Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Inscrições para o Prêmio ABDE-BID de artigos vão até 28 de agosto

Serão premiados trabalhos sobre desenvolvimento nacional e medidas de enfrentamento à Covid-19. Vencedores receberão entre R$4 mil e R﹩8 mil

As inscrições para o Prêmio ABDE-BID de Artigos 2020 vão até 28 de agosto. O concurso vai reconhecer os melhores trabalhos ligados ao tema dos desafios para o desenvolvimento nacional, além de iniciativas voltadas à Covid-19. Os vencedores poderão receber prêmios entre R﹩ 4 mil e R﹩ 8 mil ou um curso, de acordo com a categoria da premiação. Podem participar todos os segmentos da sociedade, universitários, membros de órgãos de pesquisa e funcionários de instituições ligadas ao Sistema Nacional de Fomento (SNF).

O concurso incentiva a produção e a divulgação de trabalhos relevantes voltados ao tema do desenvolvimento, estimulando a aproximação entre academia, órgãos públicos, privados e instituições do Sistema Nacional de Fomento. O objetivo da premiação é contribuir para o aprimoramento do SNF e instituições ligadas a ele.

Os trabalhos podem ser submetidos em três categorias: Desenvolvimento em debate, Especial Covid-19: desafios e medidas de enfrentamento, e Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://abde.org.br/, o edital completo está disponível na página. A divulgação dos vencedores será realizada em 5 de outubro e a entrega do prêmio no dia 9 de novembro.

O Prêmio ABDE-BID é realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB).

Categorias

1 – Desenvolvimento em debate: os artigos devem abordar assuntos relevantes ao processo de desenvolvimento, podendo utilizar abordagens macro e/ou microeconômicas. Pode-se tratar sobre o desenvolvimento de instrumentos financeiros com enfoque em modelos públicos, privados e/ou do papel do mercado de capitais para o financiamento ao investimento, da inter-relação entre o financiamento de longo prazo e o desenvolvimento econômico, do processo de planejamento para o desenvolvimento, da natureza institucional do sistema financeiro, bem como de teorias de desenvolvimento de longo prazo.

2 – Especial Covid-19: desafios e medidas de enfrentamento: a categoria premiará contribuições analíticas e melhores práticas de instituições do SNF para mitigar os impactos imediatos da crise e/ou promover a recuperação da economia brasileira, considerando os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19.

Esta categoria é dividida em dois grupos: Debates e propostas (aberto para receber contribuições de ampla concorrência) e “Melhores práticas” do SNF na crise da Covid-19 (restrito a funcionários das instituições do SNF).

3 – Sistema OCB Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito: os artigos devem abordar a relação entre o cooperativismo de crédito e o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, estratégias de colaboração financeira para o desenvolvimento regional, estratégias colaborativas e novos instrumentos de Fintech.

Premiação

O vencedor em cada uma das categorias tradicionais receberá R﹩ 8 mil e o segundo colocado, R﹩ 4 mil. Já na categoria Especial Covid-19, exclusiva dessa edição, o ganhador do grupo Debates e Propostas receberá R﹩ 8 mil e o do grupo Melhores Práticas do SNF na Crise da Covid-19 ganhará um curso in company com tema escolhido pela instituição premiada e um webinar sobre a solução apresentada. Todos os trabalhos vencedores serão publicados na revista Rumos, publicação oficial da ABDE.

A avaliação dos artigos será feita por uma comissão julgadora independente, composta por membros com notório conhecimento e/ou ligados à atividade profissional relacionada a cada categoria, inclusive do meio acadêmico.

SERVIÇO

7ª Edição do Prêmio ABDE-BID de Artigos
Inscrições: 1º de junho a 28 de agosto de 2020

Divulgação dos vencedores: 5 de outubro de 2020

Entrega do prêmio: 9 de novembro de 2020

Informações: abde.org.br ou premio@abde.org.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.