O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) realizou, em 17 de agosto de 2023, o “Esquenta” para a terceira edição do “Fórum IBRI Rio 2023”, maior evento carioca dedicado ao mercado de capitais, que acontecerá em 23 de novembro deste ano.
O evento ocorreu no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro(RJ), das 19h às 22h, e contou os representantes do Instituto: Carla Albano Miller, Diretora Regional do IBRI Rio de Janeiro e Diretora de Relações com Investidores da Eletrobras; Luiz Roberto Cardoso, Superintendente do IBRI; André Vasconcellos, Diretor-Adjunto do IBRI Rio de Janeiro e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Rio Securitização; e Sandra Calcado, Conselheira de Administração do IBRI e Head de Estratégia, Relações com Investidores e ESG da Log-In Logística Intermodal.
O “Esquenta” para o “Fórum IBRI Rio 2023” foi organizado e patrocinado pelo próprio IBRI e concedeu acesso gratuito e exclusivo para C-Levels e Heads de RI. Durante o evento, foi servida uma sofisticada gastronomia asiática aos pés do monumento ao Cristo Redentor para os maiores protagonistas do mercado de capitais brasileiro. Carla Albano Miller anunciou no início do evento que o 3º Fórum IBRI Rio será no dia 23 de novembro de 2023, no mesmo local em que aconteceu o “Esquenta”.
“Espero contar com a presença de todos e que vocês tragam seus times para termos um evento tão bacana como o do ano passado”, frisou.
André Vasconcellos agradeceu ao Reitor do Santuário, Padre Omar, pelo acolhimento desta iniciativa aos pés do Cristo Redentor e destacou que a edição do Fórum IBRI Rio, que ocorrerá em novembro deste ano, deve contar com a presença de mais de 350 profissionais de RI.
“Nossa ideia, neste ano, é promover o maior e mais marcante evento de networking com foco na comunidade de RIs já realizado no país. E é impossível fazê-lo sem o apoio de vocês e seus respectivos times”, reforçou.
Vasconcellos fez menção ao Prêmio “Luiz Roberto Cardoso”, cuja 1ª edição ocorreu durante o Fórum IBRI Rio 2022.
De acordo com ele, a votação para o prêmio será aberta para que os profissionais de RI, que integram o Capítulo RJ do IBRI, possam votar no executivo carioca destaque do ano de 2023.
Aproveitando a presença de Síbia Bozetti, nova Coordenadora do Grupo “RI de Estatais” e Head de RI do Banestes, Vasconcellos reitera:
“Espero que vocês, cada vez mais, se motivem e participem do nosso grupo no aplicativo WhatsApp dedicado ao Capítulo RJ do IBRI para que ele seja uma força motriz de disseminação de conhecimento e de troca de experiência como ocorre no fórum ‘RI de Estatais’ no mesmo aplicativo de mensagens”. Luiz Roberto Cardoso agradeceu a presença de todos.
“O IBRI fez 26 anos no dia 05 de junho de 2023, tendo como objetivos principais o desenvolvimento do profissional e da área de RI. Conseguimos perseguir este objetivo sempre com a colaboração de todos os associados”, afirmou.
O I BRI é considerado um centro de conhecimento em Relações com Investidores, observou. “Gostaria de convidar quem não está participando do Instituto que venha colaborar com esta trilha de conhecimento em RI. É uma trilha de renovação, de conhecimento e de relacionamento com as pessoas que estão na frente das batalhas”, afirmou.
O superintendente do IBRI fez um agradecimento especial a André Vasconcellos pela parceria e grande colaboração nos projetos do IBRI no Rio de Janeiro. Luiz Roberto destacou, também, a parceria Instituto com a Revista RI, que é difusora dos conhecimentos de Relações com Investidores.
“Esta é uma pequena amostra do que será o grande evento no dia 23 de novembro”, concluiu.
Sandra Calcado, Conselheira de Administração do IBRI, realçou que, para a existência do IBRI, é preciso que as pessoas se associem ao Instituto.
“Aprendemos todos os dias. Comecei a atuar em RI no ano de 2007 e não sabia nada de Relações com Investidores,
o que evolui foi graças ao IBRI, principalmente pelas interações”, afirmou.
