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Mercado Livre registrou faturamento líquido de US$ 878,4 milhões, alta de 123,4%

Mercado Pago processou US$ 11,2 bilhões, crescimento de 142,1%

O Mercado Livre (Nasdaq: MELI), empresa líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros da América Latina, divulga hoje seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2020, finalizado em 30 de junho.

“A pandemia motivou mudanças significativas no comportamento do consumidor, que se traduziram em um novo marco na penetração do comércio eletrônico e dos serviços financeiros digitais na América Latina. Continuamos a nos concentrar no bem-estar de nossas equipes e temos orgulho de informar que fomos capazes de fornecer nossos serviços de e-commerce e fintech de maneira ininterrupta ao longo do segundo trimestre, ajudando milhões de vendedores e compradores a realizar transações com segurança, afirmou Stelleo Tolda, COO e vice-presidente executivo do Mercado Livre para a América Latina.

Para colocar em perspectiva o desempenho trimestral, é importante destacar os esforços que o Mercado Livre está fazendo tanto por seus funcionários, parceiros e clientes quanto em auxílio à emergência social, consolidando-se como motor da recuperação econômica para centenas de milhares de pequenos negócios:

• Mais de 90% dos 11 mil funcionários do Mercado Livre na América Latina seguiram trabalhando em regime de home office, com exceção das equipes de logística, que continuam atuando in loco, porém sob as mais rígidas normas de prevenção e segurança em todos os centros de distribuição da companhia.

• O Mercado Livre lançou e promoveu plataformas abrangentes de suporte e treinamento para milhares de pequenos e médios negócios na América Latina, facilitando a integração de comerciantes que estão começando a operar no mundo on-line pela primeira vez.

• A empresa deu continuidade às campanhas de doação, ajudando ONGs e bancos de alimentos na Argentina, Brasil, México, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai, por meio da campanha “De mãos dadas, ou não”.

• O Mercado Pago implementou melhorias em termos de tecnologia e experiência de uso em seu Link de Pagamento, promovendo-o como uma excelente solução para vendas à distância no contexto atual, mesmo para aqueles que não atuam no comércio eletrônico.

• Dentre os impactos positivos do avanço da conta Mercado Pago, destaca-se a facilitação de acesso à Verba Emergencial disponibilizada pelo governo federal. Até o momento, desde o início do pagamento do benefício, quase 6 milhões de pessoas transferiram seu auxílio para a conta Mercado Pago, tendo acesso imediato a esses recursos.

“A missão do Mercado Livre é democratizar o comércio e o dinheiro. Mas no centro da missão há um objetivo maior: uma tentativa de unir as pessoas. Com tantas empresas afetadas, temos a oportunidade única de conectar e colaborar com milhões de empreendedores latino-americanos. Nossa missão nunca foi tão relevante e nunca nos sentimos mais determinados a seguir adiante”, comentou Stelleo.

Destaques do segundo trimestre para negócios de e-commerce

• O número de usuários únicos ativos atingiu os 51,5 milhões, em um crescimento de 45,2%.

• O volume de vendas (GMV) voltou a acelerar, alcançando US$ 5 bilhões, o que representa um avanço de 48,5% em dólar e 101,5% em moeda constante.

• Foram vendidos no marketplace do Mercado Livre 178,5 milhões de itens, alta de 101,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

• Foram registrados 289 milhões de anúncios na plataforma do Mercado Livre, 26,2% a mais do que no mesmo período do ano passado.

• O GMV de vendas via dispositivos móveis, considerando acesso via app ou site, cresceu 272,8% ano a ano em moeda constante, alcançando 69,4% do GMV total.

• Mesmo diante do desafio adicional da gestão logística no período, com aumento significativo nos volumes transacionados, Mercado Envios conseguiu enviar 157,5 milhões de itens durante o trimestre, representando um crescimento de 124,2% em relação ao ano anterior.

