Quando o diretor de Growth da Auddas, André Papa, retornou de suas férias, encontrou sua mesa decorada como um verdadeiro altar do Vaticano: velas, bíblia e outros elementos dispostos com cuidado.
A brincadeira criativa, organizada pelo time de marketing, fazia alusão ao sobrenome do diretor e deu início a uma série de iniciativas internas que transformaram o retorno das férias em um momento de celebração na consultoria.
“Fiquei bastante surpreso com a criatividade do time. Foi uma maneira muito calorosa de ser recepcionado na volta das minhas férias.”, declarou André Papa.
A partir dessa primeira ideia, a criatividade tomou conta da empresa. Cada retorno de férias virou uma surpresa única para os colaboradores: no retorno de um funcionário, foram produzidas camisetas personalizadas, com uma mensagem divertida sobre seu papel na equipe, que foram vestidas pelo time no dia da sua volta ao trabalho, enquanto outro encontrou todos os seus materiais de trabalho embalados como presentes, transformando um simples dia de volta ao trabalho em um momento de acolhimento e descontração.
“Quando voltei de férias e vi minha mesa toda embrulhada para presente, foi uma surpresa e tanto! Na hora, até brinquei com o pessoal: ‘Isso é carinho ou vingança?’ Mas no fundo, a gente só brinca com quem gosta, né? A brincadeira fez tanto sucesso que virou tradição no nosso time de Growth. Agora, toda vez que alguém tira férias, caprichamos na recepção e criamos uma grande surpresa para a volta. Sempre gera boas risadas, integração e até o pessoal de outros setores entra na onda!”, comentou Ana Marquez, gerente de comunicação da Auddas.
Para Elvira Solyszko, CEO da Sklep, uma recepção personalizada para o retorno das férias, como implementado pela Auddas, mostra como a valorização da individualidade e o bom humor impactam positivamente o engajamento e a motivação. “Essas ações mostram aos colaboradores que são vistos como pessoas únicas, gerando um senso de pertencimento e valorização fundamental para a retenção de talentos. Tornam o recomeço mais leve e prazeroso, fortalecendo laços entre a equipe e estimulando a criatividade”, reforça Elvira.
Ela cita ainda o levantamento da Harvard Business Review que destaca que empresas que investem no bem-estar e na satisfação dos colaboradores têm uma taxa de turnover 50% menor do que aquelas com ambientes mais rígidos e estressantes (HBR, 2021).
Além disso, de acordo com a especialista, pequenas ações de valorização, como celebração de conquistas e feedbacks construtivos, criam um ambiente de trabalho atrativo e reforçam o vínculo entre colaboradores e empresas.
Em um mercado competitivo, onde jovens profissionais valorizam cada vez mais o bem-estar, empresas que adotam práticas acolhedoras e humanizadas se destacam, criando um diferencial estratégico para preservar seus talentos sem comprometer os resultados.
“A ideia não só me fez rir, mas também me motivou a voltar cheio de energia e a me sentir valorizado pela equipe”, disse o diretor de Growth.
As experiências bem-sucedidas como o dessa consultoria demonstram que um retorno criativo e acolhedor pode fazer toda a diferença na motivação da equipe. “Ao promover um ambiente onde as férias são celebradas e os colaboradores se sentem valorizados, as organizações estão construindo uma cultura de trabalho mais positiva e engajada, onde cada integrante se sente parte importante do todo”, explica.