• Recentes
  • Tendências
edit post
Como os brasileiros percebem o Branding do nosso país?

Como os brasileiros percebem o Branding do nosso país?

24/08/2022
edit post
Reforma tributária: relatório no Senado gera preocupações no agronegócio

Reforma tributária: relatório no Senado gera preocupações no agronegócio

22/09/2025
edit post
Desafio interno de 21 dias do FAS Advogados gera mais de 2 mil interações e reforça bem-estar no trabalho

Desafio interno de 21 dias do FAS Advogados gera mais de 2 mil interações e reforça bem-estar no trabalho

22/09/2025
edit post
Erika Kirk diz que perdoa o assassino do marido, em cerimônia no Arizona

Erika Kirk diz que perdoa o assassino do marido, em cerimônia no Arizona

21/09/2025
edit post
Transporte aéreo brasileiro supera nível pré-pandemia e atinge 84,6 milhões de passageiros

Transporte aéreo brasileiro supera nível pré-pandemia e atinge 84,6 milhões de passageiros

21/09/2025
edit post
MEC lança plataforma para gestão inteligente de energia nas federais

MEC lança plataforma para gestão inteligente de energia nas federais

21/09/2025
edit post
Investimentos em saneamento avançam, mas Brasil ainda enfrenta grandes desafios

Investimentos em saneamento avançam, mas Brasil ainda enfrenta grandes desafios

21/09/2025
edit post
+Milionária 287: acumula e prêmio chega a R$ 163 milhões

Loteria Federal 6002: premia apostador de Americana (SP) com R$ 500 mil

21/09/2025
edit post
Mega-Sena 2917: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 48 milhões

+Milionária 287: acumula e prêmio chega a R$ 163 milhões

20/09/2025
edit post
Quina 6832: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 3,8 milhões

Mega-Sena 2917: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 48 milhões

20/09/2025
edit post
Lotomania 2825: acumula e próximo concurso deve pagar mais de R$ 5 milhões

Quina 6832: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 3,8 milhões

20/09/2025
edit post
Brasil barra EUA em evento sobre democracia na ONU, em Nova York

Brasil barra EUA em evento sobre democracia na ONU, em Nova York

20/09/2025
edit post
5 dicas infalíveis para equilibrar vida pessoal e profissional

5 dicas infalíveis para equilibrar vida pessoal e profissional

20/09/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
segunda-feira, 22 setembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Pesquisa

Como os brasileiros percebem o Branding do nosso país?

Tábata Férlin por Tábata Férlin
24/08/2022
em Pesquisa
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
Como os brasileiros percebem o Branding do nosso país? branding pesquisa
CompartilharCompartilhar

Ana Couto, agência especializada em marca, negócio e comunicação, acaba de lançar um estudo sobre a marca Brasil. A pesquisa Branding Brasil nasceu do objetivo de saber qual a percepção do brasileiro em relação ao país e mapear oportunidades para pessoas e organizações na construção de valor.

Talvez você goste de ver:

Inflação e aumento do custo de vida afetam percepção de brasileiros sobre a situação do país

Gastos do governo melhoram mas não são suficientes para conter a inflação

Tentativas de fraudes bancárias cresceram 10,4% em 2024 e poderiam gerar prejuízo de até R$ 51,6 bilhões, revela Serasa Experian

Open English - Conteúdo

O Branding ajuda a decodificar valor, a entender as principais associações e universo simbólico de uma marca, além de identificar o que precisa ser priorizado para objetivos serem alcançados.

Brasil Card - Conteúdo

Por isso, a agência decidiu realizar o estudo para decifrar o valor que o Brasil gera como marca.

Com base no Valometry, a primeira plataforma de gestão de valor de branding do Brasil criada pela agência, o Brasil foi avaliado sobre a ótica das 3 ondas de valor: Produto (para entender a relação custo-benefício e diferenciação do país), Pessoas (identificação, fidelização e conexão emocional dos brasileiros com país) e Propósito (uma visão de mundo compartilhada entre brasileiros que mobiliza e cria impacto positivo).

Foram realizadas pesquisas utilizando 3 metodologias complementares:  5 comunidades online, com 150 participantes ao todo; Social listening, com análise de mais de 600 mil tweets e um estudo quantitativo com 2500 representantes de todo o Brasil.

A relação do brasileiro com o Brasil – Há uma clara distinção entre a imagem do Brasil e a do brasileiro. Enquanto a instituição está associada a percepções mais negativas, o brasileiro continua sendo o melhor do Brasil.

Os dados revelam que 71% acham que o brasileiro é capaz de fazer qualquer coisa quando se une. As percepções da maioria dizem muito sobre o que dificulta nosso desenvolvimento: 54% acreditam que o país está isolado e percebem o Brasil como um país ilhado, já 52% acreditam que o país não se desenvolve por sempre mudar de rumo e 51% acreditam que o brasileiro passa muito tempo brigando entre si.

Ler  Inadimplência cresce, e 9% das micro e pequenas indústrias deixaram de pagar contas básicas

Quando falamos de união, por exemplo, 38% acreditam que o país está mais unido, 33% acreditam que o país está mais desunido, e apenas 29% acreditam que nada mudou nos últimos 10 anos.

Já, quando falamos de tolerância, 37% veem o Brasil como mais tolerante versus 35% que acreditam que está menos tolerante. Em relação ao orgulho, 31% sentem mais desgosto em relação ao Brasil, já 40% se sentem orgulhosos em relação ao país. Diante dessas análises, foi observado que existem vários Brasis dentro de um só Brasil.

Contraste entre as gerações mais velhas e mais novas – Os jovens possuem uma visão muito mais pessimista e desvinculada do Brasil do que a população mais velha. 44% dos jovens de 16 a 20 anos não se identificam com o Brasil; 56% dos jovens de 16 a 20 anos não acreditam que o Brasil é o lugar ideal para viver.

Os jovens são mais críticos ao Brasil, enquanto os mais velhos se mostram mais conectados.

O Brasil simbólico: o poder dos ícones – A avaliação dos brasileiros sobre a bandeira nacional e a camisa da seleção nos mostra que as suas associações estão preservadas. Apenas 12% das pessoas acima de 55 anos acham que a bandeira do Brasil é um símbolo do passado.

Isso significa que 73% dessa faixa etária acredita que a bandeira é nosso símbolo máximo e que representa a união do país. A percepção com a camisa da seleção brasileira também é positiva para as pessoas acima de 55 anos, 60% acreditam que a camisa representa futuro e 67% que a camisa representa esperança.

Isso nos mostra que a avaliação dos brasileiros sobre a bandeira nacional e a camisa da seleção e as suas associações estão preservadas.

Mulheres e Negros- Quando perguntado “A bandeira representa futuro?”, a taxa de concordância varia conforme o público. Mulheres e negros concordam menos que a bandeira nacional representa futuro: 67% das mulheres e 57% dos negros não concordam e tem mais sentimentos mistos em relação à bandeira.

Saudade dos símbolos- Mas apesar desta quebra significativa, notamos que um sentimento é compartilhado pelos brasileiros: a saudade de usar nossos símbolos no cotidiano. 58% concordam que sentem saudade de usar algo com as cores do Brasil. Os símbolos não perderam a sua força, mas parte da população não usa mais as cores do Brasil no seu dia a dia.

Ler  Mulheres serão maioria na medicina até 2030

Branding Brasil – Assim como as marcas, países têm personalidades, evocam fortes conexões e são altamente eficazes em transmitir características e percepções associadas.

Começando pelos atributos de personalidade, associações e personificação, chegaram a características positivas do Brasil e do brasileiro como: festeiro, alegre, acolhedor, criativo, trabalhador e forte- quanto maior a escolaridade e a renda, maior a percepção de alegria: 67% pós-graduados x 44% de quem tem médio incompleto; 65% classe A x 51% classes DE.

Já para as características negativas, embora com menor intensidade que as positivas, encontramos palavras como malandro, oportunista, aproveitador e desonesto.

Com que países o Brasil é parecido – Para os brasileiros, Argentina e Portugal são os países mais parecidos com o Brasil.

Na sequência estão: México, Colômbia, Uruguai e Venezuela. Dos principais países semelhantes, sete deles são latino-americanos, o que significa que nos reconhecemos na região, mas também tem uma multiplicidade de origens e referências.

Os brasileiros acreditam que o país é diferente das nações mais desenvolvidas e está separado do mundo principalmente pela questão socioeconômica. Em primeiro lugar, aparecem os Estados Unidos, seguido por Japão, China, Inglaterra e França. 70% concordam que o Brasil é claramente diferente dos demais países do mundo.

Essa diferença se baseia mais nos atributos que o país não tem, ou seja, nas vulnerabilidades.

