• Recentes
  • Tendências
edit post
Quer melhorar a imagem da sua empresa? Veja 4 dicas para um storytelling assertivo

Quer melhorar a imagem da sua empresa? Veja 4 dicas para um storytelling assertivo

03/09/2023
edit post
Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

24/08/2025
edit post
Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

24/08/2025
edit post
Escola Solano Trindade lança curso gratuito de edição de vídeo a distância

Escola Solano Trindade lança curso gratuito de edição de vídeo a distância

24/08/2025
edit post
Comunidades rurais de Goiás recebem estações meteorológicas para apoiar agricultura irrigada

Comunidades rurais de Goiás recebem estações meteorológicas para apoiar agricultura irrigada

24/08/2025
edit post
Kelly Couto firma parceria internacional com marca de Nova York para apoiar o setor de moda e beleza no Brasil, diante do tarifaço

Kelly Couto firma parceria internacional com marca de Nova York para apoiar o setor de moda e beleza no Brasil, diante do tarifaço

23/08/2025
edit post
Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

23/08/2025
edit post
iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

23/08/2025
edit post
Lula cobra financiamento robusto para combate às mudanças climáticas: “Quero ver quem vai dar o dinheiro”

Lula cobra financiamento robusto para combate às mudanças climáticas: “Quero ver quem vai dar o dinheiro”

23/08/2025
edit post
Defesa de Bolsonaro nega intenção de fuga e reforça que ex-presidente respeitou todas as ordens do STF

Defesa de Bolsonaro nega intenção de fuga e reforça que ex-presidente respeitou todas as ordens do STF

23/08/2025
edit post
Ilha do Combu terá cobertura 5G e 4G para moradores e turistas

Ilha do Combu terá cobertura 5G e 4G para moradores e turistas

23/08/2025
edit post
Incêndios estruturais crescem 18% em dois anos e preocupam especialistas

Incêndios estruturais crescem 18% em dois anos e preocupam especialistas

23/08/2025
edit post
Ambev abre inscrições para programas de trainee e estágio em 2026

Ambev abre inscrições para programas de trainee e estágio em 2026

23/08/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
domingo, 24 agosto, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home + Dicas

Quer melhorar a imagem da sua empresa? Veja 4 dicas para um storytelling assertivo

Tábata Férlin por Tábata Férlin
03/09/2023
em + Dicas, Empreendedorismo
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharCompartilhar

O uso do storytelling em vídeo desempenha um papel importante na melhoria da imagem de uma empresa.

Talvez você goste de ver:

Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

Social commerce impulsiona vendas diretas e reforça papel da influência digital no Brasil

Em um mundo cada vez mais saturado de informações e concorrência acirrada, usar essa ferramenta se tornou uma estratégia essencial para se destacar e criar conexões significativas com o público.

Falar, falar e só vender. Isso é coisa do passado. Hoje precisamos contar uma história, agregar valor, mostrar que somos iguais e queremos o mesmo.

Tem que haver um motivo para que aquele vídeo irresistível o convença a fechar negócio.

“Em um mundo concorrido como o atual, é necessário pensar fora da caixa. Por isso, o storytelling oferece a oportunidade de transmitir a essência da marca, seus valores, propósito e cultura de uma forma mais envolvente e emocional”, comenta Matheus Lins, fundador da Trinta Dezessete.

Quando falamos em redes sociais, por exemplo, um vídeo tipo reels já é um bom caminho andado. Não muito longo, passa a mensagem certa, impacta com a criatividade usada e pode ser compartilhado infinitas vezes.

E podemos provar: 83% dos consumidores consideram compartilhar um vídeo criado por uma marca (State of Video Marketing). Contudo, não basta ser criativo.

Precisa ter o tempo certo. Vídeos com menos de 90 segundos retém 53% dos usuários até o último segundo, enquanto vídeos com mais de 30 minutos retém apenas 10%.

Mas como fazer isso? Abaixo, confira 4 dicas e exemplos de como realizar esse trabalho:

Identifique os valores

Comece identificando os valores fundamentais da empresa e sua história única. Descubra os eventos-chave que moldaram a empresa, os desafios que enfrentaram e como superaram adversidades. Veja o exemplo da Patagonia.

A marca foi fundada em 1973 por Yvon Chouinard, um escalador e amante da natureza.

Ler  Storytelling: o que é e para que serve

Desde o início, ela estabeleceu valores centrais relacionados à preservação do meio ambiente, à qualidade de seus produtos e ao compromisso com a comunidade.

A campanha “Worn Wear” destacou histórias de pessoas reais que possuíam produtos da Patagonia por muitos anos e os usavam em suas aventuras ao ar livre.

“As histórias mostraram a durabilidade dos produtos e incentivaram a ideia de comprar roupas de qualidade que durem por muito tempo”, comenta o fundador da Trinta Dezessete.

