A saúde ocular está recebendo cada vez mais atenção da sociedade, devido à sua importância para a realização das atividades cotidianas. A visão desempenha um papel fundamental em todas as ações.
É essencial cuidar e preservar a saúde dos olhos ao longo dos anos, e graças aos avanços tecnológicos, existem várias maneiras de garantir isso.
A evolução tecnológica possibilitou a modernização e padronização dos métodos de correção visual, como óculos, lentes de contato e cirurgias.
Vale ressaltar que, de acordo com a Sociedade Americana de Oftalmologia, estima-se que metade da população mundial seja míope até 2050, destacando a importância dos cuidados pessoais com a visão.
O mercado óptico está se tornando mais atraente aos olhos dos investidores.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica), o faturamento desse segmento aumentou 12,5% entre janeiro e setembro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando as vendas alcançaram cerca de R$ 22 bilhões.
A entidade também prevê um crescimento anual robusto de 20% para o setor óptico nos próximos dez anos, indicando uma maior visibilidade na área, bem como oportunidades de investimento dentro dela.
Empresas do ramo óptico que estão atentas às necessidades da população e acompanham as transformações do setor conseguem “sair na frente” no mercado.
É o caso da Óticas Mercadótica, que se destaca como a primeira rede de franquias ópticas da Bahia, com mais de 30 anos de experiência.
Desde 2012, quando iniciaram o processo de expansão por meio de franquias, a empresa tem sido liderada por Joaquim e Junior Farias, pai e filho.
A rede prioriza proporcionar uma experiência visual aprimorada e maior conforto aos seus clientes, para isso, tem investido em tecnologias para aprimorar sua estrutura e, principalmente, melhorar a qualidade do atendimento.
“A visão nunca foi tão valorizada como tem sido. Aqui na Mercadótica, crescemos 24% no mesmo período. O que percebemos é que o aumento constante da demanda visual, seja pelo uso de celulares ou pela intensificação do trabalho em outras telas, impulsionado pela pandemia, tem contribuído imensamente para que a população perceba cada vez mais cedo a necessidade de cuidados com a saúde visual”, explica Junior Farias, CEO da rede.
Óticas Mercadótica, a primeira rede de franquias ópticas da Bahia
Fundada em 1991 por Joaquim Farias, a Óticas Mercadótica se estabeleceu no mercado, iniciando seu processo de franquias no ano de 2012, após a chegada de Junior Farias – filho e atual CEO da rede junto ao Joaquim.
Oferece, como suporte ao franqueado, contato direto com os diretores e a variedade de linhas qualificadas de óculos solar, armações e lentes.
Existem dois modelos de negócios oferecidos pela rede com investimento inicial a partir de R$150 mil.
Atualmente, a Mercadótica conta com 41 unidades franqueadas e está presente em 8 estados brasileiros.
São mais de 200 mil clientes cadastrados na rede que, em 2022, faturou R$17,5 milhões e projeta fechar 2023 com faturamento de R$20 milhões.
Neste ano, ocorreu o lançamento da plataforma “My Best Vision”, desenvolvida pela franquia e que usa da inteligência artificial para auxiliar nas demandas, recomendando as melhores lentes a cada cliente de maneira personalizada.