Reconhecer firma é um procedimento necessário em algumas situações, como a formalização de compra ou venda de imóveis, por exemplo.
Contudo, hoje em dia é possível reconhecer firma online, através dos cartórios online. Isso é um grande avanço, tendo em vista que essa ação só podia ser feita presencialmente até um tempo atrás.
Nos próximos tópicos constam maiores informações sobre esse assunto, informações essas que podem ser muito importantes para algumas pessoas.
Em quais casos é possível reconhecer firma online?
O reconhecimento de firma é necessário em casos específicos, como citamos anteriormente.
Esse procedimento consiste basicamente na comprovação de que uma assinatura é verdadeira, que pertence a uma pessoa.
Com isso, é correto afirmar que é perfeitamente possível reconhecer firma online sempre que houver necessidade.
A única diferença para o reconhecimento presencial é que esta modalidade é feita via internet. O efeito é o mesmo.
Porém, é necessário frisar que atualmente apenas o reconhecimento de firma por autenticidade pode ser feito online.
O reconhecimento por comparação, onde o tabelião literalmente compara visualmente duas assinaturas, só pode ser feito presencialmente.
O que é preciso para reconhecer firma pela internet?
Para reconhecer firma online é necessário que a pessoa que vai reconhecer já tenha firma aberta em determinado cartório e que esse cartório tenha certificação digital para esse serviço.
Além disso, o dispositivo usado pela pessoa que irá fazer o reconhecimento também precisa ter o certificado, a fim de que seja possível identificar a sua identidade virtualmente.
Por fim, vale destacar que cada cartório tem uma plataforma própria para que o reconhecimento seja feito. Em geral, isso é possível através de um site.
Passo a passo para reconhecer firma online
O primeiro passo para que você possa reconhecer firma online é ter todos os pré-requisitos citados acima em ordem.
Em seguida, o passo a passo é esse:
- Escolha um cartório onde já tem firma aberta e que tenha certificado digital;
- Faça a petição para o envio do documento que precisa ser assinado digitalmente, assine-o e o envie de volta para o cartório. Esse processo geralmente é feito via e-mail;
- Em seguida, uma videoconferência será agendada para a confirmação da sua identidade;
- Depois, você receberá um termo de validação ou outro documento equivalente. Assine-o e envie-o ao cartório também;
- Por fim, o tabelião responsável pelo cartório dará o seu próprio reconhecimento de firma e concluirá a transação. Depois disso, você poderá pegar o documento reconhecido.
Qual a vantagem de reconhecer firma online?
Como não poderia deixar de ser, existem algumas vantagens em reconhecer firma online. São elas:
- Promove economia de tempo e dinheiro;
- Oferece uma grande comodidade e praticidade;
- É seguro e eficaz;
- Os documentos reconhecidos são criptografados, afastando a possibilidade de vazamento por ataque hacker.
Leia mais:
MEI ou ME: qual é o melhor para você?
Position Trade: como ganhar dinheiro com esse tipo de operação
Saiba como ganhar dinheiro na copa com as casas de apostas online