O papel das HR Tech na inserção das mulheres no mercado de trabalho - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

O papel das HR Tech na inserção das mulheres no mercado de trabalho

Apesar das mulheres representarem quase 52% da população brasileira, quando falamos do mercado de trabalho esse indicador é muito diferente

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada pelo IBGE ao longo de 2021, entre as pessoas ocupadas, na força de trabalho, a participação feminina foi entre 41% e 47% nos quatro trimestres, mas finalizando o ano com apenas 42,5%.

Apesar das mulheres representarem quase 52% da população no Brasil, quando falamos do mercado de trabalho esse indicador é muito diferente.

Pesquisas de instituições como a FGV revelam dados muito alarmantes: a participação de mulheres no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens.

As HR Tech vieram para transformar o universo de Recursos Humanos por meio da tecnologia, automatizando processos e digitalizando tarefas, oferecendo também transformações de impacto social.

Na TAQE, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos, 54% das pessoas cadastradas em 2021 foram mulheres, um indicador que segue a média de gênero no Brasil.

Ainda assim, quando olhamos para as contratações, podemos ver o potencial transformador da tecnologia: 66,70% das pessoas contratadas em 2021 foram mulheres.

Mercado de Trabalho

No aplicativo da Taqe existem algumas missões que preparam as pessoas para o mercado de trabalho.

Os testes da plataforma permitem acesso a diversas vagas, ao mesmo tempo que as aulas e outras atividades opcionais capacitam jovens para os processos seletivos.

Enquanto 60,4% dos homens cadastrados na TAQE realizam apenas as atividades mínimas para concorrer às vagas, 69,5% das mulheres superam os níveis iniciais e avançam consumindo mais atividades e missões para seu desenvolvimento.

Ou seja, esse engajamento está contribuindo para que a taxa de contratação entre mulheres seja maior.

Os dados demonstram o quanto a tecnologia pode contribuir para a inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Ainda assim, é essencial que as empresas tenham iniciativas para promover processos mais inclusivos.

Sobre a Taqe

Fundada em 2017, a Taqe é uma plataforma de empregabilidade, que reúne candidatos, empresas e instituições de ensino.

Por meio de testes gamificados, redação e videoentrevista, a plataforma realiza o match com oportunidades de emprego e formação.

Com base em sua inteligência de dados, a startup já identificou um aumento de até 4x na efetividade de seus processos seletivos, o que garante uma análise de todos os currículos, permitindo a contratação de até 8 entre 10 candidatos entrevistados.

Atualmente, a plataforma possui mais de 1 milhão e 800 mil candidatos e 13 mil contratações. Dentre as empresas que já usaram a solução Taqe estão nomes como Natura, Santander, Grupo Fleury, Hospital Albert Einstein, CIEE, entre outros.

Comentários estão fechados.