• Recentes
  • Tendências
edit post
setor de games

Como o setor de games se tornou mais lucrativo que o cinema e a música juntos

13/04/2025
edit post
Mais de 35 milhões de brasileiros seguem fora do sistema financeiro formal

Mais de 35 milhões de brasileiros seguem fora do sistema financeiro formal

27/12/2025
edit post
Mercado de franquias mantém crescimento e segue como opção de investimento para 2026

Mercado de franquias mantém crescimento e segue como opção de investimento para 2026

27/12/2025
edit post
Varejo brasileiro cresce 2,6% no Natal de 2025, impulsionado pelo consumo essencial e pelo e-commerce

Varejo brasileiro cresce 2,6% no Natal de 2025, impulsionado pelo consumo essencial e pelo e-commerce

27/12/2025
edit post
Mais de 5,3 mil estudantes da rede estadual recebem certificação do Programa Florescendo Talentos, em Pernambuco

Mais de 5,3 mil estudantes da rede estadual recebem certificação do Programa Florescendo Talentos, em Pernambuco

27/12/2025
edit post
Quina 6912: acumula e prêmio estimado chega a R$ 14 milhões

Lotomania 2867: acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 7,8 milhões

26/12/2025
edit post
Lotofácil 3572: tem duas apostas vencedoras do prêmio principal

Quina 6912: acumula e prêmio estimado chega a R$ 14 milhões

26/12/2025
edit post
+Milionária 314: prêmio principal acumula e estimativa para o próximo concurso é de R$ 14,5 milhões

Lotofácil 3572: tem duas apostas vencedoras do prêmio principal

26/12/2025
edit post
Juros sobem para famílias e recuam para empresas em novembro, aponta Banco Central

Juros sobem para famílias e recuam para empresas em novembro, aponta Banco Central

26/12/2025
edit post
Lula determina abertura de processo na CGU para expulsão de servidor acusado de agressão no DF

Lula determina abertura de processo na CGU para expulsão de servidor acusado de agressão no DF

26/12/2025
edit post
Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia inguinal bilateral em Brasília

Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia inguinal bilateral em Brasília

26/12/2025
edit post
Almoço de Natal reúne população em situação de rua na Casa de Oração, em São Paulo

Almoço de Natal reúne população em situação de rua na Casa de Oração, em São Paulo

26/12/2025
edit post
Procon orienta consumidores sobre trocas de presentes após o Natal

Procon orienta consumidores sobre trocas de presentes após o Natal

26/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sábado, 27 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Entretenimento

Como o setor de games se tornou mais lucrativo que o cinema e a música juntos

Expansão do público-alvo, modelo de negócios e diversidade de plataformas tornam o setor de games o mais lucrativo do entretenimento

Nathan Vieira por Nathan Vieira
13/04/2025
em Entretenimento, Cultura & Entretenimento
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
setor de games

jose gil/unsplash

CompartilharCompartilhar

Nas últimas décadas, o setor de games passou por uma transformação impressionante. De um passatempo de nicho nos anos 80 e 90, os videogames se tornaram uma força dominante no mundo do entretenimento digital. Com a ascensão de consoles avançados, jogos mobile e plataformas de streaming de jogos, os games se popularizaram e passaram a movimentar cifras bilionárias.

Talvez você goste de ver:

Fundação Casa de Rui Barbosa realiza primeira edição da Festa Literária no Rio de Janeiro

Museu Histórico Nacional reabre parcialmente com exposição sobre a construção da liberdade negra

Vinícius Jr. e Virginia Fonseca assumem relacionamento nas redes e fazem primeira aparição pública como casal

Para se ter uma ideia, em 2023, segundo dados da consultoria Newzoo, o setor de games gerou mais de US$ 184 bilhões em receitas globais, superando — e com folga — as receitas combinadas da indústria do cinema (US$ 43 bilhões) e da música (US$ 26 bilhões). Esses números mostram que os jogos eletrônicos formam um negócio altamente lucrativo.

O que impulsionou o sucesso dos games?

Vários fatores contribuíram para que os games atingissem esse patamar. A diversidade de plataformas, por exemplo, é um dos principais impulsionadores. Hoje é possível jogar em praticamente qualquer lugar, seja por meio de consoles, computadores, smartphones ou até mesmo com serviços de streaming de jogos, como o Xbox Cloud Gaming, o que torna o acesso mais fácil e democrático.

Outro ponto fundamental é a expansão do público-alvo. Antigamente, os games eram associados principalmente ao público jovem e masculino, mas essa realidade mudou. Atualmente, há jogos voltados para todas as idades, gêneros e interesses. Estimativas indicam que quase 50% do público gamer seja feminino, e uma parcela significativa dos jogadores tem mais de 30 anos.

O modelo de negócios também evoluiu. Jogos gratuitos com compras internas, como Fortnite, League of Legends e Genshin Impact, provaram que é possível gerar receitas altíssimas mesmo sem cobrar pelo download. Ao mesmo tempo, os jogos mobile tornaram-se uma verdadeira febre, ampliando o alcance da indústria a níveis sem precedentes.

Ler  BNDES aprova R$ 694 milhões para obras em rodovias de Mato Grosso do Sul
setor de games
Jogos como League of Legends impactaram o setor de games (Imagem: igor rodrigues/unsplash)

A influência cultural dos jogos também merece destaque. A lógica da gamificação está presente em áreas como educação, saúde e marketing, enquanto franquias como The Last of Us e The Witcher atravessaram a mídia e se tornaram séries e filmes de sucesso, reforçando a força dos games como pilar cultural da sociedade moderna.

Games x cinema

Enquanto os games cresciam, o cinema passou por uma série de desafios. Embora ainda produza grandes blockbusters e mantenha certo apelo global, o setor tem enfrentado uma queda de público nas salas, especialmente após a pandemia de Covid-19. Diversos fatores contribuíram para esse cenário. O fechamento de salas por longos períodos comprometeu a bilheteria.

O crescimento acelerado de serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video fez com que muitas pessoas preferissem assistir aos lançamentos em casa. Além disso, os altos custos de produção e a dificuldade em criar novas franquias tão lucrativas quanto as antigas tornaram os lucros mais incertos.

Em contraste, os games souberam se adaptar rapidamente ao consumo remoto. Durante o isolamento social, mantiveram seu público engajado, oferecendo não só entretenimento, mas também formas de interação social em tempo real, algo que o cinema tradicional não consegue reproduzir com a mesma eficácia.

A música na era do streaming

A indústria da música também foi profundamente impactada pelas transformações digitais. O consumo aumentou consideravelmente, impulsionado por plataformas como Spotify, Apple Music e YouTube. No entanto, as receitas por reprodução continuam baixas. Um número expressivo de reproduções gera apenas alguns poucos dólares, o que torna o modelo insustentável para muitos artistas, especialmente os independentes.

A pirataria ainda é um obstáculo, mesmo que em menor escala do que nos anos anteriores. Além disso, boa parte da renda do setor vem de shows ao vivo e merchandising, não necessariamente da música gravada. Isso torna os artistas mais dependentes de eventos presenciais para manterem sua renda. Em paralelo, os games têm conseguido monetizar o conteúdo de forma recorrente, com a venda de itens virtuais, passes de batalha e sistemas de assinaturas. Franquias como Grand Theft Auto V e Call of Duty movimentaram bilhões com esse modelo híbrido de receita.

Ler  Petfive marca presença em maior evento pet dos Estados Unidos

Por que os games são mais lucrativos?

A resposta está em uma combinação eficiente de Tecnologia de ponta, modelos de negócios inteligentes e alto engajamento do público. Um jogo de sucesso pode continuar gerando receita por muitos anos após seu lançamento, graças a atualizações frequentes, eventos especiais e sistemas de compra dentro do jogo. Diferente do cinema e da música, que muitas vezes dependem de lançamentos pontuais, os games criam ecossistemas que mantêm os jogadores ativos e investindo continuamente.

Outro diferencial importante está na imersão. Os jogos oferecem uma experiência única, com narrativas envolventes, gráficos realistas e interatividade constante. Essa combinação gera um envolvimento emocional mais profundo e duradouro, tornando os games um meio de entretenimento mais completo.

