• Recentes
  • Tendências
(Fonte: reprodução/Pexels)

O que é identidade corporativa e como criar uma

10/09/2022
YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

28/07/2025
Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

28/07/2025
Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

28/07/2025
Koin expande presença no Pix Parcelado com novas parcerias no varejo brasileiro

Pix parcelado deve transformar meios de pagamento no e-commerce

28/07/2025
Mercado de engenharia oferece mais de 11 mil vagas em todo o Brasil

Mercado de engenharia oferece mais de 11 mil vagas em todo o Brasil

28/07/2025
Franqueadoras apostam em unidades próprias para ganhar eficiência e testar inovações

Franqueadoras apostam em unidades próprias para ganhar eficiência e testar inovações

28/07/2025
Relatório aponta melhores cidades do mundo para proteção de patrimônio em meio à alta tributação

Relatório aponta melhores cidades do mundo para proteção de patrimônio em meio à alta tributação

28/07/2025
Estudo da Macfor aponta melhores indicadores sociais e econômicos em regiões com cooperativas

Estudo da Macfor aponta melhores indicadores sociais e econômicos em regiões com cooperativas

28/07/2025
EUA e China devem estender trégua comercial para evitar nova escalada tarifária; negociações ocorrem em Estocolmo

EUA e China devem estender trégua comercial para evitar nova escalada tarifária; negociações ocorrem em Estocolmo

28/07/2025
Dólar se Recupera com Alívio Comercial EUA-UE; Mercado Aguarda Decisão do Fed

Dólar se Recupera com Alívio Comercial EUA-UE; Mercado Aguarda Decisão do Fed

28/07/2025
Fim de semana de emoções: São Paulo brilha, Flamengo assume a ponta e Vasco tropeça nos acréscimos!

Fim de semana de emoções: São Paulo brilha, Flamengo assume a ponta e Vasco tropeça nos acréscimos!

28/07/2025
Tailândia e Camboja anunciam cessar-fogo após confronto mortal na fronteira

Tailândia e Camboja anunciam cessar-fogo após confronto mortal na fronteira

28/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
segunda-feira, 28 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

O que é identidade corporativa e como criar uma

Goodanderson Gomes por Goodanderson Gomes
10/09/2022
em Empreendedorismo, Mundo Business
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

CompartilharCompartilhar

No mundo empresarial existem diversos elementos que se fazem necessários para que um negócio tenha sucesso.

Talvez você goste de ver:

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres empreendendo no Brasil

Astronomer afasta CEO após vídeo viral em show do Coldplay; conselho abre investigação interna

TransformAção 3.0: Capacitação para Empreendedores Sociais

Um desses elementos, que é sem sombra de dúvidas vital para qualquer empresa, é a chamada identidade corporativa.

Nos tópicos a seguir está explicado o que é, qual a importância e como criar uma identidade corporativa. 

Se você tem uma empresa e quer dar uma “cara” ao seu negócio, recomendamos que leia até o final.

Identidade corporativa: o que é?

A identidade corporativa, ou identidade empresarial, é, basicamente, a essência de uma empresa. Esse aspecto está para os negócios assim como a personalidade está para as pessoas. 

Em suma, a identidade corporativa reúne, pelo menos na teoria, os seguintes aspectos de um empreendimento:

  • Valores;
  • Missão;
  • Perspectivas de futuro;
  • Identidade visual (logotipo, paleta de cores, marcas, etc);
  • Traços marcantes da cultura organizacional (relacionamento interno da empresa);
  • Traços do relacionamento externo da empresa (como clientes e fornecedores são tratados);
  • Dentre outros.

Por tudo isso, vale ressaltar que é vital que toda e qualquer empresa tenha uma identidade corporativa bem definida.

Qual a importância de ter uma identidade corporativa? 

Ter uma identidade corporativa bem delineada é imprescindível para que a empresa conquiste a confiança do público, a ponto de criar uma base sólida de clientes.

Isso porque empresas consideradas incoerentes e genéricas podem ser facilmente substituídas por concorrentes. 

Além disso, existe o fator boca a boca, onde um cliente pode contar a sua insatisfação a outro e assim sucessivamente, criando uma bola de neve. É preciso estar atento a esse fato, sobretudo em tempos de forte influência da internet.

Por outro lado, empresas que tenham uma forte e positiva identidade empresarial tendem a ser classificadas como bons lugares para trabalhar. Isso gera a possibilidade de se ter uma equipe motivada, focada e leal à organização.

Ler  5 dicas de como se tornar MEI na pandemia

Assim, podemos dizer que a palavra de ordem sobre esse assunto é coerência. Ou seja, a empresa precisa entregar o que promete, unindo a sua essência aos seus aspectos visuais.

Dessa forma, o negócio ganhará força no mercado, o que resultará em grande valorização e abrangência.

Como criar uma identidade corporativa? 

Agora que você já entendeu o que é identidade corporativa e qual é a sua importância, chegou a hora de saber como definir essa questão.

Os tópicos abaixo servem como um passo a passo para criar uma identidade empresarial. Confira!

Em primeiro lugar, conte a história da empresa

Assim como as pessoas, as empresas também têm histórias próprias.

E como não poderia deixar de ser, a história de um negócio, seja ela qual for, é a base para a criação de uma identidade corporativa.

Portanto, comece esse processo relatando a história do seu negócio.

Defina um público-alvo

Depois de relembrar a história da empresa, você deve definir um público-alvo para ela.

O público-alvo nada mais é que a fatia da população que deve ser atraída pelos produtos e/ou serviços oferecidos pelo empreendimento.

É muito importante fazer essa definição porque todo o esforço de marketing de uma empresa é baseado no seu público-alvo.

