Você sabe o que é a declaração Defis do Simples Nacional e como realizar esse procedimento?
Assim como diversos outros tipos de declarações e tributações, muitas pessoas simplesmente não sabem como realizar o passo a passo.
Dessa forma, se torna importante conhecer quem precisa realizar a declaração, bem como a forma correta de se fazer esse processo.
Hoje vamos falar mais a respeito desse tipo de declaração, explicar o que é e definir quem realmente precisa emitir o documento.
Saiba o que é a declaração Defis Nacional
A Defis é uma sigla, que significa Declaração de informações Socioeconômicas e Fiscais. Sendo assim, é um tipo de documento em que se declara dados fiscais pertencentes ao seu negócio.
Basicamente, este documento corresponde a um informativo que se entrega à Receita Federal, com esses dados que correspondem a renda sua empresa.
Quem opta pelo Simples Nacional tem como obrigatoriedade fornecer esse documento de forma anual e sempre dentro do prazo pedido para tal.
Vale dizer que o Defis é a mesma coisa que o antigo DASN, ou declaração anual do Simples Nacional. A nomenclatura mudou, no entanto, o documento é exatamente o mesmo.
Sendo assim, o Defis é como se fosse o imposto de renda anual e obrigatório para sua empresa.
Saiba quem precisa fazer a Declaração Defis do Simples Nacional
Os optantes do Simples Nacional precisam realizar a declaração Defis, com exceção de quem é MEI.
Ou seja, se você tem microempresa (ME), ou empresa de pequeno porte (EPP), necessita obrigatoriamente emitir o documento de forma anual.
Essa regra vale mesmo que sua empresa não tenha obtido nenhum faturamento dentro do ano fiscal.
Já para quem é MEI, não há a necessidade de expedir o documento. Isso se dá pois o Microempreendedor Individual já realiza essa declaração de outra forma, anualmente.
O que deve constar na declaração Defis Nacional?
Existem diversas informações obrigatórias que precisam estar em sua declaração Defis Nacional. São elas:
- Endereço atualizado;
- Ganhos de capital;
- Número de colaboradores no início e no final do ano;
- Lucro;
- Saldo na conta no início e no fim do ano;
- Total de gastos e despesas no início e fim do ano;
- Dados pessoais e os rendimentos de todos os sócios.
Vale lembrar que é muito importante realizar a conferência dos dados e informa-los adequadamente, para evitar problemas com a sua declaração.
Veja como realizar a declaração
Para realizar a declaração você deve usar o software da Receita ou então enviar diretamente pelo site do órgão.
Faça o preenchimento correto de todos os dados necessários e das informações e então envie. Lembre-se de que é necessário ter um certificado digital para realizar esse processo.
Em relação aos prazos, é importante notar que ele vence todo dia 31 de março. Ou seja, você tem até 31 de março de 2023 para realizar a declaração Defis de 2022.
Com todas essas informações fica mais fácil saber como realizar a declaração e até quando é possível fazer. Não perca os prazos e mantenha sua declaração em dia.
Veja também:
Conheça algumas profissões que vão estar em alta em 2023