• Dois marcos merecem destaque na frente de logística: a penetração na rede gerenciada pelo Mercado Livre ultrapassou pela primeira vez os 50%, atingindo 51,6%, e o NPS (Net promoter score, que mede o nível de satisfação do cliente) dessa base também foi recorde no trimestre. Consumidores da rede gerenciada pelo Mercado Livre destacaram a velocidade de entrega, ao passo que os comerciantes ressaltaram a qualidade dos serviços de logística.

Destaques do segundo trimestre para o Mercado Pago

• O volume total de pagamentos com Mercado Pago alcançou US$ 11,2 bilhões, um aumento ano a ano de 72,1% em dólar e 142,1% em moeda constante. O total de transações cresceu 122,9% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 404,8 milhões de transações no trimestre.

• Em uma base consolidada, o volume total de pagamentos fora da plataforma do Mercado Livre cresceu 92,1% em dólar e 174,7% em moeda constante em relação ao ano anterior, alcançando os US$ 6,1 bilhões em transações e 280,7 milhões de pagamentos (133,7% de crescimento ano a ano).

• A área de Pagamentos Online teve um forte desempenho, alavancado pelo avanço do consumo do comércio eletrônico, acelerando 163,9% em moeda constante.

• Em termos consolidados, o volume total de pagamentos processados pelas maquininhas de cartão Point cresceu 80,1% em moeda constante na comparação com o segundo trimestre de 2019. A resiliência que os negócios de POS demonstraram durante o período é resultado da base de comerciantes long tail do Mercado Pago, que continuaram a operar seus negócios com menos interrupções durante os bloqueios. O ritmo de vendas de dispositivos continuou a subir, atingindo um marco neste trimestre, superando a marca de 1 milhão na América Latina.

• As transações realizadas na conta Mercado Pago atingiram os US$ 2,1 bilhões em uma base consolidada, o que implica um crescimento de 373,2% ano a ano, em moeda constante.

• A base de pagadores ativos da carteira cresceu 109,3% em relação ao segundo trimestre de 2019, chegando a 9,5 milhões de pagadores únicos durante o período reportado. O volume total de pagamentos processados pela carteira digital continua a crescer a taxas de três dígitos ano a ano na Argentina, Brasil e México.

Resultados financeiros

• A receita líquida no segundo trimestre cresceu para US$ 878,4 milhões, um aumento ano a ano de 61,1% em dólar e 123,4% em moeda constante.

• A operação no Brasil representa 53% da receita líquida total da companhia, tendo alcançado US$ 465,3 milhões, crescimento de 36,5% em dólar e 87,4% em real, ano contra ano.

• As receitas de e-commerce aumentaram 79,5% em relação ao ano anterior em US$ 581,7 milhões, enquanto as receitas do negócio fintech aumentaram 34,1% em relação ao ano anterior em US$ 296,7 milhões.

• O lucro bruto foi de US$ 427,2 milhões com uma margem de 48,6%, comparada aos 50% obtidos no segundo trimestre de 2019.

• O lucro líquido antes dos impostos foi de US﹩ 89,3 milhões, contra uma perda líquida de US$ 16,7 milhões no primeiro trimestre de 2020.

• O lucro líquido foi de US$ 55,9 milhões, resultando em lucro líquido por ação de US$ 1,11.

Sobre o Mercado Livre

Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet.

Para oferecer a melhor experiência a compradores e vendedores, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: o Marketplace mercadolivre.com, a fintech Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Livre Veículos, Imóveis e Serviços, Mercado Livre Publicidade e Mercado Shops. O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 51,5 milhões de usuários ativos e mais de 11 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas.

A cada segundo, 13 vendas são realizadas na plataforma. Ao todo, são quase 290 milhões de ofertas em tempo real, distribuídas em aproximadamente 1.500 categorias e subcategorias de produtos. Vencedor em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, do “Prêmio Top of Mind DataFolha”, categoria Site de Compras, o Mercado Livre no Brasil é líder em tráfego entre os sites de varejo, com cerca de 52 milhões de visitantes únicos/mês, segundo a Similar Web (dados de jul/20), ferramenta referência para o mercado de tecnologia e inovação.

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