10 passos para criar uma marca pessoal de sucesso
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

10 passos para criar uma marca pessoal de sucesso

Criar uma marca pessoal de sucesso não é simples. Mas essas dicas podem ajudar muitos os interessados durante o processo.

Criar uma marca pessoal de sucesso é um dos trabalhos mais complicados que alguém pode se propor a fazer.

Essa questão não envolve apenas ter uma identidade própria e fazer coisas peculiares, mas sim ter um traço que é único, e tornar aquilo um sucesso.

Mas, apesar de ser uma jornada árdua, aprender como criar uma marca pessoal de sucesso pode elevar o status de qualquer pessoa em algum nível.

Vale a pena lembrar que todas as grandes personalidades da história, tanto as que ainda estão vivas quanto as que já faleceram, demonstraram em algum momento um traço peculiar que marcou a sua figura para sempre.

O que é ter uma marca pessoal de sucesso?

Como citado acima, uma marca pessoal de sucesso pode ser classificada como um traço pessoal único que destaca determinado indivíduo dos demais.

Esse detalhe pode ser um traço físico, a forma de falar, o timbre da voz, expressões faciais características ou alguma habilidade única que a pessoa tem.

Assim, para exemplificar melhor, vamos relembrar algumas personalidades históricas e citar as suas inconfundíveis marcas pessoais. Confira:

  • Edson Arantes do Nascimento, o Pelé: considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, tem uma personalidade marcante por possuir tom de voz e forma de falar bastante peculiares;
  • Luciano Pavarotti: grande tenor italiano, se destaca por sua voz;
  • Michael Jackson: artista americano que se destaca por ter uma voz praticamente única, além de formas de se vestir e dançar extremamente peculiares;
  • Abraham Lincoln: 16º presidente dos Estados Unidos, tinha como marcas pessoais inconfundíveis o uso de barba sem a presença do bigode e uma cartola alta.

Note que todas as personalidades citadas possuem traços tão únicos e fortes que podem ser lembradas apenas com a citação deles.

Essas personalidades históricas são a prova de que a maioria das pessoas possuem habilidades, trejeitos ou algo especial que pode ser usado como marca pessoal.

Porém, para tornar essa marca pessoal um sucesso, é necessário empreender esforços nesse sentido.

Não existem regras rígidas e infalíveis para criar uma marca pessoal de sucesso, mas algumas dicas podem ajudar quem tem esse objetivo.

10 dicas infalíveis para criar a sua marca pessoal de sucesso

A seguir estão listadas as 10 melhores dicas para quem deseja saber como criar uma marca pessoal de sucesso.

1. Envolva a sua marca em uma história maior

Identifique um traço pessoal que tenha um grande potencial e envolva-o em uma história que seja interessante para outras pessoas ouvirem.

Se você possui uma voz marcante, por exemplo, deve explicar porque ela precisa ser apreciada pelas pessoas e não apenas “vender” esse dom como é feito tradicionalmente.

Nesse sentido, uma boa forma de se inteirar com o público é postar conteúdos em redes sociais que tenham bastante engajamento.

2. Foque em um exemplo de sucesso e siga-o

Como já foi falado anteriormente, existem diversas personalidades que ao longo da história se destacaram por causa de uma marca pessoal.

Porém, essas pessoas não nasceram famosas, conhecidas e admiradas. Precisaram “suar a camisa” para criar um nome impactante.

Portanto, estude sobre a vida de alguma dessas pessoas, em especial uma que tenha uma história semelhante à sua, e tire lições da trajetória dela.

3. Mantenha o foco

Um grande erro cometido pelas pessoas que querem criar uma marca pessoal de sucesso é tentar agradar todo mundo, o que é impossível.

Portanto, para fazer um traço pessoal ganhar fama, é necessário escolher um nicho e um público-alvo, e então concentrar esforços nele.

Comece a implementar essa dica aceitando que em grande parte da sua trajetória apenas determinado grupo de pessoas se interessarão na sua figura, como acontece com todos indivíduos que se destacam.

4. Permita que outras pessoas contem a sua história

Para que a sua marca pessoal de fato tenha grande alcance, ela precisa ser comentada pelas outras pessoas.

Permita que esse processo natural aconteça e, além disso, estimule esse boca-a-boca.

5. Prepare-se para as falhas

As falhas fazem parte de todo e qualquer processo de evolução, estando presente na história de todas as pessoas que já tiveram algum tipo de sucesso, sem exceção.

Por esse motivo, permita-se falhar. Se durante o processo de criar uma marca pessoal de sucesso alguma frustração acontecer, apenas tente outra vez.

Os erros ajudarão no processo de amadurecimento da sua ideia, trazendo lições valiosas para o futuro.

6. Seja consistente

As pessoas de sucesso também têm em comum o fato de não terem desistido dos seus objetivos, não importando as circunstâncias à sua volta. 

Siga também esse exemplo, mantendo o foco, levantando após cair e seguindo com o mesmo plano até que o objetivo de ter uma marca pessoal de sucesso seja alcançado.

7. Tenha originalidade

O conceito básico de uma marca pessoal é a genuinidade. Por isso, jamais copie a marca pessoal de outra pessoa.

Do contrário, ao invés de ter uma peculiaridade que “bombou”, você pode virar uma caricatura, sendo conhecido como “imitador” de outra pessoa.

8. Tente criar um impacto positivo com a sua marca

Para ter real sucesso, uma marca pessoal deve estar atrelada a algum feito daquele que a possui.

Com isso, para alavancar a sua imagem você precisa focar em produzir impactos positivos com a sua marca pessoal, tornando-a um instrumento para a realização de algo que muda a vida de outras pessoas.

9. Trabalhe para deixar um legado

Alguns tópicos acima falamos sobre personalidades que cravaram as suas marcas pessoais na história.

A maioria das pessoas citadas já faleceram, mas deixaram grandes lições através das suas respectivas trajetórias de vida.

Se você quiser ter uma marca realmente memorável, trabalhe para deixar um legado.

10. Viva constantemente com a sua marca

Para de fato estimular outras pessoas a conhecerem a sua marca, viva constantemente sob o guarda-chuvas criado por esse traço único.

Lembre-se que a sua imagem precisa estar atrelada ao conceito criado, não devendo se desassociar em momento algum. Do contrário, você terá criado uma personagem, não uma marca pessoal de sucesso.

Leia mais:

Carreira em ESG: uma das mais requisitadas no momento

Revendedora Natura: como funciona

Comentários estão fechados.