Por isso, decida se o seu negócio quer falar primordialmente com adolescentes, adultos de meia idade, idosos, mulheres, etc.

Estabeleça a identidade visual da marca

A identidade visual, que é comumente confundida com a própria identidade corporativa, é um dos aspectos mais importantes de um negócio.

Afinal, é por meio da identidade visual que as pessoas lembram da marca. Alguns exemplos são:

  • Logotipo: símbolo criado por designers que deve representar, de forma resumida, a essência da empresa.
  • Paleta de cores: esquema de cores que é usado no logotipo, nas fardas da empresa, nos seus materiais promocionais, etc.
  • Tipografia: dá-se o nome de tipografia ao conjunto de duas ou três fontes usadas nas letras escritas nos materiais promocionais da empresa.

Nenhum dos elementos citados é mais importante que o outro, pois todos formam um conjunto.

Ler  Covid-19: Plataforma auxilia grandes redes e franqueados na divulgação de campanhas locais com foco em delivery

Além disso, você deve se atentar para que haja uma uniformidade na identidade visual da sua empresa, usando os mesmos materiais em mídias sociais, materiais impressos e outros veículos de divulgação.

Adote uma linguagem

Outro aspecto fundamental da identidade empresarial é a linguagem. Ademais, é um importante passo na jornada de criação de uma identidade corporativa assertiva.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a linguagem não serve apenas para materiais promocionais ou comunicados informais. O tom de linguagem escolhido por uma empresa deve ser usado em todos os setores, desde a área interna do negócio até o pós-venda.

Portanto, analise bem que tom irá usar, tomando como base principalmente a identidade visual da empresa e o seu público-alvo. Lembre-se que a linguagem tanto pode ser formal quanto descontraída.

Elabore uma mensagem para a marca

Por fim, para criar uma identidade corporativa vencedora, você deve elaborar uma mensagem central para a sua empresa.

Essa mensagem deve expressar os valores da organização e o que ela pode oferecer para os seus clientes.

Como exemplo, você pode focar em assuntos importantes atualmente, como respeito à diversidade e proteção ao meio ambiente.

De qualquer forma, a mensagem central da marca deve permear todas as mensagens emitidas pela empresa, sempre seguindo a linguagem adotada.

Leia mais:

Como conseguir um investidor para o seu negócio?

Empreendedorismo digital: o que é e quais os seus benefícios

Análise digital: o que é e porque usar na sua empresa

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: identidade corporativaidentidade empresarialmundo empresarial
CompartilhamentosTweet
Goodanderson Gomes

Goodanderson Gomes

Formado em História e Tecnologia de Recursos Humanos. Apaixonado pela escrita, hoje vive o sonho de atuar profissionalmente como Redator de Conteúdo para Web, escrevendo artigos, em diversos nichos e formatos diferentes.

Artigos recomendados

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres empreendendo no Brasil

por Kayene Simao
21/07/2025
Brasileiras expandem presença no empreendedorismo internacional com apoio logístico na China

O Rio de Janeiro é o estado com o maior percentual de mulheres à frente de negócios no Brasil. Dados do Sebrae Rio indicam que 39% dos empreendimentos...

Leia maisDetails

Astronomer afasta CEO após vídeo viral em show do Coldplay; conselho abre investigação interna

por Redação
19/07/2025
Astronomer afasta CEO após vídeo viral em show do Coldplay; conselho abre investigação interna

A empresa de tecnologia Astronomer anunciou nesta sexta-feira que seu Conselho de Administração abriu uma investigação formal após a viralização de um vídeo em que o CEO da...

Leia maisDetails

TransformAção 3.0: Capacitação para Empreendedores Sociais

por Kayene Simao
19/07/2025
Empreendedor investe R$ 1 milhão em plataforma para impulsionar manufatura 3D no Brasil

O Instituto Sabin anunciou a abertura das inscrições para a terceira edição do programa TransformAção, uma plataforma gratuita de formação voltada a pessoas interessadas em empreender com foco...

Leia maisDetails

Revista Capital Econômico Lança Iniciativa para Conectar Marcas Brasileiras de Qualquer Tamanho ao Mercado Americano

por Redação
08/07/2025 - Atualizado em: 09/07/2025
Revista Capital Econômico Lança Iniciativa para Conectar Marcas Brasileiras de Qualquer Tamanho ao Mercado Americano

A Revista Capital Econômico, publicação referência  em negócios, economia e empreendedorismo, com um alcance superior a 5 milhões de pessoas, anuncia sua expansão para os Estados Unidos e...

Leia maisDetails

Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

por Kayene Simao
07/07/2025
Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

A expansão de negócios brasileiros para os Estados Unidos continua a despertar o interesse de empresários em busca de novos mercados e estabilidade econômica. No entanto, dados recentes...

Leia maisDetails
YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

por Kelly Couto
28/07/2025

O YouTube anunciou um faturamento de US$ 9,8 bilhões em receita publicitária no último trimestre, superando isoladamente todas as principais...

Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

por Kayene Simao
28/07/2025

Os Estados Unidos vêm intensificando sua agenda de acordos comerciais, incluindo parcerias com o Japão e países europeus. Nesse cenário,...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

por Kayene Simao
28/07/2025

Desde a implementação do exame toxicológico de larga janela de detecção em 2016, obrigatório para motoristas das categorias C, D...

Koin expande presença no Pix Parcelado com novas parcerias no varejo brasileiro

Pix parcelado deve transformar meios de pagamento no e-commerce

por Kayene Simao
28/07/2025

Inovação nos meios de pagamento impulsiona conversões A modernização dos meios de pagamento tem sido um fator determinante para o...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d