• Recentes
  • Tendências
edit post
black-friday-vendas

Coronavírus e as vendas online

29/03/2020
edit post
Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

18/08/2025
edit post
Em entrevista ao The Washington Post, Alexandre de Moraes diz que a possibilidade de recuo é zero

Em entrevista ao The Washington Post, Alexandre de Moraes diz que a possibilidade de recuo é zero

18/08/2025
edit post
Impactos Tarifa Trump para o Brasil: entenda o cenário a médio e longo prazo

Impactos Tarifa Trump para o Brasil: entenda o cenário a médio e longo prazo

18/08/2025
edit post
Índice de Atividade Econômica IBC-Br recua em junho e sinaliza desaceleração da economia brasileira

Índice de Atividade Econômica IBC-Br recua em junho e sinaliza desaceleração da economia brasileira

18/08/2025
edit post
Estudo revela hábitos de consumo sustentável no Brasil

Estudo revela hábitos de consumo sustentável no Brasil

18/08/2025
edit post
Mercado imobiliário de Luxo nos EUA cresce acima de 30% em 2024

Juros altos continuam pressionando financiamento imobiliário

18/08/2025
edit post
Empreendedorismo digital cresce no Brasil: veja dicas para alavancar sua loja online

Empreendedorismo digital cresce no Brasil: veja dicas para alavancar sua loja online

18/08/2025
edit post
Empresas brasileiras ampliam investimentos em softwares

Empresas brasileiras ampliam investimentos em softwares

18/08/2025
edit post
Liderança feminina avança no setor de franquias no Brasil em 2025

Liderança feminina avança no setor de franquias no Brasil em 2025

18/08/2025
edit post
Expansão internacional segue como estratégia de sobrevivência para empresas brasileiras em 2025

Expansão internacional segue como estratégia de sobrevivência para empresas brasileiras em 2025

18/08/2025
edit post
Mercado de trabalho para peritos grafotécnicos cresce no Brasil

Mercado de trabalho para peritos grafotécnicos cresce no Brasil

18/08/2025
edit post
Vasco aplica goleada histórica, Flamengo vence no Beira-Rio e Grêmio surpreende o Atlético-MG

Vasco aplica goleada histórica, Flamengo vence no Beira-Rio e Grêmio surpreende o Atlético-MG

17/08/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
segunda-feira, 18 agosto, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Coronavírus e as vendas online

Redação por Redação
29/03/2020
em Comércio
Tempo de leitura: 5 minutos
0
A A
black-friday-vendas
CompartilharCompartilhar

Coronavírus, após ter se espalhado rapidamente no Brasil, obrigou a muitos negócios  se reinventar com as vendas online.

Talvez você goste de ver:

Governo lança pacote de medidas para sustentar exportações diante do tarifaço dos EUA: confira as principais

Porto de Santos registra recorde histórico na movimentação de cargas em julho

Tarifa de 50% imposta pelos EUA deve redirecionar café brasileiro para a China

E, neste momento de crise global e incertezas, o pequeno e médio empresário é um daqueles que podem mais sentir os efeitos da paralisação da economia.

Todavia  as vendas on-line estão se mostrando que este é o caminho a ser seguido, para o atual momento da economia.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio eletrônico (ABComm), as vendas no e-commerce já registram uma alta de 30% na primeira quinzena de março.

Para ajudar a direcionar e organizar os esforços das PMEs no ambiente digital, a Nuvemshop disponibiliza gratuitamente conteúdos de seu pilar de educação, a Universidade do E-commerce .

A partir deste link , os empreendedores podem acessar cursos gratuitos, artigos, vídeos e podcasts.

O objetivo é incentivar o aprendizado sobre melhor fluxo de caixa, gestão de estoque, ações de marketing, entre outas acoes.

“Sabemos que o pequeno lojista é aquele que terá mais dificuldades de se manter durante a crise”, afirma Alejandro Vázquez, CCO da Nuvemshop.

“Desde sua concepção, a Nuvemshop sempre se preocupou com capacitação do empreendedor e o sucesso das lojas parceiras.

Nesse momento de crise por conta do coronavírus, reafirmamos o compromisso e esperamos ajudar não só os nossos clientes, mas todos que não estiverem preparados para enfrentar esta turbulência”, completa.

A empresa disponibiliza ainda ferramentas para auxiliar a migração do lojista que ainda não tem presença online.

Além disso, a partir das próximas semana, a startup realizará webinars ao vivo de capacitação para os gestores de e-commerce para melhorar as vendas online.

