O lado B da Black Friday: os bastidores da maior temporada de descontos do País

Empresas especializadas na gestão de ambientes na nuvem ajudam sites de compras a se prepararem para a data

0
34
black-friday

São Paulo, novembro de 2019 – O e-commerce brasileiro movimentou mais de R$ 3,5 bilhões nos quatro dias de Black Friday em 2018, segundo informações divulgadas pelo Ebit/Nielsen. Se por um lado a data impacta positivamente as cifras do varejo, por outro é responsável por recordes de acessos nos sites de compras. Para suportar esses picos e garantir que o ambiente esteja propício para o fechamento das vendas existem profissionais experientes em arquiteturas robustas que oferecem todo o apoio técnico e consultivo às empresas de comércio eletrônico.

Há 6 anos, a Mandic Cloud Solutions, especialista em gestão de cloud corporativo, observa um aumento na contratação de projetos com o foco na temporada de compras. “No geral, os e-commerces precisam de um reforço na parte de infraestrutura e arquitetura de dados. Nem todos operam com um modelo escalável que possibilite provisionar os acessos e responder rapidamente a qualquer incidente ou situação crítica”, explica Bruno Almeida, diretor de Inovação da Mandic Cloud Solutions.

Segundo o executivo, o principal objetivo da empresa é garantir a disponibilidade do site para que clientes e varejistas possam fechar negócio. Para isso, a Mandic Cloud desenha um plano tático diferente para cada cliente considerando ao menos dois meses de antecedência do evento. “É importante fazer uma análise completa do site para que possamos sugerir melhorias na infraestrutura. Além disso, fazemos testes que simulam o aumento do tráfego que, dependendo do tamanho do e-commerce, pode chegar a 120 mil usuários simultâneos”, esclarece Almeida.

A empresa conta com um time preparado, apelidado de “tropa de elite”, escolhido a dedo para garantir a estabilidade e performance dos sites de compras durante um período de 26 horas de monitoramento full time (sendo duas horas antes da Black Friday e nas 24 horas seguintes). Essa força tarefa é realizada em três turnos e uma squad, equipe multidisciplinar com autonomia para tomada de decisões rápidas. Durante a operação, a empresa garante pizza e refrigerante à vontade para os colaboradores que ficam 100% dedicados no suporte aos clientes.

Entre as varejistas que já utilizaram o apoio da Mandic Cloud Solutions durante a Black Friday estão o e-commerce Giuliana Flores, o site Reclame Aqui, a plataforma de viagens MaxMilhas, o site de equipamentos eletrônicos Kabum, o portal de viagens Hotel Urbano e a gráfica online Printi.

Sobre a Mandic Cloud Solutions
A Mandic Cloud é líder brasileira na gestão de ambientes em nuvem corporativa (pública, híbrida e privada) oferecendo soluções de computação em cloud própria, baseada em VMWare, além da principal nuvem pública de hiperescala do mundo: a AWS, com gerenciamento e serviços profissionais em cloud. São diversos segmentos e soluções entregues para empresas em sua jornada para cultura digital com o uso de tecnologia cloud: da arquitetura, implantação/migração, gerenciamento na nuvem à automação em DevOps, Engenharia de Dados, entre outras soluções exclusivas para o mercado corporativo. Possui as principais certificações de qualidade, entre elas, a ISO 20.000 e o selo PCI-DSS, além de ser reconhecida como provedor parceiro de serviços gerenciados da AWS. Saiba mais em www.mandic.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui