• Recentes
  • Tendências
edit post
75% das companhias terão investimentos em inovação digital até 2026, revela pesquisa

Customer Experience: O cliente como peça chave no CSC

05/04/2023
edit post
Especialista diz que acesso do INSS aos dados do SUS pode acelerar concessão de benefícios

INSS: especialistas apontam falhas de comunicação após mudança na Prova de Vida

11/12/2025
edit post
Dependência de IA cresce e 63% dos brasileiros já pedem ajuda até para escrever mensagens pessoais

Dependência de IA cresce e 63% dos brasileiros já pedem ajuda até para escrever mensagens pessoais

11/12/2025
edit post
Rede de hotéis prepara programação especial para Natal e Réveillon em diferentes regiões do país

Rede de hotéis prepara programação especial para Natal e Réveillon em diferentes regiões do país

11/12/2025
edit post
Cibercriminosos usam serviços falsos de compartilhamento de arquivos para aplicar golpes de phishing

Cibercriminosos usam serviços falsos de compartilhamento de arquivos para aplicar golpes de phishing

11/12/2025
edit post
Empresas iniciam preparação para o planejamento financeiro de 2026

Empresas iniciam preparação para o planejamento financeiro de 2026

11/12/2025
edit post
Loteria Federal 6025 : Prêmio de R$ 500 mil sai para Ponta Grossa (PR)

Lotomania 2860: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 2,3 milhões

10/12/2025
edit post
Loteria Federal 6025 : Prêmio de R$ 500 mil sai para Ponta Grossa (PR)

Quina 6899: acumula e prêmio estimado chega a R$ 1,3 milhão

10/12/2025
edit post
Loteria Federal 6025 : Prêmio de R$ 500 mil sai para Ponta Grossa (PR)

Lotofácil 3559: acumula e prêmio chega a R$ 10 milhões

10/12/2025
edit post
Quina 6892: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 4 milhões

Loteria Federal 6025 : Prêmio de R$ 500 mil sai para Ponta Grossa (PR)

10/12/2025
edit post
Motoristas de ônibus de São Paulo entram em greve após atraso no pagamento do 13º salário

Motoristas de ônibus de São Paulo entram em greve após atraso no pagamento do 13º salário

10/12/2025
edit post
Governo lança site para ampliar localização de foragidos e focar em líderes do crime organizado

Governo lança site para ampliar localização de foragidos e focar em líderes do crime organizado

10/12/2025
edit post
Governo cria mecanismo para reorganização financeira de estatais não dependentes

Governo cria mecanismo para reorganização financeira de estatais não dependentes

10/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 11 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Customer Experience: O cliente como peça chave no CSC

Tábata Férlin por Tábata Férlin
05/04/2023
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharCompartilhar

O Customer Experience (CX) ou Experiência do Cliente tem se tornado mais comum e classificado como um diferencial fator de impulsionamento para a ampliação e sustentação de empresas no mercado.

Talvez você goste de ver:

Planejamento financeiro impulsiona negócios iniciados com baixo investimento

2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

Cada vez mais, os consumidores são parte essencial de qualquer negócio e nos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) eles se tornaram a peça chave para o sucesso.

Mais do que demandar só um atendimento básico, o CX carrega toda uma experiência de consumo mais qualificada.

Dessa forma, tem sido um desafio para grande parte das empresas, principalmente aquelas que trabalham usando diversos canais e acabam tendo dificuldade para criar uma estratégia que atenda bem a todas as plataformas.

Sobretudo nos CSCs, o foco no cliente passa necessariamente por três aspectos fundamentais para a boa execução: Pessoas, Processos e Tecnologia.

O uso de forma equilibrada desses aspectos faz com que seja possível atingir resultados talvez impensáveis.

Pessoas

Segundo recente pesquisa da Redweb, 73% das marcas que têm notas acima da média no quesito experiência do cliente, faturam 44% mais do que os concorrentes.

Comprovando que a Experiência do Cliente (CX) é a receita do negócio, assim como o vínculo entre CX e a satisfação dos funcionários. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, indica que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo.

Ou seja, são mais propensos a fazer as escolhas certas e a permanecer na empresa. É por isso que a experiência do colaborador é tão importante.

Para Max Carneiro — Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados e Diretor de Operações na TCS – ter a clareza do propósito é fundamental para poder iniciar toda a transformação desejada.

“Se a empresa serve pessoas e é formada por pessoas, nada mais claro do que, se desejarmos obter resultados acima da média, o passo inicial seja sempre gerar consciência e planos de ação coletivos. Nesse aspecto, agendas de construção colaborativa e discoverys são muito bem vindas para explorar esse novo contexto”, afirma.

Ler  Auxílio-maternidade MEI: veja como funciona e como pedir

Processos

Como em todos os CSCs e áreas de operação, a definição de processos é uma peça-chave da estruturação da área.

Se não há processos bem definidos, que busquem em sua essência a eficiência dos processos, então certamente é preciso realizar ajustes de rota dentro do Centro de Serviços Compartilhados.