A Nuvemshop trabalha também para lançar uma campanha para ajudar as PMEs a vencerem a crise.

Mas, desde já, separou algumas dicas para o lojista preparar um plano de ações rápidas neste momento de isolamento. Confira:

Ler  Rússia, Brasil e eleições americanas movimentam primeira cúpula do G7 Pós-Pademia

Confira as dicas para melhorar as vendas online, em especial, nesta crise do coronavírus

1- Gere caixa com o estoque

Quem tem um estoque muito elevado pode incentivar as vendas com alguma promoção especial, caso o nível de vendas já tenha tido uma queda.

Esta é a hora de recorrer ao frete grátis junto a algum outro benefício, como parcelamento sem juros, para não ter que fazer o desconto diretamente sobre o produto e desvalorizá-lo.

O mais importante aqui é ter dinheiro na mão, liquidez, e essa receita ajudará a pagar as contas do dia-a-dia.

2- Mantenha os níveis de inventário no menor valor possível

Tente trabalhar com capital de giro negativo (vender antes de comprar), se você acredita que conseguirá entregar os produtos no período estipulado para o seu cliente.

De modo geral, as lojas trabalham com estoque mensal, mas você pode reduzi-lo para 15 dias, caso necessário.

Mas, para que isso funcione, é fundamental consultar os fornecedores e garantir o prazo de entrega das mercadorias.

3- Entenda a mudança de consumo e diversifique sua oferta

A crise do Covid-19 tem aspectos específicos e que direcionarão muitas mudanças de consumo, principalmente em torno das medidas de isolamento.

Diversificar a oferta é algo que deve ser visto e revisto constantemente.

Mas num provável cenário de queda de vendas, é importante entender qual tipo de produto ou serviço supre mais necessidades nesse momento.

4- Invista nos canais mais eficientes de marketing

O marketing não precisa parar!

Pelo contrário, tem negócios que, como esperam uma queda no movimento da loja física, estão aumentando a verba de marketing digital para o e-commerce.

A hora é de analisar quais são as campanhas realmente efetivas, já que os esforços devem estar orientados a campanhas que ajudem na geração de vendas, como parcerias com lojas de produtos complementares, por exemplo.

Agora não é momento para focar em branding, que poderá voltar a ser prioridade após a crise.

5- Reinvente a experiência do cliente

Muitas iniciativas não serão viáveis de maneira presencial em lojas físicas, mas é possível aproveitar novas ferramentas online do momento para criar uma nova experiência digital.

Ler  Centros comerciais buscam melhorias em segurança e experiência para os clientes

Um exemplo é a plataforma de vendas do Instagram, o Instagram Shopping.

6- Crie uma campanha orientada para vendas online

Comprar pela internet será mais seguro nas próximas semanas, e, portanto, o lojista deve aculturar os consumidores.

Evitar contato físico por conta do coronavírus deve ser uma prioridade e muitas marcas já estão tomando providências de acordo com as necessidades do público e da equipe.

Seja uma delas.

7- Trabalhe em formato remoto o máximo possível

Relacionado ao tópico anterior, adote medidas de segurança. Tente tornar remoto o maior número de tarefas possível.

O que for indispensável, como produção e logística, adote medidas de precaução e higiene, crie escalas entre funcionários e invista em transportes privativos.

Analise a possibilidade de antecipar férias dos funcionários para ganhar um tempo de respiro.

8 – Reavalie meios de pagamento e envio

Durante a crise, o capital de giro (dinheiro na mão) tem um valor inigualável.

Logo, a recomendação é entender como elevá-lo através de custos que estão embutidos na operação.

Avalie os meios de pagamento e tempo de recebimento.

Às vezes valerá trabalhar com taxas um pouco mais altas, mas com antecipação dos recebíveis dos próximos 30, 60 ou 90 dias.

Aproveite para entender as opções de meios de envio que oferece atualmente e diversifique-os, a fim de reduzir custos ou criar vantagens para o cliente, como entrega no mesmo dia.

9 – Coronavírus é uma bom momento para renegociar suas dívidas

Dialogar com os fornecedores é fundamental neste momento de crise, em que é preciso que a relação comercial seja, mais do que nunca, de uma parceria.

Tente estabelecer condições justas para ambos, já que estamos todos no mesmo barco, para quitar dívidas existentes e realizar compras futuras.

A ideia é forçar a manutenção do fluxo de caixa mais saudável possível.

10 – Fique atento às notícias do mercado

Governo tem adotado medidas de contenção de crise em todas as suas esferas, como a que isenta PMEs de pagar o Simples por três meses.

