Como funciona o home office?
O home office é uma modalidade de trabalho que ganhou grande destaque devido à pandemia do Covid-19. Mesmo após a vacinação e flexibilização das medidas de segurança, esse formato de trabalho ainda faz parte de algumas empresas.
Apesar de parecer algo novo, a modalidade é regulamentado como uma prestação de serviços fora das dependências de uma empresa. O formato permite que a empresa contrate profissionais de qualquer lugar do mundo. Além disso, o funcionário só precisa ter acesso à Internet e as qualificações necessárias para realizar o trabalho.
Quais as vantagens do home office?
A modalidade que é proveitosa tanto para a instituição quanto para os colaboradores, tem seus prós e seus contras. Primeiramente, vale lembrar da flexibilidade que o formato permite, tanto para localidade quanto para horário de trabalho.
Outro benefício interessante, é que ambas as partes economizam. Isto é, a empresa não precisa de sede física com tanto espaço e o funcionário economiza tempo e dinheiro ao não ter que sair de casa.
A qualidade de vida também é uma vantagem enorme do home office. Saber que você economiza tempo ao não ter que ir até a empresa é ótimo. Porém, também evita o stress do trânsito e caminhos longos para o trabalho.
O conforto de um ambiente pode fazer toda a diferença no trabalho de uma pessoa. Sem dúvida, a produtividade é muito maior se o funcionário está confortável e feliz. Além do mais, a motivação que o “trabalhar de casa” oferece ao colaborador é imensamente maior.
Quais as desvantagens dessa modalidade de trabalho?
Assim como tudo na vida, o home office também tem suas desvantagens. A que mais se destaca de todas é a distração que um ambiente pode trazer ao trabalho. É claro que, por ser uma modalidade diferente do que estamos acostumados, é difícil se acostumar a ela. Então, pode ser um grande desafio trabalhar de casa.
A infraestrutura também é algo desafiador, já que a sua casa pode não estar preparada para um escritório. Outro detalhe importante é a falta de segurança da informação. Uma vez que a rede da empresa tem várias proteções, a rede de sua casa pode não ter e criar falhas de proteção de dados sensíveis.
Trabalhar de casa também pode te fazer esquecer dos limites de horário. Isto é, se você tem um trabalho a mais para entregar, pode querer focar nele para terminar logo e assim trabalhar mais. Visto que o colaborar trabalha sozinho de casa, é mais difícil controlar o desempenho de cada um.
5 dicas para ter um home office eficiente
Já que o home office é algo que está presente mesmo após a pandemia, vale a pena pensar em como extrair o melhor da modalidade. Confira a seguir 5 dicas para aumentar a produtividade e a lucratividade da empresa de forma geral.
1- Defina metas
Estabeleça os objetivos que devem ser alcançados para então ter uma maneira de controlar o desempenho de cada um. Dessa maneira, o home office fica mais simples e fácil de cumprir.
2- Elabore regras
Quando existem direitos e deveres a serem seguidos, tudo fica mais simples e fácil. Definir as regras que deverão ser seguidas faz toda a diferença no home office. Principalmente quando há uma liberdade com horários.
3- Encoraje seus colaboradores
Programas de incentivo, premiações e principalmente feedback pode ser um ponto bastante importante para motivar o colaborador. É fundamental que cada um dos funcionários sinta-se importante para a companhia, assim até a produtividade aumenta.
4- Disponibilize capacitações
Um funcionário que tem capacitações para manter-se sempre atualizado com certeza é mais feliz. É nestes cursos e treinamentos que você consegue educar os colaboradores e ensiná-los a usar sistemas para proteger os dados, por exemplo.
5- Ofereça recursos na nuvem
Este item pode fazer toda a diferença na segurança de uma empresa. Para que os dados sensíveis estejam sempre seguros e as informações concentradas em um só local, use recursos em nuvem.
Leia também:
Empresa abre 30 vagas em home office e aposta na diversidade regional
Catho tem mais de 5 mil vagas home office abertas para candidatura