Startup de crédito imobiliário lista dicas para conseguir o crédito - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Startup de crédito imobiliário lista dicas para conseguir o crédito

Oito Crédito Imobiliário facilita o processo das pessoas realizarem o sonho de terem a casa própria

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros.

De acordo com uma pesquisa, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), mais de 40% da população brasileira pensou em comprar uma casa ou um apartamento.

Aqueles que compraram, boa parte financiou o imóvel, e, ano passado, o financiamento imobiliário no Brasil chegou a R$ 255 bilhões, um recorde na série histórica da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Porém, é preciso tomar alguns cuidados para o sonho de ter a casa própria não virar um pesadelo, porque o caminho para adquirir um imóvel não é tão simples.

Tacyo Munhoz, CEO e um dos fundadores da Oito Crédito Imobiliário, empresa que facilita o acesso das pessoas a créditos imobiliários, explica ser preciso avaliar muitos pontos para a realização de um financiamento.

Por exemplo, pesquisar os juros cobrados pelas instituições financeiras — que variam de 2,9% a quase 10% –, fazer um raio-x da própria situação financeira para poder definir até quanto poderá arcar com o pagamento de parcelas.

A aprovação de um financiamento imobiliário é algo muito almejado e para ajudar nessa conquista, Tacyo preparou algumas dicas essenciais para aqueles que querem ter o crédito aprovado e realizarem o sonho da casa própria.

Verifique o CPF

Estar negativado é um dos pontos que gera maior dificuldade para conseguir financiar um imóvel.

Por isso, é importante checar se existe alguma restrição ou apontamento em seu nome.

“As instituições financeiras, certamente, fazem uma consulta de score de crédito, que indica a pontuação do CPF para uma possível concessão de crédito. Por isso, é muito importante estar com o nome limpo e sem nenhuma restrição no CPF”, explica o CEO da Oito Crédito Imobiliário.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é o complemento inverso do índice de “mau pagador”, ou seja, com ele, são analisados as boas práticas, como todas as contas que tem em seu nome, se elas são pagas em dias, entre outros exemplos.

Abrir e manter um cadastro positivo ajuda a atestar que a pessoa é uma boa tomadora e pagadora de dívidas e está sempre em dia com os boletos e compromissos financeiros.

Conta no banco em que vai pedir financiamento

Este ponto é fundamental para ter um bom relacionamento.

Quanto mais tempo você for cliente do banco, maior o histórico de crédito que você tem com ele.

Assim, a instituição saberá quanto dinheiro circulou na sua conta e poderá avaliar melhor seu potencial para pagar o financiamento.

Receba os pagamentos na conta

Tanto para quem tem carteira assinada como para os autônomos, essa é uma dica importante.

Ter uma conta-salário ou depositar todo o dinheiro que se ganha no banco ajuda a auxiliar na avaliação do banco.

Você poderá usar o extrato de movimentação da sua conta para comprovar a renda que teve nos últimos meses.

Assim, ficará mais fácil demonstrar o seu orçamento.

Confira o seu score

Entre os vários critérios que bancos e financeiras podem ou não usar para aprovar um financiamento está o score.

Uma dica é consultar seu score antes de pedir o financiamento.

Assim, você mesmo pode verificar qual é a sua pontuação e o que pode fazer para aumentar o seu score.

Você pode até usar o seu score como argumentação para melhorar as condições oferecidas pelo banco.

Reúna a documentação

Com todas as informações, você vai precisar enviar todos os documentos necessários para conseguir o financiamento.

Entre a documentação, não se esqueça do comprovante de renda, extratos bancários, holerites e da declaração do Imposto de Renda.

Além desses documentos, a instituição financeira também irá solicitação RG, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, Certidão de Casamento ou União Estável.

Regularize a situação da sua empresa

Se você é empresário, é preciso regularizar a situação da sua empresa.

É bom verificar, por exemplo, a situação na Receita Federal, se há ações ou dívidas em cobrança, entre outros.

No caso de empresários informais, é importante partir para a formalidade, abrindo uma empresa — ainda que como MEI (Microempreendedor Individual).

Utilize simuladores de financiamento imobiliário

A Oito Crédito Imobiliário conta com uma ferramenta para a simulação do financiamento imobiliário.

Com ele, é possível ter uma ideia geral de todos os valores envolvidos na operação, como valor de entrada, das parcelas, os encargos envolvidos e as taxas de juros efetivas que você terá que pagar.

“Hoje a alternativa que mais vem conquistando os brasileiros para aquisição de imóveis é o financiamento, sendo uma opção de compra interessante, mas faço um adendo: ao comprar uma casa financiada, é preciso ter ciência de que se firmará um compromisso mensal e é sempre bom lembrar que o financiamento de um imóvel é considerado uma dívida de valor, por isso deve ser protegida e garantida, uma prioridade frente as demais despesas mensais”, finaliza Tacyo.

Sobre a Oito Crédito Imobiliário

A Oito Crédito Imobiliário é uma startup de crédito imobiliário com profissionais certificados que operam com mais de 10 instituições financeiras simultaneamente, conduzindo seus clientes a encontrarem as melhores taxas de juros e condições de mercado.

Seus clientes e parceiros credenciados têm acesso a uma plataforma digital exclusiva que se comunica em tempo real, deixando o processo de financiamento mais claro, prático e desburocratizado.

Comentários estão fechados.