Pós-vendas: boas práticas para atender bem e aumentar a visibilidade da marca - Revista Capital Econômico
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Pós-vendas: boas práticas para atender bem e aumentar a visibilidade da marca

Quem pensa que as jornadas de compra terminam na entrega do produto ao cliente está perdendo grandes oportunidades.

Com consumidores cada vez mais exigentes em relação à experiência oferecida por uma marca, é no pós-venda que as empresas têm a chance de estreitar o relacionamento, garantindo satisfação e fidelizando os clientes pensando no longo prazo.

Uma  pesquisa realizada pelo SEBRAE em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), mostrou um cenário preocupante: cerca de 85% das empresas brasileiras nunca mantiveram contato com o consumidor após uma compra.

Sabendo deste cenário, separamos os principais benefícios do pós-venda no mundo dos negócios:

Satisfação do cliente

São os clientes satisfeitos que conduzem uma empresa ao sucesso.

Por maiores que sejam os esforços de uma organização, os resultados dependem diretamente da satisfação dos consumidores que optam pelos produtos ou serviços de uma marca ou outra.

Investir no pós-venda permite que a empresa aumente esse nível de satisfação, pois o consumidor também avalia o atendimento prestado e todo o conjunto da experiência na hora de decidir sua próxima compra.

Cria e fortalece reputação

Por oferecer uma relação duradoura e de confiança, empresas que não abandonam o cliente depois da venda saem na frente de seus concorrentes que não possuem o pós-venda como parte integral do negócio.

Fidelização de clientes

Aumentar a fidelização dos clientes é um dos principais objetivos buscados pelas organizações.

Investir no pós-venda permite que uma empresa crie uma ótima experiência para o cliente e construa o caminho ideal para que ele volte a consumir em outra oportunidade.

Transforma clientes em embaixadores

Esse relacionamento é criado apenas pelo bom atendimento, incentivando feedbacks e gerando marketing espontâneo, como publicação em redes sociais ou indicações, chamado de marketing boca a boca.

Por essas e outras razões, o pós-venda é crucial para atingir outros patamares no relacionamento com os clientes. É a chance de transformá-los em compradores recorrentes, admiradores e, mais que isso, promotores da marca.

Devido a relevância do tema para o universo do empreendedorismo, a Printi, gráfica online especializada em produtos personalizados, trabalha em seu blog a importância do investimento em pós-venda para qualquer segmento de negócio e diversos conteúdos inspiradores de assuntos relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Sobre a Printi

A Printi é mais que uma gráfica online. É uma empresa que utiliza a tecnologia para descomplicar a vida dos empreendedores na hora de personalizar.

Fundada em 2012, a companhia é pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil e tem como principal investidor a Cimpress, grupo presente em mais de 20 países, responsável por operar organizações que oferecem customização em massa para diversas tiragens.

Como representante brasileira dessa atuação, a Printi tem como objetivo ajudar clientes de diferentes portes, principalmente os que estão começando a profissionalizar seus negócios. Entre seus principais atributos, estão parceria, acessibilidade e tecnologia.

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