Ler  Confiança do Comércio Sobe no Fim do Primeiro Semestre, Mas Sinais de Alerta Persistem

A sociedade civil também tem realizado ações, como o movimento “Compre do Pequeno Negócio”, do SEBRAE, e até mesmo o Facebook tem auxiliado com crédito para ajudar os empreendedores nesse momento.

Como qualquer crise, essa também passará, e o caminho será menos tortuoso com a união.

Caso consiga atravessar a turbulência com sucesso, não esqueça de compartilhar suas experiências com outros empreendedores e divida as estratégias que salvaram o seu negócio e que poderão também ajudar o próximo.

Sobre a Nuvemshop

A Nuvemshop oferece uma solução tecnológica de e-commerce líder na América Latina.

Sua plataforma para o desenvolvimento de lojas virtuais é robusta e consegue evoluir para acompanhar o crescimento dos negócios, sem importar o tamanho da operação, permitindo que marcas de todos os portes criem suas lojas com facilidade e segurança.

Com mais de 30 mil marcas ativas, conta com mais de 160 colaboradores, localizados principalmente nos escritórios de São Paulo, Belo Horizonte e Buenos Aires.

LEIA TAMBÉM

Vendas online: como se destacar em meio a uma crise que não tem prazo para terminar

CNC: Cenário de crise traz oportunidades para o comercio

Coronavoucher: trabalhadores informais terão direito ao benefício

SEST SENAT realiza mobilização nacional de combate ao coronavírus

Coronavírus: como empreender durante o pânico do mercado?

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: coronaviruscovid-19crise do coronavirusE-commerceloja virtualvendas online
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Governo lança pacote de medidas para sustentar exportações diante do tarifaço dos EUA: confira as principais

por Redação
13/08/2025
edit post
Governo lança pacote de medidas para sustentar exportações diante do tarifaço dos EUA: confira as principais

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) um pacote emergencial de crédito, seguro e incentivos fiscais para proteger exportadores brasileiros dos efeitos das tarifas de 50% impostas pelos...

Leia maisDetails

Porto de Santos registra recorde histórico na movimentação de cargas em julho

por Kayene Simao
10/08/2025
edit post
Porto de Santos registra recorde histórico na movimentação de cargas em julho

O Porto de Santos atingiu, em julho, a maior movimentação mensal de cargas de sua história, ultrapassando pela primeira vez a marca de 17 milhões de toneladas. Os...

Leia maisDetails

Tarifa de 50% imposta pelos EUA deve redirecionar café brasileiro para a China

por Redação
04/08/2025
edit post
Tarifa de 50% imposta pelos EUA deve redirecionar café brasileiro para a China

A tarifa de importação de 50% imposta pelo governo Trump sobre o café brasileiro promete redesenhar as rotas globais de comércio do grão, pressionando o maior produtor e...

Leia maisDetails

Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

por Kayene Simao
31/07/2025
edit post
Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), calculado pelo FGV IBRE, caiu 2,2 pontos em julho, atingindo 87,1 pontos, após três meses consecutivos de alta. Na métrica de...

Leia maisDetails

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

por Kayene Simao
26/07/2025
edit post
Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Embora a Black Friday de 2025 esteja marcada para o dia 28 de novembro, o período de preparação para varejistas que dependem de produtos importados já começou. Segundo...

Leia maisDetails
edit post
Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

por Redação
18/08/2025

Mark Zuckerberg, CEO da Meta Platforms, ultrapassou o fundador da Amazon, Jeff Bezos, e agora ocupa a posição de terceiro...

edit post
Em entrevista ao The Washington Post, Alexandre de Moraes diz que a possibilidade de recuo é zero

Em entrevista ao The Washington Post, Alexandre de Moraes diz que a possibilidade de recuo é zero

por Kelly Couto
18/08/2025

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, declarou em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post que...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Impactos Tarifa Trump para o Brasil: entenda o cenário a médio e longo prazo

Impactos Tarifa Trump para o Brasil: entenda o cenário a médio e longo prazo

por Kelly Couto
18/08/2025

Por que o Brasil preferiu se preparar para o pior ao invés de tentar um diálogo com Trump? Decisão estratégica...

edit post
Índice de Atividade Econômica IBC-Br recua em junho e sinaliza desaceleração da economia brasileira

Índice de Atividade Econômica IBC-Br recua em junho e sinaliza desaceleração da economia brasileira

por Redação
18/08/2025

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d