Jovens de baixa renda e com altas habilidades apresentaram seus sonhos a empresários e agentes de mudança durante o evento de seleção dos bolsistas do Instituto Alpha Lumen (IAL), realizado no dia 20 de dezembro em São José dos Campos.
Oferecidas pelo Clube dos Sonhos, um projeto estruturado de apoio, desenvolvido em parceria com a Stone há seis anos.
Patrocinado por pessoas físicas, empresas e empresários, as bolsas de estudos buscam dar oportunidade a esses estudantes para formar jovens fortalecidos acadêmica e socialmente amparados, bem como contribuir com a redução de desigualdades e a promoção de uma maior inclusão social.
A Stone é o principal mantenedor do projeto, por meio do braço de desenvolvimento social da companhia. Atualmente, o IAL tem 530 alunos, dos quais 150 são bolsistas integrais ou parciais e a cada ano 30 novos estudantes são selecionados. Juntos, eles conquistaram mais de 380 medalhas em Olimpíadas nacionais e internacionais.
“Apoiar a vida e evolução destas crianças é uma missão de produzir o bem através do esforço e do conhecimento.Os sonhos delas não são somente estudar em nossa escola, mas também sobre criar uma vida melhor para suas famílias e o seu entorno”, destaca Augusto Lins, presidente da Stone..
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, estima-se que 5% da população tem algum tipo de alta habilidade ou superdotação, porém apenas 20 mil são identificados no Brasil.
Além disso, uma parcela ainda menor tem acesso à educação de alta qualidade. Para mitigar este cenário, a atuação do Instituto proporciona esse acesso à educação, como destacou Nuricel Aguilera, fundadora do IAL, durante a abertura do evento.
“As crianças e jovens que não têm oportunidade se sentem invisíveis para a sociedade. Elas não sabem que têm altas habilidades, mas se sentem diferentes. Elas precisam de apoio”.
A seleção é feita com base na verificação de que o projeto se ajuste às demandas e perfil do aprendiz e de sua família, assim como alinhamento de valores e propósito.
O processo tem quatro etapas: após inscrição online, a primeira fase é composta por uma avaliação virtual, seguida de uma avaliação presencial, oficina e entrevistas, analisando, entre outros critérios, a avaliação cognitivo (português e matemática).
Ao final do processo, 30 estudantes bolsistas são selecionados anualmente, com taxa de aceitação de 1,8%, em média.
Para a turma de 2022, a seleção teve início em agosto e foi encerrada essa semana. O evento contou com a presença do técnico Bernardinho, do navegador e diretor de rali, Lourival Roldan, e da piloto Moara Sacilotti, assim como de padrinhos, jovens e crianças do Ensino Médio e Fundamental que buscam a oportunidade de estudar no Projeto Escola do IAL.
Os interessados em patrocinar o desenvolvimento dos alunos podem contribuir com doações pontuais ou recorrentes, com valores que variam entre R$40 e R$2.540. Para contribuir com os sonhos destes jovens, acesse o site do IAL aqui.
Sobre o Instituto Alpha Lumen
O Instituto Alpha Lumen é uma ONG que busca soluções de impacto social por meio de ações educativas, desenvolvendo inúmeros projetos de ação e inspiração junto à comunidade entre eles, o Projeto Escola — trabalhando com jovens e crianças para formar lideranças capazes de refletir a construção da própria história, impactar positivamente seu entorno e alcançar o mundo.
O IAL tem estruturas de pesquisa nas áreas de educação, socioemocional, altas habilidades e cibercultura, todas com foco a atender principalmente estudantes de escolas públicas e vulnerabilidade.
Sobre a Stone
Empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções completas cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre.
Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.