Você sabe como fazer uma graduação no exterior de forma gratuita? É disso que iremos falar hoje.
A busca por universidades fora do Brasil aumenta a cada novo ano que surge. Afinal, além de aprimorar seus conhecimentos, os estudantes anseiam por aprender uma nova língua e adquirir experiências.
Afinal, tudo isso aumenta o know-how das pessoas e abre mais portas no mercado de trabalho por causa de um currículo mais aprimorado.
Um fator que ainda impede que muitos brasileiros façam graduação no exterior são os custos elevados, mas veremos abaixo uma lista de 9 países para fazer graduação gratuita no exterior. Confira.
9 países para fazer graduação gratuita no exterior
Abaixo citamos uma lista de países para fazer graduação gratuita no exterior e isso se dá tanto pelo oferecimento de bolsas de estudo integrais ou parciais. O que mais chama atenção é que os cursos são todos em inglês, mesmo que esse não seja o idioma falado no país em questão.
Alemanha
Se você busca graduação no exterior de forma gratuita, a Alemanha é um dos melhores países com suas universidades altamente conceituadas no mundo inteiro.
Muitas vezes, o estudante precisa apenas custear uma taxa semestral que varia entre 150 e 250 euros. Ou seja, um valor pífio comparado a tudo que o país entrega.
Não é preciso saber alemão para ser candidato, pois os programas são todos traduzidos para o inglês e cursos como Ciência Bioeconomica é gratuito.
França
Com mais de 75 cursos de graduação em inglês, a maior parte deles é oferecido por universidades particulares da França.
Com um custo irrisório de 500 euros por ano para nativos e estrangeiros com seguro saúde incluso, o curso de mestrado em engenharia dura dois anos para ser finalizado.
Finlândia
Uma das nações com os melhores IDHs do mundo, a Finlândia também oferece a possibilidade graduação no exterior de forma gratuita.
O país conta conta com centenas de programas voltados para pós graduação em inglês e essa regra vale para os estrangeiros também.
Noruega
Na Noruega, todas as universidades federais são gratuitas e o estudante paga apenas uma taxa de 30 até 60 euros a cada seis meses.
Com muitas opções de cursos inclusive em inglês, um dos mais buscados é o de economia oferecido pela Universidade de Oslo. Sua duração média é de dois anos.
Eslovênia
Esse país situado entre a Itália e a Croácia oferece 150 programas para alunos de universidades a preços irrisórios.
Por exemplo, o mestrado de Justiça Criminal e Segurança, custa 2.300 euros por ano, em média, com duração de dois anos.
Itália tem opções de graduação no exterior
Logo ao lado do país acima, a Itália também está na lista de graduação no exterior gratuita, pois as universidades italianas oferecem bolsas integrais e parciais para os estudantes.
Reino Unido
Ainda na Europa, existem bolsas integrais que cobrem custos de anuidade de alunos que vêm de países em desenvolvimento, como o Brasil.
A vantagem do Reino Unido é que essas bolsas cobrem até os custos de vida, acomodação e além disso o transporte aéreo até Londres.
Canadá
Por causa do Programa International Leader of Tomorrow, o aluno que comprovar excelência acadêmica, liderança e conquistas extracurriculares pode receber bolsa integral. Esse valor pode até cobrir a estadia e custos no país.
Estados Unidos, diversas opções de graduação no exterior
A American University, nos EUA, oferece a Emerging Global Leader Scholarship, ou seja, as bolsas integrais e parciais para quem deseja fazer graduação no exterior gratuitamente.
Agora que você sabe como fazer graduação no exterior de forma gratuita, então avalie suas opções e aproveite.
Veja também:
Autonomia do Banco Central pode mudar após a eleição?
Empréstimo online confiável: confira as 15 melhores empresas
Vender ações: veja esses 5 motivos