• Recentes
  • Tendências
edit post
black-friday-vendas

Covid-19 muda comportamento de compra dos brasileiros na internet

15/04/2020
edit post
Azul anuncia 127 vagas de emprego em nove estados brasileiros

Rio de Janeiro abre 16 mil vagas formais em setembro, mas registra queda de 16% em relação a 2024

02/11/2025
edit post
Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

02/11/2025
edit post
Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

02/11/2025
edit post
Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

01/11/2025
edit post
Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

01/11/2025
edit post
Lotofácil 3528: aposta única leva prêmio de R$ 1,8 milhão no sorteio deste sábado (1º/11)

Quina 6868: duas apostas dividem prêmio milionário de R$ 36 milhões no sorteio deste sábado (1º/11)

01/11/2025
edit post
Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

Lotofácil 3528: aposta única leva prêmio de R$ 1,8 milhão no sorteio deste sábado (1º/11)

01/11/2025
edit post
Lotomania 2843: acumula e prêmio estimado chega a R$ 8,5 milhões

Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

01/11/2025
edit post
Picos da Black Friday e do Natal impulsionam nova era da logística em 2025

Tokenização ganha força na Black Friday como aliada da segurança digital

01/11/2025
edit post
Cognizant e DIO oferecem 5 mil bolsas gratuitas em desenvolvimento Android

Cognizant e DIO oferecem 5 mil bolsas gratuitas em desenvolvimento Android

01/11/2025
edit post
Clareza financeira se consolida como pilar estratégico na gestão empresarial

Clareza financeira é estratégia: por que a controladoria se tornou vital para empresas que querem crescer

01/11/2025
edit post
Quina 6867: acumula e prêmio estimado chega a R$ 37 milhões

Lotomania 2843: acumula e prêmio estimado chega a R$ 8,5 milhões

31/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
domingo, 2 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Covid-19 muda comportamento de compra dos brasileiros na internet

Redação por Redação
15/04/2020
em Comércio
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
black-friday-vendas
CompartilharCompartilhar

A Covid-19 mudou completamente a forma como as pessoas se relacionam, compram e vivem.

Talvez você goste de ver:

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

Lojas físicas, empresas de delivery e até e-commerces estão se reinventando para garantir que os negócios continuem funcionando diante das mudanças no comportamento do consumidor brasileiro nas últimas semanas.

As vendas online voltaram a subir, atingindo seu maior pico de conversões em 26/03.

Os dados são da Social Miner – empresa que une dados de consumo, Tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados.

A empresa  analisou a performance de mais de 120 lojas virtuais entre os dias 1º e 28 de março deste ano.

No entanto, apesar da retomada, o momento ainda é delicado e pede ações rápidas e estratégias assertivas das empresas, uma vez que o cenário – e, consequentemente, a resposta do consumidor – ainda é incerto.

Como mapear estas essas transformações em tempos de Covid-19?

Analisando uma base composta por mais de 41 milhões cadastros, a pesquisa da Social Miner revela que as duas das principais mudanças no comportamento do público brasileiro, que passa atualmente por uma fase de isolamento social, estão na flexibilidade de horário para navegar na internet e também na utilização deste recurso como forma distração.

Com isso, o estudo mostra que a partir da primeira semana da quarentena, de 15 a 21 de março, as visitas em e-commerces passaram a ter dois momentos de pico: entre as 13h e 14h, e entre as 17h e 19h.

“Antes, as pessoas utilizavam o horário do almoço para dar uma volta, sair um pouco dos escritórios e relaxar em outros ambientes. Porém, agora este cenário não pode ser considerado, e o público está buscando na internet outras formas de se distrair. Além disso, pelo fato de não precisarem gastar mais tempo no transporte entre o trabalho e suas casas, por exemplo, as visitas nos e-commerces acabaram sendo “adiantadas” para o começo da noite, a partir das 17h, algo que não acontecia antes”, explica Ricardo Rodrigues, cofundador da Social Miner.

Ler  Confiança do empresário começa 2021 como terminou 2020: caindo. Aponta CNC

Entender o perfil e a mudança deste público é essencial para o momento que está por vir na economia brasileira.

Por isso, a Social Miner listou algumas ações para ajudar as empresas a melhorar a performance nas vendas online:

Entenda se o perfil e o comportamento do seu público mudou

Avalie e busque dados que mostrem quem é o consumidor que está buscando por seu produto.

