O desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse nesta semana como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O mandato segue até março de 2027.
Em seu discurso de posse, Tavares afirmou que uma das prioridades da gestão será o enfrentamento a candidaturas vinculadas ao crime organizado. Segundo ele, não haverá tolerância com registros de candidatos que mantenham relação direta ou indireta com organizações criminosas, como milícias ou grupos ligados ao tráfico de drogas.
O magistrado destacou a importância da proteção ao voto livre e sem interferências. Para ele, o processo eleitoral deve assegurar ao eleitor o direito de escolher seus representantes sem pressões, coerções ou manipulações externas.
Claudio de Mello Tavares foi eleito por aclamação pelos sete integrantes do colegiado do TRE-RJ, sucedendo o desembargador Peterson Barroso Simão na presidência da Corte.
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) desde 1998, Tavares já ocupou cargos de destaque no Judiciário fluminense. Entre 2017 e 2018, foi corregedor-geral da Justiça e presidiu o TJRJ no biênio 2019-2020. Mais recentemente, de março a dezembro de 2025, exerceu a vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral no estado.
Durante a mesma solenidade, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas tomou posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-RJ.
Com informação agência Brasil.






















