• Recentes
  • Tendências
edit post
evento-bots

Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP

19/08/2019
edit post
Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

31/07/2025
edit post
Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

31/07/2025
edit post
Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

31/07/2025
edit post
Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

31/07/2025
edit post
Venda de imóveis rurais no Brasil exige atenção à legislação e ao planejamento tributário

Venda de imóveis rurais no Brasil exige atenção à legislação e ao planejamento tributário

31/07/2025
edit post
Planejamento contábil torna-se estratégico para a sobrevivência das empresas

Planejamento contábil torna-se estratégico para a sobrevivência das empresas

31/07/2025
edit post
Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

31/07/2025
edit post
Goiás registra queda expressiva nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025

Goiás registra queda expressiva nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025

31/07/2025
edit post
Brasil retoma embarques de petróleo aos EUA após isenção de tarifas

Brasil retoma embarques de petróleo aos EUA após isenção de tarifas

31/07/2025
edit post
Do gesto polêmico ao gol salvador: os momentos que marcaram a noite da Copa do Brasil

Do gesto polêmico ao gol salvador: os momentos que marcaram a noite da Copa do Brasil

31/07/2025
edit post
Ministro Alexandre de Moraes vai ao clássico Corinthians x Palmeiras e é flagrado fazendo gesto obsceno durante a partida

Ministro Alexandre de Moraes vai ao clássico Corinthians x Palmeiras e é flagrado fazendo gesto obsceno durante a partida

31/07/2025
edit post
Microsoft registra salto com serviços de nuvem e bate recorde de gastos com IA

Microsoft registra salto com serviços de nuvem e bate recorde de gastos com IA

30/07/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 31 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP

Redação por Redação
19/08/2019
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
evento-bots

Foto: Marcelo Kahn

CompartilharCompartilhar

Em encontro realizado na última quinzena, diversas empresas compartilharam suas experiências em seus produtos, através da aplicação de bots e assistentes de voz, em São Paulo. As principais marcas representavam operadoras de TV por assinatura, varejistas, bancos tradicional e digital, seguradoras, universidades, operadoras de telecomunicações, entre outras, na 5ª edição do Super Bots Experience.

Talvez você goste de ver:

Microsoft registra salto com serviços de nuvem e bate recorde de gastos com IA

Inclusão digital cresce entre idosos no Brasil com programas de capacitação e acesso à internet

YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

O evento abordou os principais desafios dos Bots no Brasil e como chatbots e a inteligência artificial têm contribuído para a otimização dos canais de atendimentos, vendas e eficiência do trabalho.

Confira algumas empresas que já utilizam a Tecnologia como principal aliada que apresentaram seus cases no evento

Sompo Seguros
Em sete meses, a empresa Sompo Seguros registrou mais de 280 mil atendimentos com o bot Sayuri. Na ocasião, o robô atingiu 50% de retenção e redução de quase 50% no tempo de atendimento, saindo de 90 para 49 segundos.

Vivo
Com atendimentos de demandas simples, como informações sobre funcionalidades da internet, confirmação de planos e recargas, consulta de recarga, segunda via, entre outros, a operadora Vivo registrou mais de 1 milhão de interações por mês com o assistente virtual no Whatsapp.

Gabriela Bianco, diretora de projetos de experiência do cliente, afirmou que o canal retém 98% dos consumidores. Ainda segundo a executiva, desde que a Aura foi lançada, em fevereiro, a inteligência artificial acumula mais de 70 milhões de interações e está presente em, pelo menos, 20 canais.

Supergasbras
Em apenas seis meses, a Supergasbras já registra aumento de 10% das vendas de botijões, através de robôs de conversação no WhatsApp e Facebook Messenger, com mais de 15 mil interações por mês. Porém não é só o aumento das vendas que é motivo de comemoração. A chegada dos dois bots ampliaram também a acessibilidade.

