CCR vence leilão de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

CCR vence leilão de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM

As linhas de trens metropolitanos de São Paulo têm 40 estações e transportam 1,1 milhão de passageiros por dia. A conquista marca nova fase do Grupo no setor de mobilidade

A CCR (CCR S.A. (“CCR” ou “Companhia”) (B3: CCRO3; Bloomberg: CCRO3BZ; Reuters: CCRO3.SA ) venceu hoje o leilão de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens da Região Metropolitana de São Paulo, na sede da B3, por meio do Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, em parceria com a RuasInvest.

A proposta apresentada pelo consórcio foi de R﹩ 980 milhões, que corresponde a um ágio de 202,56% sobre o valor mínimo de outorga.

As duas linhas têm juntas mais de 72 km de extensão, 40 estações e transportam cerca de 1,1 milhão de passageiros por dia.

Ao vencer o leilão, o consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9 passa a ser responsável pela operação, manutenção, ampliação, requalificação e modernização das linhas pelo prazo de 30 anos.

O edital prevê também a aquisição de 34 novos trens para o sistema, entre outros investimentos.

“Ao conquistar mais essa concessão, o Grupo CCR se consolida como uma plataforma de investimentos em infraestrutura, ao mesmo tempo em que enfrenta o cenário desafiador imposto pela pandemia ao país, com a disciplina de capital que sempre marcou sua trajetória. Entramos neste projeto com a segurança de sermos uma empresa com um balanço robusto, com capacidade de contratar empréstimos e acesso a mecanismos de financiamentos de longo prazo”, disse Marco Cauduro, CEO do Grupo CCR.

Para Luís Valença, presidente da divisão CCR Mobilidade, a experiência do Grupo como operador de transporte público sobre trilhos irá contribuir para qualificar os serviços das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos.

“A aquisição das linhas é uma oportunidade de estender o padrão de excelência que já adotamos nos atuais ativos de mobilidade geridos pela CCR e seus parceiros para as linhas 8 e 9, contribuindo assim para oferecer mais segurança e eficiência para as pessoas que utilizam o sistema de transporte sobre trilhos”.

No setor de mobilidade urbana, o Grupo CCR já opera as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por meio da CCR Metrô Bahia, o VLT Carioca e a CCR Barcas, no Rio de Janeiro. No total, são 50 estações de metrô, 19 de barcas e 3 linhas de VLT.

O Grupo CCR opera 18 concessões no Brasil e no exterior, sendo 3.955 quilômetros de rodovias administradas em 6 estados brasileiros.

Com os 15 aeroportos conquistados recentemente, a CCR passa a administrar 19 aeroportos, sendo 16 no Brasil.

O Grupo ainda beneficia 115 municípios beneficiados pelas iniciativas sociais realizadas por meio do Instituto CCR.

Sobre o Grupo CCR

Fundada em 1999, a CCR é uma das cinco maiores companhias de gestão de mobilidade da América Latina, atuando em concessões de infraestrutura em cinco países e também em diversas capitais brasileiras. Responsável pela governança e manutenção de 3.955 quilômetros de rodovias em seis estados, o Grupo CCR também administra aeroportos no Brasil e no exterior, além de serviços de transporte de passageiros em metrô, VLT e barcas.

Comentários estão fechados.