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Tigre e Gerdau compartilham dicas sobre marketing e vendas

"O afastamento social não significa estar distante de seus clientes, pelo contrário: precisamos estar cada vez mais próximos deles por meio do digital", destacaram

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Durante conversa realizada em live no Facebook da Juntos Somos Mais, o Diretor de Vendas da Tigre, Vinícius Castro e o Gerente Geral de Marketing e Vendas da Gerdau , Flávio Sousa deram dicas de marketing e vendas para diminuir os impactos causados pela crise do novo coronavírus.

Com mediação da CMO da Juntos Somos Mais, Andrea Mendonça, o debate teve como tema principal sugestões compartilhadas pelos profissionais a respeito de como os lojistas podem aproveitar o novo comportamento do consumidor e como devem se adaptar a essa nova e aparentemente permanente realidade.

“É hora de verificar o seu mix, oferecer o produto que o cliente precisa no momento, buscar qualidade na venda e no atendimento ao consumidor”, disse Vinícius Castro, da Tigre, ao inaugurar a discussão. Os profissionais concordam que estar em afastamento social não significa estar longe da rede de clientes.

Pelo contrário, “precisamos estar cada vez mais próximos deles por meio do digital”, ressalta ele.

Por sua vez, Flávio Sousa, da Gerdau, pontua que, neste momento, é necessário estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana para o cliente.

“O digital proporciona isso. As ferramentas digitais nos ajudam a trabalhar com toda a base de clientes já existente e o varejista precisa aproveitar isso para fazer uma jornada completa: desde o momento de compra até a entrega do produto”, comenta o profissional.

Sousa também destaca a importância das datas comemorativas para puxar uma conversa com o cliente por whatsapp, promocionar um produto temático ou criar ações para homenagear os funcionários.

Ele traz os exemplos da atuação da empresa na Páscoa e do Dia das Mães e lembra que o Dia dos Pais acontece daqui a alguns meses, incentivando os lojistas a pensarem em campanhas para essas datas.

O participante também aponta que, ao mesmo tempo que apoia varejistas, a Gerdau é parceira do Hospital Albert Einstein e o auxilia com a construção de 250 leitos no Hospital M’Boi Mirim, em São Paulo.

Além disso, realiza a adaptação de EPIs e de leitos de hospitais em outras cidades do Brasil, em parceria com diversas instituições.

Fidelização de clientes também é assunto discutido pela Tigre e Gerdau

Já a CMO da Juntos Somos Mais, Andrea Mendonça, reforça a importância do marketing boca a boca para a conquista e fidelização de clientes:

“Neste momento que o senso de comunidade está aflorado, as pessoas estão procurando suportar o pequeno. Mesmo que o seu cliente não faça uma compra, ele pode ser alguém para te indicar para outros e isso tem valor, porque estarão recebendo uma referência de pessoas que conhecem e em quem confiam. Isso é essencial para superar momentos de crise”.

Uma das medidas da Tigre para se aproximar dos clientes e suportar o profissional da obra foi a criação da Campanha Construindo o Amanhã , na qual é possível contratar ou agendar um serviço hoje para que ele seja usado no futuro e, dessa forma, contribuir com a renda de profissionais da construção civil.

“Nós vemos preocupação com o vendedor da indústria frente ao on-line, mas é importante lembrar que a loja virtual não é substituta, e sim um apoio. É mais um canal e não o único canal – neste momento sim, mas depois disso não será dessa forma. O vendedor deve atuar como consultor e oferecer ajuda em um momento de compra”, pontua Castro.

Por fim, os profissionais reiteram a importância de crises para se aprender, ressaltando que o momento é de oportunidade, desafio e desenvolvimento.

“É preciso se organizar, porque estamos aprendendo muita coisa em pouco tempo e isso gera ansiedade e incerteza. Por isso, nós, como líderes, precisamos estar atentos à saúde das pessoas e às cabeças delas – deixar as pessoas inseguras traz um desafio adicional. Por isso, cuidem das equipes de vocês e aprendam com esse momento por meio de reflexão e inclusive os cursos de capacitação oferecidos pelo Juntos Somos+”, finaliza o executivo da Tigre.

Os participantes agradecem a dedicação dos profissionais de vendas e marketing, que estão trabalhando para driblar as crises do setor e propor soluções de acordo com os diferentes momentos.

Para tangibilizar o sentimento de gratidão, as três empresas disponibilizaram, para todos os usuários que assistiram à live, um total de 8 mil pontos que podem ser trocados por prêmios do programa de fidelidade Juntos Somos +, o maior do setor da construção civil.

Sobre a Juntos Somos Mais

O Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento.

Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios.

Contando com os sócios Gerdau e Tigre, o Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, a Juntos Somos Mais, um ecossistema que pretende fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando o varejista.

Atualmente, no programa, há mais de 20 empresas líderes do setor da construção participantes juntamente com mais de 70 mil lojas e mais de 400 mil profissionais.

Até o fim de 2020, a empresa planeja investir R﹩ 50 milhões na expansão do programa e no aprimoramento do ecossistema, adicionando novas funcionalidades e melhorando os benefícios para os participantes.

Website oficial: www.juntossomosmais.com.br

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