Cooperativa dentro da Sapucaí espera reciclar mais de 14 toneladas de resíduos - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Cooperativa dentro da Sapucaí espera reciclar mais de 14 toneladas de resíduos

Um importante legado será deixado no Carnaval do Rio de Janeiro. Em uma ação inédita, uma cooperativa de materiais recicláveis será montada no sambódromo e funcionará simultaneamente aos desfiles, fazendo a gestão de resíduos recicláveis durante os ensaios técnicos e os cinco dias de apresentações oficiais. Trata-se do projeto “Do meu lixo cuido eu”, parte do movimento Vá de lata. Ao todo, espera-se que 14 toneladas de resíduos sejam reciclados. A ação é parte da campanha “Quem curte natureza e diversão, cai na folia de latinha na mão”, lançada pelo Vá de Lata, movimento criado pela Ball Ball CorporationCorporation – maior fabricante de latas de alumínio do mundo – para conscientizar sobre as vantagens da embalagem mais amiga do meio ambiente: as latinhas de alumínio, apoiado pela Novelis, recicladora oficial das latinhas da Sapucaí 2019.

Foliões que forem assistir aos desfiles nas arquibancadas e nas frisas receberão sacolas recicláveis e orientações sobre como separar lixo orgânico e reciclável durante a festa. A cada intervalo, as sacolas serão recolhidas por catadores de materiais recicláveis e levadas para uma esteira de separação alocada no setor A da Sapucaí. Lá, a equipe irá separar, tratar os resíduos e depois encaminhá-los para a destinação correta. Cerca de 85 catadores, da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, estarão trabalhando no projeto.

Segundo Thaís Moraes, gerente de Comunicação e Comunidades da Ball América do Sul, o objetivo do projeto é aproveitar o momento do Carnaval para propor uma reflexão sobre o descarte correto de cada resíduo. “A separação de resíduos é responsabilidade de cada um de nós, como consumidores. Essa iniciativa ajudar a educar o folião sobre como é possível aplicar essa prática no nosso dia a dia, de uma maneira simples, além de colocar luz sobre o importante papel dos catadores para a nossa sociedade – eles são os verdadeiros agentes ambientais – e promover um grande ganho ambiental, já que toneladas de materiais serão reciclados”, explica.

Acredita-se que mais da metade do material coletado será latas de alumínio. A embalagem é campeã em reciclagem no mundo há 16 anos, com uma taxa de 97,3% só no Brasil, subsidiando, inclusive, a coleta de outros materiais, como o vidro e o PET. Além de ser 100% e infinitamente reciclável, a latinha, quando descartada corretamente, volta ao mercado em apenas 60 dias após ser consumida e, por isso, é considerada a embalagem mais amiga do meio ambiente.

“Para a Novelis, apoiar iniciativas que promovam a reciclagem faz parte da estratégia da companhia e de seu compromisso com a sustentabilidade. A Novelis é a maior recicladora de alumínio do mundo e iniciativas como essa fomentam o processo de economia circular. Este ano, faremos parte de um Carnaval mais consciente e deixaremos um legado, impactando positivamente o meio ambiente, as cooperativas e a população”, conclui Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Sobre a campanha

“Quem curte natureza e diversão, cai na folia de latinha na mão” é o mote da campanha de carnaval do Vá de Lata, movimento criado pela Ball Corporation, maior fabricante de latas de alumínio do mundo. O objetivo da campanha é propor uma reflexão sobre escolhas de consumo e mostrar, de forma descontraída, quais são os benefícios da embalagem mais amiga do meio ambiente: a latinha de alumínio.

As ações da campanha começaram desde o Réveillon, onde os influenciadores Thaynara OG, Foquinha e Marcos Vera receberam latinhas de presente, as descartaram corretamente e agora vão reencontrá-las recicladas exatamente 60 dias depois, durante o Carnaval. O movimento Vá de Lata estará presente nos maiores carnavais do Brasil, reciclando o resíduo desca rtável da Sapucaí (RJ), agitando o bloco Galo da Madrugada (PE) e o Bloco Du Brasil, com Carlinhos Brown e Timbalada (SP).

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 10 países, possui aproximadamente 11.100 profissionais e teve receita de US$11,5 bilhões no ano fiscal de 2018. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil, indústria e para produtos eletrônicos por meio de unidades na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder na indústria do alumínio e cobre, e principal empresa no ramo de metais do Grupo AdityaBirla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e siga-nos no Facebook em facebook.com/NovelisBrasil e no LinkedIn aqui.

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 1,9 bilhão no último ano fiscal. A Empresa mantém nove centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul.

A fábrica de Pinda foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo.

Deixe uma resposta