No mundo dos investimentos existem basicamente dois tipos de investidores: os ousados e os conservadores.
Os investidores mais ousados visam altos lucros e não se importam tanto em resgatar o seu investimento a curto prazo, expondo-se assim a mais riscos.
Já os investidores mais conservadores preferem os investimentos que você pode resgatar a qualquer momento, visando sempre uma maior segurança e estabilidade.
Afinal, é realmente interessante poder ter algum lucro com o dinheiro investido e, ao mesmo tempo, ter liquidez diária, ou seja, poder sacar o investimento na hora que quiser.
E por falar em investimentos que você pode resgatar a qualquer momento, esse artigo traz uma lista com 7 opções que se enquadram nessa modalidade. Elas estão listadas nos tópicos a seguir.
1. Ações
Em resumo, as ações são pequenos pedaços de uma empresa, representados por papéis que podem ser vendidos a pessoas físicas e jurídicas.
Apesar de ser um investimento de renda variável que oferece grandes riscos, as ações são também investimentos que você pode resgatar a qualquer momento.
Se você tiver ações compradas e quiser resgatar o valor investido, basta vender as ações e esperar no máximo 48h para ter o dinheiro de volta.
Contudo, vale a pena lembrar que a depender dos movimentos do mercado durante o período em que as ações estavam na sua carteira, o valor resgatado pode ser menor ou maior do que aquele investido.
2. Certificado de depósito bancário (CDB)
Os CDBs são um dos tipos de investimento de renda fixa mais populares que existem.
Esses certificados são emitidos por bancos que precisam captar recursos para investimentos em operações internas.
Não são todos os CDBs que têm liquidez diária, mas a maioria pode ser liquidada todos os dias úteis.
Para saber a liquidez de um Certificado de Depósito Bancário basta buscar as informações referentes a isso na hora de fazer o investimento.
3. Fundos DI
Assim como o CDB, os fundos DI também são investimentos de renda fixa que oferecem liquidez diária em diversas opções.
Além disso, essa opção de investimento traz alguns diferenciais no que diz respeito à taxação e ao rendimento. Vale a pena buscar saber mais sobre ele.
4. Fundos imobiliários
Os fundos imobiliários são ativos de renda variável negociados na bolsa de valores de forma bem semelhante às ações.
Em resumo, são fundos financeiros destinados à administração de imóveis divididos em cotas que podem ser compradas.
Quem aderir a esses fundos, comprando as suas cotas, recebe “aluguéis” todo mês, que nada mais são que frações do lucro mensal dos fundos, distribuído por seus gerentes.
Nesse sentido, quem quiser ter o dinheiro investido de volta, basta vender as cotas que comprou a qualquer momento.
Entretanto, a mesma lógica de volatilidade das ações se repetem aqui. Portanto, é preciso estar atento aos riscos.
5. Letras de Crédito
As famosas letras de crédito também estão no grupo dos investimentos que você pode resgatar a qualquer momento.
Esses ativos são emitidos por bancos que querem captar dinheiro para emprestar a empreendedores, geralmente do setor agropecuário, como é o caso da LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), e do setor imobiliário, com as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário).
Apesar de não ser uma regra, existem alguns tipos de letras de crédito que podem ser liquidadas a qualquer tempo.
Contudo, a maioria das LCIs, LCAs e outras LCs exigem que o investidor aceite passar um tempo mínimo de carência.
6. Poupança
O penúltimo dos investimentos que você pode resgatar a qualquer momento é a boa e velha poupança, o investimento mais popular do Brasil.
Como você deve saber, a poupança é basicamente uma conta bancária em que o investidor põe o seu dinheiro e pode sacá-lo a qualquer momento.
Todavia, o rendimento da poupança só é depositado quando o investimento feito completa 30 dias.
Ou seja, se você sacar o dinheiro antes do prazo determinado, não receberá rendimento algum.
7. Tesouro Direto
Por fim, temos o sólido Tesouro Direto, que tem tomado o espaço antes ocupado pela poupança no coração de muitos investidores conservadores.
Esse título de renda fixa é emitido pelo Tesouro Nacional com o intuito de arrecadar dinheiro para investimentos públicos.
Por esse motivo, existe uma enorme gama de facilidades para se investir no Tesouro, incluindo liquidez diária e baixos valores para o investimento inicial.