O futuro dos games

Tudo indica que o domínio do setor de games no entretenimento só tende a crescer. As próximas tendências incluem a expansão de ambientes imersivos ligados ao metaverso, o avanço da realidade virtual e aumentada, o crescimento contínuo dos eSports, e a consolidação de comunidades online e economias virtuais dentro dos jogos. Esses movimentos indicam que o setor continuará liderando a inovação e a lucratividade no entretenimento global.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: fin
CompartilhamentosTweet
Nathan Vieira

Nathan Vieira

Jornalista formado desde 2019, Nathan especializou-se em Jornalismo Digital em 2021 e atualmente cursa Mestrado em Comunicação na Escola Superior de Educação de Coimbra, em Portugal. Movido pela escrita, encontrou nela uma forma autêntica de compartilhar sua visão de mundo. Além disso, aprofunda seus conhecimentos em Social Media Marketing na Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia. Criador de conteúdo sobre viagens e lifestyle, explora diferentes culturas e experiências, traduzindo suas vivências em narrativas cativantes.

Artigos recomendados

Fundação Casa de Rui Barbosa realiza primeira edição da Festa Literária no Rio de Janeiro

por Taysa Medeiros
28/11/2025
edit post
Fundação Casa de Rui Barbosa realiza primeira edição da Festa Literária no Rio de Janeiro

Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, de 28 a 30 de novembro, a primeira edição da Festa Literária (FliRui) em seu casarão localizado em Botafogo, no Rio...

Leia maisDetails

Museu Histórico Nacional reabre parcialmente com exposição sobre a construção da liberdade negra

por Taysa Medeiros
12/11/2025
edit post
Museu Histórico Nacional reabre parcialmente com exposição sobre a construção da liberdade negra

O Museu Histórico Nacional (MHN), fechado para reformas desde dezembro de 2024, reabrirá parcialmente nesta quinta-feira (13) com a exposição Para além da escravidão: construindo a liberdade negra...

Leia maisDetails

Vinícius Jr. e Virginia Fonseca assumem relacionamento nas redes e fazem primeira aparição pública como casal

por Redação
28/10/2025
edit post
Vinícius Jr. e Virginia Fonseca assumem relacionamento nas redes e fazem primeira aparição pública como casal

O jogador Vinícius Jr., astro do Real Madrid, e a influenciadora Virginia Fonseca fizeram neste fim de semana sua primeira aparição pública juntos, confirmando os rumores sobre o...

Leia maisDetails

BNDES relança edital de cinema após nove anos e destina R$ 15 milhões para 25 longas-metragens

por Kayene Simao
29/09/2025
edit post
BNDES relança edital de cinema após nove anos e destina R$ 15 milhões para 25 longas-metragens

Após nove anos sem realizar editais específicos para o setor, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta sexta-feira (26), o lançamento de um novo...

Leia maisDetails

Sem audições, sem pré-requisitos: projeto musical transforma a diversidade em conexão e inclusão social

por Redação
14/09/2025
edit post
Sem audições, sem pré-requisitos: projeto musical transforma a diversidade em conexão e inclusão social

Em tempos de polarização e isolamento, a música segue como uma das linguagens universais mais poderosas de união. Foi exatamente esse espírito que o Gaia Music Collective trouxe...

Leia maisDetails
edit post
Mais de 35 milhões de brasileiros seguem fora do sistema financeiro formal

Mais de 35 milhões de brasileiros seguem fora do sistema financeiro formal

por Kayene Simao
27/12/2025

Segundo estudo da Serasa Experian, 35,3 milhões de brasileiros — o equivalente a 21,7% da população adulta — não possuem...

edit post
Mercado de franquias mantém crescimento e segue como opção de investimento para 2026

Mercado de franquias mantém crescimento e segue como opção de investimento para 2026

por Kayene Simao
27/12/2025

Mesmo diante de oscilações econômicas e mudanças no comportamento de consumo, o mercado de franquias continua registrando resultados positivos no...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Varejo brasileiro cresce 2,6% no Natal de 2025, impulsionado pelo consumo essencial e pelo e-commerce

Varejo brasileiro cresce 2,6% no Natal de 2025, impulsionado pelo consumo essencial e pelo e-commerce

por Kayene Simao
27/12/2025

O varejo brasileiro registrou crescimento nominal de 2,6% no Natal de 2025, em comparação com o mesmo período do ano...

edit post
Mais de 5,3 mil estudantes da rede estadual recebem certificação do Programa Florescendo Talentos, em Pernambuco

Mais de 5,3 mil estudantes da rede estadual recebem certificação do Programa Florescendo Talentos, em Pernambuco

por Kayene Simao
27/12/2025

Mais de 5,3 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco foram certificados na edição 2025 do Programa Florescendo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d