Pode ser que neste momento outros perfis de público estejam comprando seus insumos e você terá que adaptar sua linguagem e as ofertas, de acordo com as necessidades de cada um deles.

Conheça os horários de pico de acessos e invista!

De acordo com a pesquisa da Social Miner, a flexibilidade de horários tem feito com que as visitas nos sites e as compras ocorram em períodos diferentes do que ocorriam antes da quarentena.

Com isso, é preciso avaliar quais são os horários de pico de acesso no seu site, para que as estratégias sejam direcionadas para estes períodos.

Dessa forma, interações com o consumidor, posts em redes sociais, notificações, lançamentos e envios de e-mails podem ser baseados nessa análise em busca de mais assertividade e melhores resultados.

Internet agora também é distração: utilize a seu favor!

A internet se tornou praticamente a melhor amiga de todas as pessoas atualmente.

E não apenas por facilitar o trabalho em casa, mas também porque é por lá que muitas pessoas estão se distraindo, assistindo a lives de famosos, fazendo seus happy hours online com os amigos do trabalho, etc.

Como muitos já ficam na frente do computador muito tempo com notícias pesadas e na correria do dia a dia de trabalho, é importante que as empresas tragam experiências diferentes e entreguem conteúdos mais leves e relevantes para o consumidor.

Quem sabe até promover jogos por meio da estratégia de gamificação para fazer com que o público tenha interação com a sua marca, aliado a um momento de entretenimento.

Engaje seu público na fase de avaliação de compra

Ao acessar um e-commerce, nem todos os consumidores estão prontos para efetuar uma compra.

Ler  Confiança do Comércio registra a maior queda trimestral da série histórica em junho

Isso quer dizer que as empresas podem aproveitar estes momentos de avaliação para entregar conteúdos relevantes, que informem sobre os benefícios e vantagens daqueles produtos, e ajudem o consumidor na sua escolha e na tomada de decisão de compra.

Entenda o que cada um precisa e ofereça praticidade

A rotina está mais difícil e as pessoas estão em busca de praticidade.

Por isso, tornar a sua experiência de compra mais prática e leve é o segredo para se diferenciar da concorrência.

Sobre a Social Miner

Fundada em 2014 por Ricardo Rodrigues e Roger Mattos, a Social Miner é uma empresa especializada em dados de comportamento do consumidor online, com uma base superior a 41 milhões de cadastros, que desenvolveu a exclusiva metodologia de People Marketing.

Através de inteligência própria e humanização, compreende a jornada de compra de cada usuário e identifica a linguagem e contexto ideais para se comunicar com cada um, ajudando sites e e-commerces a aumentar suas conversões.

Entre seus mais de 100 clientes, estão grandes players do mercado, como Natura, Nike, Brastemp, Renner, Brasil Brokers, EAD Laureate, Avon e Carrefour.

Em 2018, recebeu aporte do Canary, fundo de investimento especializado em startups em estágio pré-série A.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: E-commerceSocial Minervendas online
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

por Kayene Simao
17/10/2025
edit post
Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 0,2% em agosto, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de queda. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada...

Leia maisDetails

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

por Kayene Simao
09/10/2025
edit post
Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

O Dia das Crianças consolidou-se como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Em 2024, a data gerou um volume de negócios superior a R$ 13...

Leia maisDetails

Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

por Redação
07/10/2025
edit post
Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu desculpas nesta terça-feira (7) por uma declaração feita durante coletiva de imprensa em que comentava os casos de intoxicação...

Leia maisDetails

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

por Redação
15/09/2025
edit post
Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

A Apple anunciou que a linha iPhone 17 já tem data confirmada para chegar ao mercado brasileiro. A pré-venda começa amanhã, 16 de setembro e a disponibilidade nas...

Leia maisDetails
edit post
Azul anuncia 127 vagas de emprego em nove estados brasileiros

Rio de Janeiro abre 16 mil vagas formais em setembro, mas registra queda de 16% em relação a 2024

por Kayene Simao
02/11/2025

O estado do Rio de Janeiro criou 16.009 postos de trabalho com carteira assinada em setembro de 2025, segundo dados...

edit post
Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

por Kayene Simao
02/11/2025

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro de 2025, o menor índice da...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

por Kayene Simao
02/11/2025

A Vivo anunciou o início do Esquenta Purple Friday, ação promocional que antecipa a Black Friday e oferece descontos em...

edit post
Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

por Kayene Simao
01/11/2025

O concurso 299 da +Milionária, realizado neste sábado (1º de novembro de 2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d