O Google iniciou na última semana as inscrições para a “Jornada de IA para Negócios Jornalísticos”, um programa gratuito voltado à capacitação de 100 veículos jornalísticos brasileiros ao longo de 2025.
O objetivo da iniciativa é impulsionar a transformação digital nas redações, por meio do uso estratégico de Inteligência Artificial (IA) e análise de dados, com foco na melhoria da receita, no engajamento da audiência e na eficiência operacional dos meios de comunicação.
Capacitação prática em Inteligência Artificial
O programa contará com uma série de laboratórios ao longo do ano, sendo a primeira etapa realizada em parceria com a Blue Engine Collaborative, especializada em estratégia digital. Inicialmente, 40 participantes serão selecionados para duas turmas que terão início em maio.
O foco dos laboratórios será a adaptação das tecnologias de IA às realidades de cada veículo de comunicação, com abordagens que vão de conceitos básicos de machine learning a aplicações avançadas de IA generativa, personalização de conteúdo e estratégias de monetização.
Além dos workshops, os participantes terão acesso a mentorias individuais com especialistas da Blue Engine, além de uma avaliação personalizada da FT Strategies, braço de consultoria do Financial Times. Ao final do ciclo de treinamentos, os veículos participantes poderão submeter seus projetos para uma consultoria técnica dedicada à implementação das soluções em suas operações diárias.
Objetivo do programa
A principal meta da “Jornada de IA para Negócios Jornalísticos” é ajudar os veículos jornalísticos a explorar o potencial da Inteligência Artificial de forma prática, viabilizando soluções tecnológicas que contribuam para a Sustentabilidade do setor, especialmente em um cenário de transformação digital acelerada.
“Com essa iniciativa, queremos apoiar os veículos brasileiros a utilizarem a inteligência artificial para transformar suas operações, melhorando tanto a produção quanto a distribuição e a monetização do jornalismo”, afirmou Natália Mazotte, gerente de Relações com a Indústria de Notícias do Google Brasil.
Inscrições e etapas
As inscrições para a primeira fase do programa estarão abertas até o dia 25 de abril de 2025. Os veículos interessados podem se inscrever no programa para garantir uma vaga nas turmas iniciais, que começarão em maio.
Além dos laboratórios, o programa oferecerá consultoria estratégica e técnica, apoiando os veículos a implementarem as soluções desenvolvidas durante os treinamentos, com foco em resultados concretos e de longo prazo para o setor.