Em sua opinião, não existe escola que possa proporcionar o que o Instituto e a interação com os profissionais trazem de benefícios aos profissionais de Relações com Investidores.
“O evento é um marco para o IBRI, para os profissionais de RI, de Finanças em geral e para todo o mercado de capitais. É uma excelente oportunidade de celebrarmos, conhecermos as referências de mercado e trocarmos experiência com um público altamente qualificado. E tudo isso aos pés do Cristo Redentor, com a cidade do Rio de
Janeiro como moldura”, declarou Sandra Calcado.
André Vasconcellos anunciou durante o “Esquenta” que Carla Albano Miller assumiu o cargo de Diretora de Relações com Investidores da Eletrobras.
“Para nós é uma grande honra ter uma referência do IBRI assumindo a Diretoria de RI da maior companhia do
setor elétrico da América Latina”, declarou Vasconcellos.
Lançamento do livro Histórias de Sucesso – Profissionais de RI 2024 (1ª edição)
Durante o evento, houve o lançamento do livro “Histórias de Sucesso – Profissionais de RI 2024 (1ª edição)”, que traz depoimentos e trajetórias dos mais importantes líderes da área de RI, que atuam nos mais diversos setores como: agronegócio, telecomunicações, bens de capital, varejo, mineração entre outros.
A obra é organizada pela Editora Global Partners e o IBRI é o curador e apoiador institucional.
O Comitê de Direção da obra é formado por André Vasconcellos e Fabiana Monteiro, Presidente da Editora Global Partners e membro do Conselho do ITMS Group Inc. USA Headhunter MRI. Durante o jantar do Fórum IBRI Rio do ano passado, Fabiana Monteiro idealizou o projeto que consiste em catalogar histórias inspiradoras de profissionais de RI renomados no mercado de capitais brasileiro.
“Foi construída uma curadoria em que selecionamos a nova geração e os pioneiros de RI e hoje vamos anunciar a lista para que possamos começar a registrar a trajetória dos líderes de RI”, revelou Fabiana Monteiro.
Ela complementou que o troféu, a ser entregue aos executivos homenageados, foi idealizado por Vasconcellos e representa o desenvolvimento dinâmico e complexo do mercado financeiro por meio de suas simbologias (“bull market”, um ciclo de alta das bolsas; e “bear market”, um ciclo de baixa).
“Aceitei participar do desafio com a ideia de que conseguíssemos construir um livro em que ocorresse uma seleção com critérios bem objetivos, requisitos bem definidos e um comitê independente de headhunters especializados no recrutamento e seleção de CFOs (do inglês, Chief Financial Officer) e DRIs (Diretor de Relações com Investidores) que pudessem analisar, com clareza e de modo independente, toda e qualquer indicação que fosse feita”, explicou Vasconcellos.
O Comitê de Headhunters é formado por Felipe Brunieri, Finance Headhunter da Assetz Expert Recruitment; Ana Chauvet, CEO e Headhunter da i9hunter; e Carlos A. Rivera, CEO e da MRI Network Global Search.
Este comitê mapeou e analisou aproximadamente 987 nomes de Diretores de Relações com Investidores de companhias abertas e fechadas, base de dados extraída da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em fevereiro de 2023.
Os requisitos obrigatórios para a seleção foram: (i) exercer o cargo de RI estatutário, não estatutário atualmente ou ter exercido nos últimos cinco anos em companhia aberta no Brasil ou no exterior, conforme registros oficiais da empresa listada em Bolsa; (ii) ser destaque de prêmios, homenagens e reconhecimentos no Brasil ou no exterior pelo
exercício da função de Diretor de Relações com Investidores, conforme registros oficiais de entidades de mercados ou de mídias de grande circulação ou especializadas em Finanças e Economia; e (iii) não ter sido condenado em processo administrativo sancionador, julgado pela CVM.
