• Recentes
  • Tendências
edit post
setor de games

Como o setor de games se tornou mais lucrativo que o cinema e a música juntos

13/04/2025
edit post
Instituições privadas já podem aderir ao Fies para oferta de vagas no primeiro semestre de 2026

Instituições privadas já podem aderir ao Fies para oferta de vagas no primeiro semestre de 2026

26/11/2025
edit post
Fiocruz Recebe Aprovação da Anvisa para Testes Clínicos com Terapia Gênica no Tratamento da Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1

Fiocruz Recebe Aprovação da Anvisa para Testes Clínicos com Terapia Gênica no Tratamento da Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1

26/11/2025
edit post
Lula Afirma que Prisão de Bolsonaro e Generais É “Demonstração de que a Democracia Vale para Todos” ao Sancionar Reforma do Imposto de Renda

Lula Afirma que Prisão de Bolsonaro e Generais É “Demonstração de que a Democracia Vale para Todos” ao Sancionar Reforma do Imposto de Renda

26/11/2025
edit post
Vacina contra a Dengue do Instituto Butantan é Aprovada pela Anvisa e Promete Impacto Global

Vacina contra a Dengue do Instituto Butantan é Aprovada pela Anvisa e Promete Impacto Global

26/11/2025
edit post
Lula sanciona isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos

Lula sanciona isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos

26/11/2025
edit post
Construções inteligentes no campo aceleram a produtividade do agronegócio

Construções inteligentes no campo aceleram a produtividade do agronegócio

26/11/2025
edit post
Inter lança nova edição do Feirão Dívida Zero com descontos de até 98%

Inter lança nova edição do Feirão Dívida Zero com descontos de até 98%

26/11/2025
edit post
Saúde fecha compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra vírus sincicial respiratório para proteger gestantes e recém-nascidos no SUS

Saúde fecha compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra vírus sincicial respiratório para proteger gestantes e recém-nascidos no SUS

26/11/2025
edit post
Instabilidade Tributária Gera Incertezas e Impacta Confiança no Ambiente de Negócios

Empresas ampliam uso de ferramentas digitais para gestão, eficiência e tomada de decisão

26/11/2025
edit post
Lance e Grupo Mola anunciam joint venture que une esporte e educação

Lance e Grupo Mola anunciam joint venture que une esporte e educação

26/11/2025
edit post
Quina 6886: Sorteio acumula e próximo concurso pode pagar R$ 7,8 milhões

Mega-Sena 2943: Aposta única leva prêmio de quase R$ 15 milhões

25/11/2025
edit post
Lotomania 2853: Concurso de 24/11/2025 Acumula e Próximo Prêmio Pode Chegar a R$ 2,5 Milhões

Quina 6886: Sorteio acumula e próximo concurso pode pagar R$ 7,8 milhões

25/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quarta-feira, 26 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Entretenimento

Como o setor de games se tornou mais lucrativo que o cinema e a música juntos

Expansão do público-alvo, modelo de negócios e diversidade de plataformas tornam o setor de games o mais lucrativo do entretenimento

Nathan Vieira por Nathan Vieira
13/04/2025
em Entretenimento, Cultura & Entretenimento
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
setor de games

jose gil/unsplash

CompartilharCompartilhar

Nas últimas décadas, o setor de games passou por uma transformação impressionante. De um passatempo de nicho nos anos 80 e 90, os videogames se tornaram uma força dominante no mundo do entretenimento digital. Com a ascensão de consoles avançados, jogos mobile e plataformas de streaming de jogos, os games se popularizaram e passaram a movimentar cifras bilionárias.

Talvez você goste de ver:

Museu Histórico Nacional reabre parcialmente com exposição sobre a construção da liberdade negra

Vinícius Jr. e Virginia Fonseca assumem relacionamento nas redes e fazem primeira aparição pública como casal

BNDES relança edital de cinema após nove anos e destina R$ 15 milhões para 25 longas-metragens

Para se ter uma ideia, em 2023, segundo dados da consultoria Newzoo, o setor de games gerou mais de US$ 184 bilhões em receitas globais, superando — e com folga — as receitas combinadas da indústria do cinema (US$ 43 bilhões) e da música (US$ 26 bilhões). Esses números mostram que os jogos eletrônicos formam um negócio altamente lucrativo.

