Nos últimos três meses, o setor de fast food e delivery de alimentos e bebidas mostrou sua forte presença publicitária na TV, com destaque para marcas como McDonald’s, iFood e Burger King. De 1º de agosto a 31 de outubro, o aumento de buscas online reflete o interesse dos consumidores pelas campanhas.
Já o investimento em publicidade televisiva indica o compromisso dessas marcas com a visibilidade em massa. Este estudo revela como essas estratégias de marketing se convertem em Share of Search e podem afetar o market share destas empresas.
Durante o período analisado, as marcas monitoradas somaram um total de 14,7 milhões de buscas, com McDonald’s liderando o ranking (6,7 milhões de pesquisas), 45,9% do total. Em seguida, o iFood teve 4,5 milhões de buscas (30,2%) e Burger King 2,5 milhões (17,5%). Outras marcas, como Zé Delivery, Rappi, Aiqfome e Daki, também registraram volumes notáveis de interesse.
O segmento destinou um total estimado em R$ 61,7 milhões em publicidade na TV no período de três meses, com a Rede Globo capturando a maior parte desse investimento, 63,08%. Rede Record, SBT e Bandeirantes, também receberam uma parte do investimento, enquanto canais como FX, Band News, SporTV, Disney Channel e Fox/Star, ficaram com menos de 1%. Esse direcionamento estratégico reflete uma preferência por maiores audiências e maximização de alcance.
(Estimativa utilizando a tabela de preços de 2024 com os descontos médios aplicados segundo levantamento da Tunad.)
O McDonald’s aparece como o maior anunciante, 45,0% do total investido pelo setor. Burger King e iFood também apresentaram investimentos significativos, 27,6% e 20,0%, respectivamente. Outras marcas, como Zé Delivery e Rappi, destinaram verbas menores, com participações inferiores a 5%.
A análise da Tunad, empresa de Inteligência de Midia, aponta uma foprte correlação entre o volume de buscas e os investimentos publicitários na TV o que sugere que o investimento em mídia trabalha a lembrança de marca e cria interesse do consumidor. No entanto, é importante ressaltar que outros fatores, como estratégias específicas de marketing digital e sazonalidade, também influenciam os volumes de buscas.
Além disso, marcas que aplicam orçamentos mais modestos em publicidade na TV, como Zé Delivery e Rappi, ainda conseguem manter presença significativa no mercado, indicando que estratégias mais focadas e com menor custo também podem gerar resultados expressivos.
“Mais uma vez, vemos que as marcas que estão consistentemente na mídia são as que melhor constroem awareness e, como consequência, são mais consideradas em uma decisão de compra. Cada categoria possui suas particularidades, especialmente quanto ao tempo que leva para um Share de Buscas convergir com o Share de Mercado, mas isso ocorre em 84% dos estudos realizados pela Tunad e outras empresas no exterior, mesmo em CPG.”, afirmou Ricardo Monteiro, COO da Tunad.
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