Em um mundo em que boa parte dos celulares ultrapassa a casa dos 2 mil reais, a preocupação com furto e roubo é grande. Entretanto, o brasileiro ainda resiste em contratar um seguro para esses aparelhos por envolver um processo burocrático e, normalmente, não cobrir furto simples, o tipo mais comum. Com o objetivo de levar leveza para a vida das pessoas, os empreendedores Igor Mascarenhas, Lucas Prado e Rafael Oliveira criaram em 2018 a Pier, empresa de tecnologia que oferece proteção diferente da convencional para o mercado de seguros.
O foco na experiência do cliente, com o resgate de valores como a honestidade e a empatia, já rendeu frutos. Até o início de 2020, a Pier já conta com mais de 12.000 membros e mais de 70 mil pedidos para entrada na comunidade. Em quase 2 anos, a startup colhe histórias de agradecimento por parte dos membros e também o caso de um celular devolvido depois que o membro, mesmo tendo recebido o reembolso após roubo, o recuperou.
“Quando criamos a Pier já tínhamos ouvido uma série de histórias negativas relacionadas a seguros. Resolvemos criar uma solução descomplicada, que pudesse ser contratada de acordo com a necessidade do cliente e que cobrisse furto simples, já que o mercado não costuma fazer isso. Além disso, desde o início focamos em honestidade. Nós escolhemos confiar”, explica Mascarenhas, sócio da Pier.
Um grande diferencial da insurtech é o modelo de contratação, realizado online e no qual o usuário pode contratar o plano pelo período que quiser, além de escolher o tipo de cobertura desejada. “Se o cliente quiser contratar apenas para o período de férias, por exemplo, é possível fazer. Além disso, deixamos ele escolher a porcentagem de cobertura, que varia de 100% a 80% do valor de um aparelho semi-novo”, explica o empreendedor.
Se comparado com os seguros tradicionais, o processo é menos burocrático, pois é possível contratar ou cancelar o serviço pelo próprio aplicativo; não há carência; a empresa aceita aparelhos usados e sem nota fiscal; e o reembolso costuma acontecer rapidamente.
Em 80% dos casos, a Pier reembolsa em até 5 dias. O prazo oficial da Susep é de até 30 dias. Ou seja, a seguradora digital é cerca de 6 X mais rápida que o convencional. “Já chegamos a reembolsar em menos de 5 minutos”, conta Lucas Prado, co-founder da Pier.
O valor da mensalidade muda de acordo com o aparelho e plano escolhido, mas atualmente começa em R$ 6,50 mensais para um J2 Pro de 16 GB. “Se o cliente for roubado ou furtado, o processo para receber o reembolso é simples. Basta apresentar o boletim de ocorrência e bloquear o IMEI do celular.”
Modelo de negócio
A Pier é uma seguradora digital que tem como base o conceito de comunidade com foco na experiência do cliente e honestidade nas relações. “Quem quiser adquirir o produto precisa pedir um convite e ter sua entrada aprovada na comunidade”, explica Lucas Prado. “O processo de avaliação de convites foi construído para entender cada pedido de maneira única, indo além das informações sócio-econômicas.”, complementa.
Prado também explica que a Pier quer levar leveza para a vida das pessoas que optam por fazer parte da comunidade Pier; e isso significa descomplicar e proporcionar experiências encantadoras. “Certa vez, por exemplo, chamamos um Uber para um membro que estava tendo um problema ao ativar a proteção.”
O modelo de negócios funciona da seguinte forma: A Pier recebe até 20% do valor das mensalidades pela representação e administração da comunidade. “Nosso papel é controlar a entrada de novos membros, o fluxo de mensalidades e também o risco da comunidade e procuramos fazer isso da forma mais transparente possível”, afirma Mascarenhas. “Nossa news mensal, por exemplo, explica em detalhes como foi o mês que passou.”
Dentro do modelo, outros 20% do valor total das mensalidades são destinados à Too Seguros, companhia parceira que garante que os membros que pagaram suas mensalidades e estiverem de acordo com a política de reembolso da Pier sempre serão indenizados em caso de roubo ou furto de um aparelho.
Seguro de automóvel é próximo passo
Com atuação consolidada no mercado de seguro para celular, a Pier agora foca no seguro para automóveis. O piloto do produto, que deve estar no mercado nos primeiros meses de 2020, será lançado em Belo Horizonte (MG).
Sobre a Pier
A Pier oferece um seguro digital baseado no conceito de comunidade com foco na experiência do cliente, proporcionando uma opção mais flexível e sem burocracia. Em poucos minutos é possível contratar a proteção e cancelar – direto no app, não há carência, os valores estão na home do site para quem quiser ver e o reembolso é muito rápido. A startup tem como objetivo levar mais leveza à vida das pessoas e estar presente, futuramente, em todas as áreas que requerem seguro.