O que impulsionou o sucesso dos games?

Vários fatores contribuíram para que os games atingissem esse patamar. A diversidade de plataformas, por exemplo, é um dos principais impulsionadores. Hoje é possível jogar em praticamente qualquer lugar, seja por meio de consoles, computadores, smartphones ou até mesmo com serviços de streaming de jogos, como o Xbox Cloud Gaming, o que torna o acesso mais fácil e democrático.

Outro ponto fundamental é a expansão do público-alvo. Antigamente, os games eram associados principalmente ao público jovem e masculino, mas essa realidade mudou. Atualmente, há jogos voltados para todas as idades, gêneros e interesses. Estimativas indicam que quase 50% do público gamer seja feminino, e uma parcela significativa dos jogadores tem mais de 30 anos.

O modelo de negócios também evoluiu. Jogos gratuitos com compras internas, como Fortnite, League of Legends e Genshin Impact, provaram que é possível gerar receitas altíssimas mesmo sem cobrar pelo download. Ao mesmo tempo, os jogos mobile tornaram-se uma verdadeira febre, ampliando o alcance da indústria a níveis sem precedentes.

Ler  Seminário no Rio discute papel do Brasil na transição energética dos transportes internacionais
setor de games
Jogos como League of Legends impactaram o setor de games (Imagem: igor rodrigues/unsplash)

A influência cultural dos jogos também merece destaque. A lógica da gamificação está presente em áreas como educação, saúde e marketing, enquanto franquias como The Last of Us e The Witcher atravessaram a mídia e se tornaram séries e filmes de sucesso, reforçando a força dos games como pilar cultural da sociedade moderna.

Games x cinema

Enquanto os games cresciam, o cinema passou por uma série de desafios. Embora ainda produza grandes blockbusters e mantenha certo apelo global, o setor tem enfrentado uma queda de público nas salas, especialmente após a pandemia de Covid-19. Diversos fatores contribuíram para esse cenário. O fechamento de salas por longos períodos comprometeu a bilheteria.

O crescimento acelerado de serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video fez com que muitas pessoas preferissem assistir aos lançamentos em casa. Além disso, os altos custos de produção e a dificuldade em criar novas franquias tão lucrativas quanto as antigas tornaram os lucros mais incertos.

Em contraste, os games souberam se adaptar rapidamente ao consumo remoto. Durante o isolamento social, mantiveram seu público engajado, oferecendo não só entretenimento, mas também formas de interação social em tempo real, algo que o cinema tradicional não consegue reproduzir com a mesma eficácia.

A música na era do streaming

A indústria da música também foi profundamente impactada pelas transformações digitais. O consumo aumentou consideravelmente, impulsionado por plataformas como Spotify, Apple Music e YouTube. No entanto, as receitas por reprodução continuam baixas. Um número expressivo de reproduções gera apenas alguns poucos dólares, o que torna o modelo insustentável para muitos artistas, especialmente os independentes.

A pirataria ainda é um obstáculo, mesmo que em menor escala do que nos anos anteriores. Além disso, boa parte da renda do setor vem de shows ao vivo e merchandising, não necessariamente da música gravada. Isso torna os artistas mais dependentes de eventos presenciais para manterem sua renda. Em paralelo, os games têm conseguido monetizar o conteúdo de forma recorrente, com a venda de itens virtuais, passes de batalha e sistemas de assinaturas. Franquias como Grand Theft Auto V e Call of Duty movimentaram bilhões com esse modelo híbrido de receita.

Ler  Pela primeira vez, Bienal do Livro Rio tem visitas guiadas para deficientes visuais

Por que os games são mais lucrativos?

A resposta está em uma combinação eficiente de Tecnologia de ponta, modelos de negócios inteligentes e alto engajamento do público. Um jogo de sucesso pode continuar gerando receita por muitos anos após seu lançamento, graças a atualizações frequentes, eventos especiais e sistemas de compra dentro do jogo. Diferente do cinema e da música, que muitas vezes dependem de lançamentos pontuais, os games criam ecossistemas que mantêm os jogadores ativos e investindo continuamente.

Outro diferencial importante está na imersão. Os jogos oferecem uma experiência única, com narrativas envolventes, gráficos realistas e interatividade constante. Essa combinação gera um envolvimento emocional mais profundo e duradouro, tornando os games um meio de entretenimento mais completo.

