• Recentes
  • Tendências
edit post
servicos-essenciais-na-pandemia-vtex

Revista Capital Econômico bate um papo com diretor de vendas da VTEX sobre a era digital para serviços essenciais

21/09/2020
edit post
Monitoramento de dados ganha papel estratégico nas decisões corporativas

Monitoramento de dados ganha papel estratégico nas decisões corporativas

21/10/2025
edit post
LG apresenta conceito de “inteligência afetiva” em eletrodomésticos conectados

LG apresenta conceito de “inteligência afetiva” em eletrodomésticos conectados

21/10/2025
edit post
Agricultura e clima: COP30 discutirá como produzir mais alimentos com menos desmatamento

Agricultura e clima: COP30 discutirá como produzir mais alimentos com menos desmatamento

21/10/2025
edit post
Lotofácil 3517: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 5 milhões

Lotomania 2838: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

20/10/2025
edit post
Quina 6857: acumula e prêmio estimado chega a R$ 12 milhões no próximo concurso

Lotofácil 3517: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 5 milhões

20/10/2025
edit post
Lotomania 2835: acumula e prêmio principal pode chegar a R$ 1,8 milhão

Quina 6857: acumula e prêmio estimado chega a R$ 12 milhões no próximo concurso

20/10/2025
edit post
Petrobras recebe licença para perfuração em águas profundas na Margem Equatorial

Petrobras recebe licença para perfuração em águas profundas na Margem Equatorial

20/10/2025
edit post
Mercado reduz previsão de inflação para 2025 e 2026, mas IPCA ainda supera meta do Banco Central

Mercado reduz previsão de inflação para 2025 e 2026, mas IPCA ainda supera meta do Banco Central

20/10/2025
edit post
Atividade econômica cresce 0,7% em agosto, mas consumo das famílias mostra sinais de enfraquecimento

Atividade econômica cresce 0,7% em agosto, mas consumo das famílias mostra sinais de enfraquecimento

20/10/2025
edit post
Margens apertadas impulsionam busca por certificação no mercado de seminovos no Brasil

Margens apertadas impulsionam busca por certificação no mercado de seminovos no Brasil

20/10/2025
edit post
Centros comerciais impulsionam valorização imobiliária em bairros fora das áreas centrais

Centros comerciais impulsionam valorização imobiliária em bairros fora das áreas centrais

20/10/2025
edit post
Cibercultura redefine relações sociais e profissionais na era digital

Cibercultura redefine relações sociais e profissionais na era digital

20/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
terça-feira, 21 outubro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Revista Capital Econômico bate um papo com diretor de vendas da VTEX sobre a era digital para serviços essenciais

Redação por Redação
21/09/2020
em Comércio
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
servicos-essenciais-na-pandemia-vtex
CompartilharCompartilhar

A era do e-commerce já batia nas portas das empresas. Em tempos de pandemia, gerada pelo novo coronavírus e o consequente isolamento social, migrar para a era digital foi questão de sobrevivência para muitos negócios.

Talvez você goste de ver:

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

Brasil Card - Conteúdo

O setor de e-commerce no Brasil faturou nada mais nada menos que R$ 9,4 bilhões só em abril desse ano.  O aumento foi de 81% comparado ao mesmo período de 2019. Os dados são do Compre&Confie, movimento idealizado para promoção de uma rede de confiança que permite consultar a reputação e avaliar lojas online, além de monitorar o uso indevido dos dados de consumidores no ambiente digital.

De olho nessas mudanças, a  Revista Capital Econômico ouviu o especialista em vendas online, Luiz Paulo Ribeiro que é diretor de vendas da VTEX, plataforma digital que hospeda os maiores e-commerces do mundo e que mais cresceu durante a pandemia, para entender as principais mudanças e expectativas para o setor.

À frente da empresa Luiz conversou sobre os principais dados, comportamentos e mudanças nesse momento de transição para o mercado online. Para ele, a pandemia apenas acelerou um comportamento que as empresas já precisavam assumir. “O lockdown catapultou esse processo de migrar para o meio digital. Quem já tinha operação online saiu na frente muito rápido. A VTEX se trancou nesse momento para se perguntar como podia ajudar mais ainda os clientes a agir nesse momento”, revela.

Ele ainda lembra que no começo da pandemia, muitos empresários queriam salvar o caixa por meio do ambiente online.” Tivemos que resolver a vida dessas empresas com ideias e maneiras simples. Foram soluções com, por exemplo, criar uma aplicação onde o próprio vendedor da loja física fechada pudesse montar um carrinho para o cliente e compartilhar com ele”, exemplifica.

Ler  Dia do consumidor: 5 dicas de gestão para ajudar empreendedores a venderem em múltiplos canais

Era digital

Na conversa, os dois extremos do atual cenário – empresas que ainda estavam se familiarizando com o meio digital e empresas que não tinham entrado foram questionados. O diretor de vendas da VTEX afirmou que a empresa teve de buscar uma solução para essas duas pontas, agindo de forma unilateral. Na opinião do especialista, os dados hoje são o “novo petróleo” do momento, pois eles conduzem e direcionam as empresas para saídas mais assertivas em momento de crise.

Luiz explicou que a equipe, em um primeiro momento, começou a atuar mais com consultoria. “Trabalhamos mais como consultor, ensinando as empresas a como entrar, testar, realocar uma operação online e tecnologicamente. Foram milhões de pessoas nunca tinha comprado online agora comprando online, então tivemos que olhar os dois lados”, recorda.

Ele ainda destaca que a empresa teve que entender melhor os dados que vinham mudando a cada dia, avaliando os novos comportamentos dos consumidores para criar estratégias e soluções cada vez mais eficazes para as empresas. “Esses dados online direcionaram a VTEX para orientar melhor a logística das empresas, por exemplo, pelo nível de procura de demanda de vendas de regiões, e a trazer mais agilidade bem como novas soluções. O mercado da moda, por exemplo, cresceu 19% no isolamento social. Outro setor que cresceu foi de produtos para ginástica. Essas métricas nos mostram que precisamos conhecer não só Tecnologia e sim dos negócios dos nossos clientes e por meio desses cases conseguir dar um caminho mais rápido e assertivo para eles”, disse.

Luiz comenta que essa tendência é “um caminho sem volta” do qual as companhias vão precisar cada vez mais se alinhar. “50% do público que começou a comprar online vai continuar comprando assim. Teve loja na pandemia que em três dias aumentou de 170 para 1.700 clientes. Hoje o e-commerce já representa 25% do faturamento das empresas”, revela.

Mercado, cliente e experiências

Outro assunto abordado durante a entrevista foi sobre os mercados que mais cresceram, como o setor da moda. “Os produtos se diversificaram, a forma como fazer as entregas e as experiências também serão repensadas”, acrescenta Luiz Paulo que ressaltou que a moda já era um setor mais familiarizado com a venda online e que esse mercado já está criando mais linhas conscientes, como também promovendo novas relações com seus consumidores.

Ler  Água em lata é tendência sustentável do mercado de bebidas no Brasil

Mais um lado bom nesse momento foi a desburocratização que alguns departamentos enfrentavam para vender online, como o setor farmacêutico. “O Covid veio desburocratizar pois a ANVISA tem liberado mais rapidamente a venda online medicamentos”, ressalta Luiz Paulo.

Para finalizar, ele ainda acrescentou que seja no ambiente físico ou online, o que as empresas devem buscar fazer é sempre ouvir seus clientes, pois o atendimento tem feito a diferença. “Elas precisam ler os desabafos dos seus clientes, o feedback pois hoje o modelo de compra e comportamento mudou bastante. Será necessário se adaptar ao seu consumidor, que no final é quem vai decidir como vai comprar, independente do canal escolhido ser físico ou online. O cliente tem que ter uma experiência unificada e se sentir bem aceito e tratado em qualquer canal atendido. A sede do consumo continua o que muda é que as pessoas estão mais conscientes, não compram mais no impulso. Elas vão gastar onde ela tem a melhor experiência”, completa.

Sobre Luiz Paulo Ribeiro

luiz-paulo-ribeiro-vtex
Luiz Paulo Ribeiro, diretor de vendas da VTEX

São mais de 130 projetos vendidos na companhia (VTEX) e participação direta na evolução do D2C, Unified Commerce e marketplaces.

Nascido no Rio de Janeiro, Luiz Paulo Ribeiro se mudou há quatro anos para São Paulo para agregar a equipe de vendas e projetos no escritório paulista da VTEX, localizado na Vila Olímpia. Com sonho de deixar um legado de vida e transmitir o que aprendeu influenciando o maior número de pessoas, através da tecnologia e experiências que teve em sua vida, Ribeiro carrega em seu curriculum vitae grandes cargos e projetos.

Sobre a VTEX

A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black ﹠ Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países.

Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. A VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais.

Ler  Kelly Couto firma parceria internacional com marca de Nova York para apoiar o setor de moda e beleza no Brasil, diante do tarifaço

Para saber mais, visite: vtex.com

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

por Kayene Simao
17/10/2025
edit post
Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 0,2% em agosto, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de queda. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada...

Leia maisDetails

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

por Kayene Simao
09/10/2025
edit post
Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

O Dia das Crianças consolidou-se como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Em 2024, a data gerou um volume de negócios superior a R$ 13...

Leia maisDetails

Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

por Redação
07/10/2025
edit post
Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu desculpas nesta terça-feira (7) por uma declaração feita durante coletiva de imprensa em que comentava os casos de intoxicação...

Leia maisDetails

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

por Redação
15/09/2025
edit post
Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

A Apple anunciou que a linha iPhone 17 já tem data confirmada para chegar ao mercado brasileiro. A pré-venda começa amanhã, 16 de setembro e a disponibilidade nas...

Leia maisDetails

Indústria brasileira registra maior retração em dois anos em agosto, aponta PMI

por Redação
02/09/2025
edit post
Indústria brasileira registra maior retração em dois anos em agosto, aponta PMI

A indústria do Brasil apresentou em agosto a pior retração em quase dois anos, refletindo o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e da política monetária restritiva...

Leia maisDetails
edit post
Monitoramento de dados ganha papel estratégico nas decisões corporativas

Monitoramento de dados ganha papel estratégico nas decisões corporativas

por Kayene Simao
21/10/2025

O monitoramento de dados deixou de ser uma atividade restrita à detecção de falhas técnicas e passou a ocupar um...

edit post
LG apresenta conceito de “inteligência afetiva” em eletrodomésticos conectados

LG apresenta conceito de “inteligência afetiva” em eletrodomésticos conectados

por Kayene Simao
21/10/2025

A LG Electronics apresentou sua nova visão de “inteligência afetiva” para o lar, conceito que busca aproximar tecnologia e experiência...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Agricultura e clima: COP30 discutirá como produzir mais alimentos com menos desmatamento

Agricultura e clima: COP30 discutirá como produzir mais alimentos com menos desmatamento

por Kayene Simao
21/10/2025

Conciliar o aumento da produção de alimentos com a redução da área destinada ao cultivo e à pecuária será um...

edit post
Lotofácil 3517: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 5 milhões

Lotomania 2838: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

por Kayene Simao
20/10/2025

O Concurso 2838 da Lotomania, realizado nesta segunda-feira (20) no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), terminou acumulado. Nenhuma...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d