A Netflix anunciou que já está utilizando inteligência artificial generativa (GenAI) na produção de seus programas e filmes originais. A revelação foi feita durante a conferência de resultados do segundo trimestre, quando o co-CEO Ted Sarandos destacou o uso pioneiro da Tecnologia na série argentina “El Eternauta”, onde uma cena complexa de desabamento de prédio foi finalizada com IA em tempo recorde.
“Usando IA, a cena foi finalizada 10 vezes mais rápido do que com ferramentas tradicionais de efeitos visuais — e com custo menor”, afirmou Sarandos. “Continuamos convencidos de que a IA representa uma oportunidade incrível para ajudar os criadores a tornar filmes e séries melhores, não apenas mais baratos.”
Sarandos destacou ainda que a IA está sendo aplicada de forma colaborativa com os profissionais criativos, em etapas como pré-visualização, planejamento de tomadas e VFX, permitindo que até produções de baixo orçamento tenham acesso a efeitos avançados, como rejuvenescimento facial.
O co-CEO Greg Peters complementou dizendo que a GenAI também vem sendo incorporada em outras frentes da empresa, como personalização de conteúdo, ferramentas de busca e publicidade. A Netflix pretende lançar anúncios interativos baseados em IA ainda em 2025.
No trimestre, a empresa reportou uma receita de US$ 11,08 bilhões, com crescimento de 16% em relação ao ano anterior, e lucro de US$ 3,13 bilhões. Os usuários consumiram mais de 95 bilhões de horas de conteúdo no primeiro semestre, sendo que títulos não falados em inglês representaram um terço das visualizações.