 66% das pessoas na comunicação com marcas, e o Facebook Messenger, 52%.

Por isso, Mariana Magre alerta sobre a necessidade de centralizar e integrar os perfis em uma plataforma única, por meio de soluções omnichannel.

“A comunicação centralizada facilita a vida do consumidor ou do potencial cliente, e da empresa.

Evita ruídos, perdas de informações. Sabe aquela situação em que a pessoa chama pelo WhatsApp, mas o produto foi localizado via Instagram, e aí fica aquela comunicação cruzada, confusa, repetitiva? O omnichannel elimina essa experiência ruim”.

Indo para a criação e distribuição dos anúncios, planejar e estabelecer passos básicos são ações que contribuem para a efetividade da estratégia, pontua o relações públicas João Lucas Fernandes, especialista em homologações e anúncios da Poli.

Ele explica que os próprios aplicativos (WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger) dispõem da funcionalidade específica, de configuração e realização de campanhas.

Entretanto, para além da operacionalização, é importante se dedicar a conceber os anúncios.

Neste sentido, estabelecer um objetivo da campanha – tornar a marca mais reconhecida, ou incentivar uma compra específica, por exemplo; definir o orçamento a ser aplicado; identificar o público potencial; e, ainda, criar um anúncio “do zero” ou promover alguma postagem já existente, com potencial de engajamento, estão entre os quesitos a serem observados.

Ler  Marketing 4.0 e o Papel da Inteligência Artificial: A Nova Era do Relacionamento com o Consumidor

“Também é importante a criatividade do anúncio. Não é só o orçamento aplicado que garante aproveitamento. Não adianta definir público, estar com tudo bem estruturado, se não houver um anúncio interessante”, recomenda o relações públicas.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: estratégias para redes sociais
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

por Kayene Simao
10/12/2025
edit post
Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

A Inteligência Artificial (IA) já ocupa posição central na transformação do marketing digital no Brasil, impulsionando a competitividade de pequenas e médias empresas (PMEs). O acesso a tecnologias...

Leia maisDetails

Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

por Kayene Simao
25/11/2025
edit post
Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

À medida que a Black Friday se aproxima, marcas de diversos setores intensificam a busca por estratégias capazes de potencializar resultados comerciais. Nesse contexto, nano e microinfluenciadores vêm...

Leia maisDetails

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

por Kayene Simao
08/10/2025
edit post
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

As agências de marketing digital com atuação em nichos específicos registraram, nos últimos dois anos, um crescimento médio 25% superior ao das agências generalistas. A conclusão é de...

Leia maisDetails

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails
edit post
STF registra mais um voto contra marco temporal em julgamento no plenário virtual

STF registra mais um voto contra marco temporal em julgamento no plenário virtual

por Taysa Medeiros
16/12/2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou mais um voto pela inconstitucionalidade da tese do marco temporal para a demarcação de...

edit post
Leilões imobiliários crescem em 2025 e consolidam plataformas digitais no mercado brasileiro

Leilões imobiliários crescem em 2025 e consolidam plataformas digitais no mercado brasileiro

por Kayene Simao
16/12/2025

O mercado de leilões imobiliários registrou forte expansão em 2025, impulsionado pelo avanço da inadimplência condominial e bancária, pela necessidade...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

por Kayene Simao
16/12/2025

O mercado de franquias do Estado do Rio de Janeiro manteve trajetória de crescimento no terceiro trimestre de 2025 e...

edit post
Golpes se intensificam no comércio durante o Dia dos Pais

Fraudes digitais disparam no fim do ano e exigem atenção redobrada dos consumidores

por Kayene Simao
16/12/2025

O fim do ano movimenta o comércio eletrônico como nenhum outro momento. Entre a Black Friday, o Natal e a...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d