“O aspecto de processos para o Customer Experience, vai muito além da padronização, com SLAs e KPIs bem definidos e mapas de riscos bem construídos. O pilar dos processos precisa ir no sentido da empatia mais genuína possível para o cliente final. É preciso entender a sua necessidade e não a nossa. Estou falando de se colocar no lugar do cliente, buscando seu sucesso”, diz Carneiro.

O aspecto principal está em analisar aquilo que se encaixa nas pretensões da empresa.

Se a busca é por ser o melhor atendimento do mundo, por exemplo, é preciso otimizar os processos internos, buscar elevados níveis de solução e encontrar mecanismos de encantamento ou de transposição de barreiras.

Além de uma boa prestação de serviços, é sempre importante analisar se aquilo é efetivamente genuíno. Se não for, certamente o mercado logo reconhece e reage.

Tecnologia

O terceiro aspecto para uma entrega de elevada experiência ao cliente é justamente a tecnologia. Com o acelerado desenvolvimento de novas e antigas tecnologias, cada vez mais novas soluções exponenciais estão ficando disponíveis.

Neste sentido, é fundamental que o CSC tenha cada vez mais profissionais altamente qualificados para poder implantar novas e robustas soluções de tecnologia, que tragam, ao mesmo tempo, eficiência de processos, bem como qualidade para a experiência.

“O principal ponto no desenvolvimento deste aspecto está em, mais do que nunca, se posicionar como um Centro de Excelência completo, sendo braços de operação, mas também sendo o cérebro para grandes transformações”, continua o Conselheiro da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados.

“Focar no cliente, de forma genuína e completa, exige muito esforço e investimento, certamente. Mas, muito mais do que investimentos, o principal aspecto está no mindset corporativo. Não há foco no cliente, se não estivermos abertos a mudar processos e, por que não, corrermos algum risco controlado. Tendo isso bem definido e com esses três pilares em sinergia, não tenho dúvida de que todos os aspectos do negócio serão potencializados”, finaliza.

Ler  86% dos negócios no Brasil seguem em expansão, apesar das preocupações econômicas

Sobre a ABSC

Fundada em 2015, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) representa a maior iniciativa no Brasil de aproximação e consolidação do segmento frente ao mercado, sociedade e governo.

Sem fins lucrativos, a associação é formada por profissionais e empresas, e tem como principal intuito promover o tema Serviços Compartilhados por meio da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: CSC
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Planejamento financeiro impulsiona negócios iniciados com baixo investimento

por Kayene Simao
10/12/2025
edit post
Brasil registra recorde de inadimplência com 73,8 milhões de pessoas negativadas

Começar um negócio com recursos limitados pode parecer um desafio, mas especialistas afirmam que a prática é viável quando existe planejamento estruturado. Segundo Philippe Enke Mathieu, especialista em...

Leia maisDetails

2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

por Kayene Simao
06/12/2025
edit post
2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

O ambiente digital brasileiro continua em expansão e deve favorecer a abertura de novos negócios em 2026. O país já reúne 91,3 milhões de consumidores online, segundo a...

Leia maisDetails

Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

por Kayene Simao
25/11/2025
edit post
Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

Celebrado em 19 de novembro, o Dia do Empreendedorismo Feminino, instituído pela ONU, reforça o papel das mulheres no desenvolvimento econômico e chama atenção para os desafios que...

Leia maisDetails

Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

por Taysa Medeiros
11/11/2025
edit post
Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

A menos de três meses da entrada em vigor das primeiras obrigações práticas da reforma tributária, 72% das empresas brasileiras de médio e grande porte ainda não estão...

Leia maisDetails

Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

por Kayene Simao
10/11/2025
edit post
Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

A mortalidade de empresas no Brasil continua sendo um dos maiores desafios para o empreendedorismo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 48%...

Leia maisDetails
edit post
Especialista diz que acesso do INSS aos dados do SUS pode acelerar concessão de benefícios

INSS: especialistas apontam falhas de comunicação após mudança na Prova de Vida

por Kayene Simao
11/12/2025

A Prova de Vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por uma reformulação completa após a Lei nº...

edit post
Dependência de IA cresce e 63% dos brasileiros já pedem ajuda até para escrever mensagens pessoais

Dependência de IA cresce e 63% dos brasileiros já pedem ajuda até para escrever mensagens pessoais

por Kayene Simao
11/12/2025

Uma nova pesquisa da consultoria estratégica Página 3 revela que a expansão da vida digital e o avanço acelerado da...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Rede de hotéis prepara programação especial para Natal e Réveillon em diferentes regiões do país

Rede de hotéis prepara programação especial para Natal e Réveillon em diferentes regiões do país

por Kayene Simao
11/12/2025

De norte a sul do país, a rede WAM Experience — líder no turismo brasileiro, com mais de um milhão de hóspedes...

edit post
Cibercriminosos usam serviços falsos de compartilhamento de arquivos para aplicar golpes de phishing

Cibercriminosos usam serviços falsos de compartilhamento de arquivos para aplicar golpes de phishing

por Kayene Simao
11/12/2025

O avanço das plataformas digitais de compartilhamento de documentos e assinatura eletrônica trouxe agilidade para setores como financeiro, imobiliário, seguros...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d