Nos dias de hoje, conquistar o topo do ranking do maior e mais conhecido buscador do mundo é o sonho de todo e-commerce. Além de transmitir mais relevância e autoridade, isso pode consagrar o canal como a principal fonte direcionadora de clientes.
A boa notícia é que não se trata de uma questão de sorte, mas sim de um trabalho dedicado a otimizar o conteúdo. Ou seja, as três palavrinhas mágicas quando o assunto explora o marketing digital de uma forma ou outra entram em cena mais do que nunca. Falo aqui do SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que visam à adaptação e à melhora de uma página para que esteja sempre bem ranqueada nos resultados do Google.
Uma pesquisa da HubSpot mostra que 75% dos usuários nunca passam da primeira página de resultados. Outro estudo, da Sistrix, aponta que o primeiro resultado orgânico no Google tem uma taxa média de cliques de 28,5%. Ainda de acordo com o mesmo levantamento, o CTR médio (taxa de cliques) cai drasticamente após a posição um, chegando a 15% e 11% na segunda e terceira colocação, respectivamente. Por sua vez, o site que aparece como o décimo do ranking no buscador tem uma taxa de cliques de apenas 2,5%.
Como? Listo a seguir cinco dicas de ouro para alcançar essa “glória”:
Defina palavras-chave relevantes
Aqui trata-se de um ponto crucial e um dos principais pré-requisitos para que o algoritmo do Google coloque o site em uma boa posição. Para definir os termos, a dica é contar com a ajuda de ferramentas como o Semrush, o Google Keyword Planner e o Google Trends. É importante definir as palavras-chave e usá-las com inteligência, inserindo um bom número dentro do site, desde que haja sentido, é claro.
Atualização e bom conteúdo fazem a diferença
O Google dá preferência a sites que são atualizados com frequência, o que torna a criação de um blog dentro da própria página uma solução muito interessante e com conteúdos significativos. Além disso, essa estratégia ajuda a atrair visitantes que aumentarão o tempo de permanência nas páginas e reforçarão a relevância do site para o algoritmo.
Meta tags bem configuradas
Esses elementos são partes do código-fonte das páginas em que ficam especificados o título e a descrição. São informações vitais para o Google exibir o conteúdo de qualquer loja virtual na página de resultados. Aqui a tática é ser objetivo e incluir as palavras-chave consideradas mais importantes.
Crie uma meta-discription atrativa
O termo se refere ao resumo da página que aparece embaixo do título com o link nos resultados de pesquisa do Google. Se essa informação não chamar a atenção do público, provavelmente o usuário não clicará. Ao passo que deve despertar o interesse no conteúdo, não pode criar falsas expectativas.
Conte com estratégias específicas para melhorar o SEO
Desde a aplicação até o monitoramento de desempenho de todas as estratégias aplicadas, o SEO precisa tanto de ferramentas quanto de profissionais experts nesse universo. Além disso, cada e-commerce se torna único quando projetos personalizados de alto nível entram em cena. Portanto, vale investir em empresas que englobam tudo isso.
Resumo da ópera: aliar bons serviços e conteúdos a uma visibilidade expressiva por meio dos mecanismos de busca é um dos principais segredos para alavancar vendas e mostrar o que o seu negócio on-line tem a oferecer.
Sobre a Corebiz
A instituição, que faz parte do WPP, é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO. Mais informações: https://www.corebiz.ag ou @corebizag.