“Esse é um estudo sobre brasilidade, uma ótica de como o brasileiro vê o Brasil. A partir dele, conseguimos entender como estão os nossos ícones, a nossa camisa da seleção, a bandeira, o que temos em comum, o que temos de divisão e união.  É uma oportunidade única de ver as nossas fortalezas em um ano decisivo para o que queremos para o nosso país e para o nosso futuro, por isso precisamos ser mais intencionais e responsáveis”, disse Ana Couto, CEO da agência.

O estudo “Branding Brasil – O Valor que o país gera” será lançado oficialmente pela agência Ana Couto no próximo dia 24 de agosto durante evento a ser realizado no teatro FAAP Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, a partir das 18h30.

Ler  Mercados de bairro sobrevivem ao avanço dos grandes varejistas e oferecem oportunidade para inovação tecnológica

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: bransing
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Inflação e aumento do custo de vida afetam percepção de brasileiros sobre a situação do país

por Kayene Simao
05/04/2025
edit post
Inflação e aumento do custo de vida afetam percepção de brasileiros sobre a situação do país

A alta inflação e o aumento do custo de vida estão impactando a percepção da população da região Sudeste sobre a economia do Brasil. De acordo com a...

Leia maisDetails

Gastos do governo melhoram mas não são suficientes para conter a inflação

por Kayene Simao
14/03/2025
edit post
Gastos do governo melhoram mas não são suficientes para conter a inflação

O setor público consolidado do Brasil alcançou um superávit primário de R$ 104,096 bilhões em janeiro de 2025, conforme dados divulgados pelo Banco Central. Este resultado representa um...

Leia maisDetails

Tentativas de fraudes bancárias cresceram 10,4% em 2024 e poderiam gerar prejuízo de até R$ 51,6 bilhões, revela Serasa Experian

por Kayene Simao
11/03/2025
edit post
Tentativas de fraudes bancárias cresceram 10,4% em 2024 e poderiam gerar prejuízo de até R$ 51,6 bilhões, revela Serasa Experian

São Paulo, 11 de março de 2025 – Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a maior datatech do Brasil, mostram que, em 2024, o...

Leia maisDetails

As cidades brasileiras não têm infraestrutura para lidar com ondas de calor e chuvas intensas

por Kayene Simao
06/03/2025
edit post
As cidades brasileiras não têm infraestrutura para lidar com ondas de calor e chuvas intensas

Fevereiro de 2025 foi marcado por extremos climáticos no Brasil. Enquanto diversas regiões enfrentam temperaturas recordes, com algumas cidades superando os 40°C, outras lidam com chuvas intensas, alagamentos...

Leia maisDetails

Pesquisa mostra Bolsonaro e Michelle à frente de Lula em cenários para 2026

por Lucas Ayalla
18/02/2025
edit post
Pesquisa mostra Bolsonaro e Michelle à frente de Lula em cenários para 2026

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou um novo levantamento nesta segunda-feira (18) sobre a corrida presidencial de 2026. Segundo os dados, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o atual...

Leia maisDetails
edit post
Reforma tributária: relatório no Senado gera preocupações no agronegócio

Reforma tributária: relatório no Senado gera preocupações no agronegócio

por Kayene Simao
22/09/2025

O relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que integra a reforma tributária...

edit post
Desafio interno de 21 dias do FAS Advogados gera mais de 2 mil interações e reforça bem-estar no trabalho

Desafio interno de 21 dias do FAS Advogados gera mais de 2 mil interações e reforça bem-estar no trabalho

por Kayene Simao
22/09/2025

O escritório FAS Advogados, em São Paulo, iniciou em setembro a segunda edição do programa FAS + Saúde: Desafio dos...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Erika Kirk diz que perdoa o assassino do marido, em cerimônia no Arizona

Erika Kirk diz que perdoa o assassino do marido, em cerimônia no Arizona

por Redação
21/09/2025

Durante uma cerimônia em memória de Charlie Kirk, realizada neste sábado e acompanhada por milhares de pessoas, sua esposa, Erika...

edit post
Transporte aéreo brasileiro supera nível pré-pandemia e atinge 84,6 milhões de passageiros

Transporte aéreo brasileiro supera nível pré-pandemia e atinge 84,6 milhões de passageiros

por Kayene Simao
21/09/2025

O número de passageiros no transporte aéreo brasileiro, entre janeiro e agosto de 2025, chegou a 84,6 milhões, superando em...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d