O futuro dos games

Tudo indica que o domínio do setor de games no entretenimento só tende a crescer. As próximas tendências incluem a expansão de ambientes imersivos ligados ao metaverso, o avanço da realidade virtual e aumentada, o crescimento contínuo dos eSports, e a consolidação de comunidades online e economias virtuais dentro dos jogos. Esses movimentos indicam que o setor continuará liderando a inovação e a lucratividade no entretenimento global.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: fin
CompartilhamentosTweet
Nathan Vieira

Nathan Vieira

Jornalista formado desde 2019, Nathan especializou-se em Jornalismo Digital em 2021 e atualmente cursa Mestrado em Comunicação na Escola Superior de Educação de Coimbra, em Portugal. Movido pela escrita, encontrou nela uma forma autêntica de compartilhar sua visão de mundo. Além disso, aprofunda seus conhecimentos em Social Media Marketing na Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia. Criador de conteúdo sobre viagens e lifestyle, explora diferentes culturas e experiências, traduzindo suas vivências em narrativas cativantes.

Artigos recomendados

Museu Histórico Nacional reabre parcialmente com exposição sobre a construção da liberdade negra

por Taysa Medeiros
12/11/2025
edit post
Museu Histórico Nacional reabre parcialmente com exposição sobre a construção da liberdade negra

O Museu Histórico Nacional (MHN), fechado para reformas desde dezembro de 2024, reabrirá parcialmente nesta quinta-feira (13) com a exposição Para além da escravidão: construindo a liberdade negra...

Leia maisDetails

Vinícius Jr. e Virginia Fonseca assumem relacionamento nas redes e fazem primeira aparição pública como casal

por Redação
28/10/2025
edit post
Vinícius Jr. e Virginia Fonseca assumem relacionamento nas redes e fazem primeira aparição pública como casal

O jogador Vinícius Jr., astro do Real Madrid, e a influenciadora Virginia Fonseca fizeram neste fim de semana sua primeira aparição pública juntos, confirmando os rumores sobre o...

Leia maisDetails

BNDES relança edital de cinema após nove anos e destina R$ 15 milhões para 25 longas-metragens

por Kayene Simao
29/09/2025
edit post
BNDES relança edital de cinema após nove anos e destina R$ 15 milhões para 25 longas-metragens

Após nove anos sem realizar editais específicos para o setor, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta sexta-feira (26), o lançamento de um novo...

Leia maisDetails

Sem audições, sem pré-requisitos: projeto musical transforma a diversidade em conexão e inclusão social

por Redação
14/09/2025
edit post
Sem audições, sem pré-requisitos: projeto musical transforma a diversidade em conexão e inclusão social

Em tempos de polarização e isolamento, a música segue como uma das linguagens universais mais poderosas de união. Foi exatamente esse espírito que o Gaia Music Collective trouxe...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails
edit post
Instituições privadas já podem aderir ao Fies para oferta de vagas no primeiro semestre de 2026

Instituições privadas já podem aderir ao Fies para oferta de vagas no primeiro semestre de 2026

por Taysa Medeiros
26/11/2025

As instituições de ensino superior privadas interessadas em disponibilizar vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre...

edit post
Fiocruz Recebe Aprovação da Anvisa para Testes Clínicos com Terapia Gênica no Tratamento da Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1

Fiocruz Recebe Aprovação da Anvisa para Testes Clínicos com Terapia Gênica no Tratamento da Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1

por Taysa Medeiros
26/11/2025

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (24) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a iniciar testes clínicos...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Lula Afirma que Prisão de Bolsonaro e Generais É “Demonstração de que a Democracia Vale para Todos” ao Sancionar Reforma do Imposto de Renda

Lula Afirma que Prisão de Bolsonaro e Generais É “Demonstração de que a Democracia Vale para Todos” ao Sancionar Reforma do Imposto de Renda

por Taysa Medeiros
26/11/2025

Lula afirma que prisão de Bolsonaro e de generais é “demonstração de que a democracia vale para todos” ao sancionar...

edit post
Vacina contra a Dengue do Instituto Butantan é Aprovada pela Anvisa e Promete Impacto Global

Vacina contra a Dengue do Instituto Butantan é Aprovada pela Anvisa e Promete Impacto Global

por Taysa Medeiros
26/11/2025

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (26), o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d