Em caso de empate na seleção realizado, foram definidos os seguintes critérios para desempate: (i) ter a certificação CPRI 1 ou CPRI 2, promovida pelo IBRI; (ii) ter acertificação IRC, promovida pelo NIRI (National Investor Relations Institute); (iii) estar certificado CPRI 1 ou CPRI 2 por maior duração de tempo; (iv) estar certificado por
IRC por maior tempo de duração.
Fabiana Monteiro anunciou, em primeira mão, a lista de 28 Diretores de Relações com Investidores que serão biografados na obra “Histórias de Sucesso – Profissionais de RI”:
Alceu Demartini de Albuquerque, Aline Ferreira Penna Peli, Ana Paula Zerbinati Ribeiro Gama, André Menegueti Salgueiro, Andrea Marques de Almeida, Camila Abel Correia da Silva, Camila Silveira Martins Nogueira, Carla Dodsworth Albano Miller, Daniel Henrique Nogueira Soraggi e Castro, Daniella de Souza Guanabara Santos, Edmar Prado Lopes Neto, Emerson Faria, Gabrielle Castelo Branco Helú, Guilherme Luiz Nahuz, José Roberto Borges Pacheco, Mara Boaventura Dias, Marcos Paulo Conde Ivo, Marcus Erich Thieme, Marilia Barbosa Nogueira, Melissa Angelini, Nora Mascarenhas Lanari, Paulo Prignolato, Renata Oliva Battiferro, Renata Costa Couto, Renato de Almeida Rocha, Renato Lulia-Jacob, Rita Cristiane Ribeiro Carvalho e Rosana Cristina Avolio.
Também foram divulgados com exclusividade os 30 executivos, que receberão uma menção honrosa, por meio de uma justa homenagem do IBRI aos que construíram a história do mercado de capitais nas últimas décadas: Alfredo Egydio Setubal, Anastácio Ubaldino Fernandes Filho, André Pires de Oliveira Dias, Angela Airoldi, Arleu Aloisio
Anhalt, Christiane Assis, Diego Barreto, Dóris Beatriz França Wilhelm, Edina Aparecida G. Biava, Elizabeth Piovezan Benamor, Frederico Gerdau, Geraldo Soares Leite Filho, Gilson Rodrigues Bentes, João Pinheiro Nogueira Batista, José Antonio de Almeida Filippo, Jose Fernando Monteiro Alves, José Luiz Acar Pedro, Jose Marcos Treiger, José Sálvio Ferreira Moraes, Josué Christiano Gomes da Silva, Leonardo Dutra de Moraes Horta, Leonardo Pereira, Luiz Fernando Furlan, Luiz Fernando Rolla, Marco Geovanne, Maurício Peres Botelho, Ricardo Rosanova Garcia, Roberta Noronha, Roberto Castello Branco, Wilson Ferreira Junior.
Para Renato Rocha, Diretor Adjunto de Relações com Investidores da Neoenergia e um dos C-Levels presentes que serão agraciados com este prêmio inédito:
“É uma honra participar deste projeto do IBRI ao lado de profissionais tão relevantes. Foi extremamente interessante fazer uma reflexão sobre a minha trajetória até aqui e o quanto essa caminhada me transformou. Que eu possa inspirar outras pessoas a partir da minha jornada, fruto de muito estudo, abdicação e comprometimento. E o melhor é ter a certeza que essa história não para aqui”, declarou o DRI.
Segundo Flávio Bittencourt do Valle, Subprefeito da Zona Sul do Rio de Janeiro, que prestigiou o evento e representou o Prefeito Eduardo Paes no “Esquenta”:
“Na subprefeitura, estamos desenvolvendo um trabalho de aproximação com a sociedade civil e empresas, visando ações conjuntas que garantam melhorias e investimentos para a cidade. E o Evento promovido pelo IBRI vai ao encontro desse trabalho. Tenho certeza de que o networking promovido no evento vai render muitos frutos positivos
para o Rio”, destacou Valle.
O evento foi encerrado por Carla Albano Miller que agradeceu a presença de todos. O “Esquenta”, produzido pela Maria Produções e que teve o apoio institucional do Santuário Cristo Redentor, foi um importante teste rumo aos preparativos para o tão aguardado “Fórum IBRI Rio 2023” em novembro.