Tokenização revolucionará a economia, segundo CEO da Stonoex - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Tokenização revolucionará a economia, segundo CEO da Stonoex

Mercado financeiro será impactado com a digitalização da economia provocada pela tecnologia blockchain

A tokenização de ativos através da tecnologia blockchain provocará uma nova reestruturação na economia. Além de criptoativos como o bitcoin, é possível tokenizar qualquer ativo do mundo físico, transformando um bem, produto ou mercadoria, em um ativo completamente digital.

O movimento de tokenização da economia é mais abrangente que o mercado cripto, e pode criar uma nova forma de negociar ativos tradicionais do mercado financeiro, como ouro, petróleo,commodities e imóveis.

Esse processo de digitalização da economia pode ser entendido como uma revolução, de acordo com o CEO da Stonoex, James Franciscus. Na Stonoex, existem tokens de commodities, que representam a colheita de plantações de café e até fertilizantes como a ureia.

“A tokenização de ativos mudará completamente a economia vigente no mercado financeiro. A tecnologia blockchain permite tokenizar qualquer ativo, criando um novo mercado, fracionando mercadoria em tokens que podem ser negociados em plataformas como a Stonoex. O movimento de tokenização veio para ficar, inaugurando uma nova era para a economia global.”

 

James Franciscus, CEO da Stonoex (foto: Divulgação)

 

Democratização de investimento

Existem ativos que demandam grande volume de investimento que podem ser fracionados com a tokenização. Esse movimento representa a democratização ao acesso a mercados que antes eram restritos para investidores de alta renda.

A tokenização de ativos representa ainda mais liquidez em um mercado secundário de negociação. Isso poderá aumentar a base de clientes, ampliando a negociação de um ativo no mercado.

Além disso, o movimento de tokenização reduz taxas e oferece mais transparência e segurança nas negociações. Dessa forma, as transações acontecem de forma mais rápida, e geralmente tudo é registrado através de contratos inteligentes via blockchain.

A tecnologia blockchain também é responsável por criar um ambiente descentralizado, mas que oferece opções de rastreabilidade e controle de emissão de tokens.

Ao contrário do sistema financeiro tradicional, os tokens garantem mais interoperabilidade através da comunicação entre blockchains, ampla troca de ativos em plataformas de negociação com a dispensa de intermediários, segundo o CEO da Stonoex, James Franciscus.

“Na Stonoex, nós oferecemos tokens de commodities que ampliaram o mercado de mercadorias que até então eram negociadas somente fora do mercado cripto. Além de oferecer uma diversificação de investimentos, os tokens de commodities criaram uma nova forma de ofertar mercadorias conectando produtores e potenciais investidores em um ambiente com mais transparência, segurança e liquidez.”

Comentários estão fechados.