Crie uma narrativa envolvente

Ela deve resumir a jornada da empresa, destacando sua missão, visão e propósito. Certifique-se de que a história seja autêntica e emocionalmente cativante.

Um dos exemplos mais notáveis de storytelling nesse sentido é o da Nike com a campanha “Just Do It”, que foi lançada pela primeira vez em 1988.

“A campanha trouxe uma série de anúncios e comerciais que contavam histórias de atletas reais superando desafios, mostrando determinação e sucesso”, diz Lins, da Trinta Dezessete.

Destaque o impacto

Use o storytelling para ilustrar o impacto positivo que a empresa teve na vida dos clientes, comunidade ou do setor em que atua.

Compartilhe histórias de sucesso que demonstrem como a empresa resolveu problemas ou criou valor para seus clientes.

O Airbnb usou o storytelling para realçar seu impacto positivo nos clientes com a campanha “A Belong Anywhere Story”, série de vídeos em que viajantes compartilham suas experiências de se hospedar em casas únicas ao redor do mundo.

“Os vídeos destacam como essas experiências conectaram pessoas de diferentes origens culturais e proporcionaram encontros enriquecedores”, comenta o empresário.

Humanize e compartilhe histórias

Mostre o lado humano da empresa, destacando a equipe por trás dela. Conte histórias sobre funcionários dedicados, suas paixões e conquistas, para criar conexões emocionais com o público.

Incentive os colaboradores a compartilhar suas experiências pessoais relacionadas à empresa. Isso pode ser feito por meio de blogs internos, vídeos ou em eventos de engajamento dos funcionários.

Um exemplo notável de empresa que humanizou sua marca com storytelling é a Dove.

A campanha “Real Beuty”, lançada em 2004, foi uma das primeiras a abordar a questão da beleza feminina de uma maneira mais realista e inclusiva.

Ler  Marketing de Afiliados é mercado promissor no Brasil

“A campanha usou histórias emocionais para promover a autoestima e aceitação corporal entre as mulheres”, lembra Lins, da Trinta Dezessete.

Outro exemplo, seria a Microsoft com a campanha “Humans of Microsoft”, uma série em que a empresa apresenta perfis detalhados de funcionários, destacando suas jornadas profissionais, paixões e motivações.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: storytelling
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

por Kelly Couto
23/08/2025
edit post
Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

Enquanto o mercado de ações vive dias de montanha-russa, os riscos de recessão aumentam e as taxas de juros seguem elevadas, os ultra-ricos dos Estados Unidos estão apostando...

Leia maisDetails

iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

por Redação
23/08/2025
edit post
iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

A plataforma iFood e a startup Mottu, especializada no aluguel de motos, anunciaram uma parceria que oferecerá descontos e incentivos a entregadores que utilizam veículos alugados. O programa...

Leia maisDetails

Social commerce impulsiona vendas diretas e reforça papel da influência digital no Brasil

por Kayene Simao
21/08/2025
edit post
Social commerce impulsiona vendas diretas e reforça papel da influência digital no Brasil

O comércio eletrônico realizado por meio de redes sociais cresce em ritmo acelerado no Brasil. Dados da Statista indicam expansão média anual de 20%, consolidando o país como...

Leia maisDetails

Empresas familiares enfrentam o desafio da terceira geração na sucessão de negócios

por Kayene Simao
21/08/2025
edit post
A força da terceira geração nas empresas familiares

A convivência entre diferentes gerações tem se consolidado como uma das principais forças das empresas familiares no Brasil. A combinação entre a experiência de quem fundou os negócios...

Leia maisDetails

Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

por Redação
18/08/2025
edit post
Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

Mark Zuckerberg, CEO da Meta Platforms, ultrapassou o fundador da Amazon, Jeff Bezos, e agora ocupa a posição de terceiro homem mais rico do mundo, de acordo com...

Leia maisDetails
edit post
Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

por Kelly Couto
24/08/2025

Agricultores de estados como Bahia, Sergipe e São Paulo enfrentam um paradoxo nesta safra: produção em alta, mas preços em...

edit post
Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

por Kayene Simao
24/08/2025

O aplicativo Itaú Empresas passa a oferecer uma experiência hiperpersonalizada para empreendedores, com telas iniciais exclusivas que se ajustam de...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Escola Solano Trindade lança curso gratuito de edição de vídeo a distância

Escola Solano Trindade lança curso gratuito de edição de vídeo a distância

por Kayene Simao
24/08/2025

A Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) abriu inscrições para o curso gratuito de...

edit post
Comunidades rurais de Goiás recebem estações meteorológicas para apoiar agricultura irrigada

Comunidades rurais de Goiás recebem estações meteorológicas para apoiar agricultura irrigada

por Kayene Simao
24/08/2025

Comunidades rurais de Formosa e São João d’Aliança (GO) receberam, em agosto, estações meteorológicas para coleta de dados climáticos. As...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d