O agronegócio é uma das estrelas da economia brasileira, como você com certeza já ouviu pelo menos alguma vez na vida.
Nesse setor existem grandes empresas e empresários de grande sucesso, mas uma fatia considerável da produção agrícola do Brasil está nas mãos de pequenos e médios produtores.
Algumas dificuldades podem atingir esses empresários de menor porte, mas com as estratégias certas eles têm conseguido se sobressair e ter sucesso na produção do campo.
Qual a importância dos pequenos e médios produtores no campo?
O sucesso na produção do campo brasileira deve muito aos pequenos e médios produtores de uma forma geral.
Inclusive, estima-se que em grande parte do Brasil a agricultura familiar e as pequenas lavouras sejam a única fonte de produtos do campo.
Então, podemos dizer que a verdadeira importância dos pequenos e médios produtores está ligada ao volume de oferta ao consumidor final.
Afinal, como sabemos, os gigantes do agronegócio produzem em larga escala e têm como prioridade a exportação.
Porém, apesar da sua importância, os produtores de pequeno e médio porte enfrentam muitos problemas quando o assunto é crédito.
Isso porque os governos e instituições financeiras vêem maior vantagem em financiar os grandes produtores que oferecem maiores garantias.
Por esse motivo, para ter real sucesso na produção do campo, os “agroempresários” de menor porte precisam se reinventar sempre que necessário.
6 dicas para ter sucesso na produção
Os tópicos abaixo trazem explicações resumidas sobre atitudes que podem levar pequenos e médios empresários a terem sucesso na produção do campo.
Adquira parcerias estratégias
Uma boa opção para pequenos e médios empresários do agronegócio brasileiro é fazer alianças e parcerias para atrair investimentos para o seu negócio.
Se esse é o seu caso, saiba que aderir a cooperativas e a grupos de consórcio, por exemplo, podem ser uma ótima opção.
Afinal, trabalhando em conjunto com outros produtores você pode aumentar as suas vendas, conseguir crédito e até ganhar boa reputação no mercado.
Avalie a possibilidade de exportar seu produto
A primeira saída enxergada pelos empresários agrícolas de menor porte no Brasil é vender o seu produto dentro do país, na maioria das vezes.
Por esse motivo nós temos feiras de produtos agrícolas funcionando em praticamente todas as cidades do país, entre capitais e municípios de médio e pequeno porte.
Entretanto, exportar parte da produção pode ser uma boa opção para que esses produtores aumentem os seus lucros.
Além disso, destinar uma fatia do que é produzido a clientes estrangeiros é uma forma de manter o lucro, fugindo das altas e baixas do real.
Defina o que irá plantar e entenda a melhor forma de comercializar o seu produto
Muitos pequenos e médios produtores agrícolas não conseguem alcançar o sucesso na produção do campo simplesmente por plantarem a mesma coisa que seus pais e avós plantavam.
Não é necessário abandonar a tradição de cultivo, mas é de suma importância diversificar a produção.
Isso atrai novos clientes e expande a gama de opções apresentadas, além de aumentar a margem de lucro no final das contas.
Invista em marketing
Se você é um pequeno ou médio produtor, ou tem interesse em investir no setor, saiba que o marketing agrícola é fundamental para o sucesso na área.
Muitos empresários do campo não dão o devido valor ao marketing porque acham que não há a necessidade de divulgar os seus produtos.
Todavia, assim como em outros setores da economia, o agronegócio deve parte do seu avanço nos últimos anos à propaganda.
Portanto, ache um diferencial no seu negócio e divulgue isso aos seus potenciais clientes.
Use as redes sociais, o marketing orgânico e peças físicas visuais, como outdoors e banners, etc.
Melhore a gestão do seu negócio
A maioria dos pequenos e médios produtores da agricultura brasileira são profundos conhecedores do funcionamento de plantios, lavouras e áreas cultiváveis no geral.
Contudo, algumas dessas pessoas não têm tanta perícia em termos de administração empresarial.
Essa situação pode prejudicar o desenvolvimento de pequenos negócios do campo. Afinal, não adianta apenas produzir bem, ter um bom produto e clientes fiéis. É necessário saber gerenciar tudo isso.
Assim, para ter sucesso na produção do campo, os pequenos e médios produtores precisam aprimorar os seus conhecimentos na gestão das suas empresas.
Se utilize da tecnologia
Que a tecnologia está melhorando ainda mais o agronegócio do Brasil, não é mais segredo para ninguém.
Entretanto, as novidades tecnológicas demoram mais a chegar para pequenos e médios produtores rurais.
Apesar disso, se quiserem ter sucesso na produção do campo, esses empresários precisam buscar essas tecnologias e implantá-las em seus negócios.
Bons exemplos de tecnologias que podem ser usadas por produtores de menor porte são os sistemas de irrigação controlada e de monitoramento de lavouras à distância.
Leia mais: