8 dicas de comportamento para entrevistas de emprego online

Especialista em marketing, explica a importância dos detalhes na hora de ser avaliado por um gestor

Entrevistas de emprego costumam deixar muitas pessoas apreensivas. O medo de não saber responder perguntas, se portar mal ou cometer qualquer tipo de deslize são preocupações comuns de quem está em busca de um emprego.

Com a pandemia, as reuniões virtuais se tornam cada vez mais populares e, por isso, é necessário aprender como se portar de maneira profissional mesmo estando em casa, para que a imagem de credibilidade seja passada e os seus objetivos sejam atingidos.

Jennifer de Paula, BBA e especialista em marketing, preparou uma lista com 8 dicas preciosas para ajudar tanto quem tem receio de realizar entrevistas como para quem deseja melhorar seu comportamento perante os compromissos virtuais.

Dica 1 – Mantenha uma boa postura

De acordo com a especialista, mesmo não sendo algo presencial, o entrevistador deve analisar seu comportamento e postura corporal.

“Evite apoiar os cotovelos na mesa de forma relaxada, fazer outras tarefas ao mesmo tempo da chamada, esfregar os olhos e desviar o olhar da tela”, pontua.

Dica 2 – Escolha um local

É importante lembrar que o foco da entrevista é você. Logo, deve-se evitar chamar atenção para outros pontos do vídeo, como paisagens, móveis, outras pessoas passando no fundo e barulhos.

Tudo isso pode atrapalhar seu desempenho. Portanto, escolha um local calmo e com fundo neutro.

Dica 3 – Mantenha uma comunicação clara

Pode ser uma boa opção treinar sua fala para que você seja o mais objetivo possível e evite falar demais ou sair do foco da pergunta ou assunto.

“Gravar um vídeo de si mesmo ou utilizar o espelho pode ajudar a controlar a ansiedade e não esquecer dos pontos importantes a serem ditos”, aconselha Jennifer de Paula.

Dica 4 – Olhe para a câmera

Quando você estiver falando, é importante olhar diretamente para a câmera, gerando contato visual. Já quando for a vez do entrevistador, olhe para a tela e perceba detalhes em suas expressões.

Dica 5 – Controle seu tom de voz

Nem muito alto, nem muito baixo. É necessário encontrar um tom amigável e aguardar de 2 a 3 segundos para responder a cada pergunta para evitar atropelar a fala do outro.

“De preferência utilize fone com microfone para não precisar utilizar a captação de voz a distância diretamente do aparelho”, explica a especialista.

Dica 6 – Vista-se de forma adequada

Uma entrevista, por ser online, não se torna menos formal. Por isso, busque se vestir de acordo com a proposta e estilo da empresa e use o cargo desejado como referência para escolher o traje.

Dica 7 – Prepare algumas respostas

Existem perguntas padronizadas em entrevistas de emprego, então ter algumas respostas na ponta da língua pode ajudar a passar confiança.

“Tenha em mente sua pretensão, salário, motivação, onde se enxerga daqui a alguns anos, por que deve ser contratado, suas conquistas profissionais, pontos fortes, pontos a melhorar, o que faz no tempo livre, como reage a críticas, entre outras”, exemplifica.

8 – Cheque a sua conexão de internet

Se tratando de uma entrevista online, um dos pontos mais importantes é garantir uma boa conexão. Portanto, faça isso com antecedência e escolha aparelhos ou dispositivos que tenham um melhor desempenho.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é graduada em BBA e Marketing, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional.

Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais.

A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.