Ler  5 dicas para gerar mais clientes potenciais com um bot no WhatsApp

Fabiano Balassiano, líder de inovações da empresa, afirmou que a marca sempre teve uma preocupação social, e os bots acabaram se tornando um canal facilitador para deficientes que tinham dificuldades de realizarem seus pedidos através do telefone. “A gente fica muito orgulhoso de saber que os bots estão gerando acessibilidade. Que está gerando uma inclusão social através de uma inovação”. Comentou Fabiano, afirmando que o bot abriu caminho para entender, ainda mais, as dores dos clientes. “A gente sempre lê os comentários dos clientes. E a gente leu um comentário de um cliente falando sobre isso (acessibilidade), e aí, eu, pessoalmente, entrei em contato com esse cliente por whatsapp e pedi para que o cliente contasse um pouco mais sobre isso. E aí ele mandou um longo áudio relatando que sempre teve problemas para comprar o gás e que uma vez por mês, ou, uma vez, a cada 45 dias era o momento mais triste da vida dele. Ele tinha que pegar o telefone, mas não conseguia falar. Ou ele tinha que esperar um caminhão passar.”

Para o líder de inovações, as informações colhidas através dos bots possibilitou conhecer profundamente cada necessidade, para atacar os problemas dos clientes.

Empresas fornecedoras de robôs estão preocupadas, cada vez mais, em criação de bots com propósito

A Universidade Estácio de Sá, que começou a operar com o bot em novembro do ano passado, já registra mais de 1 milhão de sessões de atendimento e mais de dois milhões de perguntas feitas, desde a sua inauguração, o que dá uma média de quase 200 mil atendimentos por mês.

“A plataforma que escolhemos para trabalhar foi a plataforma da Inbenta por conta do formato que ela opera, porque ela é por semântica, então o atendimento é por conteúdo, e não por palavras só. Com isso a ferramenta entende o que o cliente está pedindo, e aí, a EVA, que no caso é a nossa assistente virtual, ela vai sendo treinada, aprendendo esse conteúdo e vai respondendo para o cliente de maneira cada vez mais assertiva”. Afirmou Liliana Sebusiani, gerente de relacionamento, experiência e empregabilidade da Estácio. “Para ser assertiva, a gente precisa sim colocar informações. Então tem conteudistas que ficam estudando as necessidades que os clientes estão pedindo para ir melhorando o nível de resposta.” Complementou.

Ler  Acessibilidade: Samsung lança TV com recursos para cegos, surdos e daltônicos

Para o country manager Brasil da Inbenta, Àngel Trujillo, a busca por respostas que se apropriam de Linguagem Natural, através da Inteligência Artificial, é uma prioridade constante. Para o Fornecedor da Plataforma da Estácio, criar bots com propósito impulsiona no alcance dos resultados reais do negócio. “Fizemos um processo muito bem feito para atendimento ao aluno, e nos preocupamos em criar uma personagem que representasse a marca. Pensamos em não criar, simplesmente, um conjunto de respostas e processos, mas dar uma personalidade para que seja uma experiência para o usuário mais amigável e mais fácil”, relatou Àngel sobre a experiência de fornecer a plataforma para a universidade.

Bots X Apps: marcas também discutiram sobre o fim dos aplicativos

O encontro não serviu para mostrar, apenas, a eficiência dos bots. Líderes da Accenture e do Banco do Brasil, por exemplo, trouxeram à tona também uma importante discussão sobre a possibilidade de extinção dos apps.

Para o diretor da área de inteligência artificial robótica e análise avançada de dados para Brasil e América Latina da Accenture, David Dias, os aplicativos poderão dar lugar às interfaces conversacionais. Já Emmanuelle Oliveira, gerente de soluções em inteligência artificial e integração com atendimento do Banco do Brasil, também acredita nas possibilidades, mas afirmou que ainda é muito prematuro apostar em prazos para a o fim dos apps.

Ricardo Prates, gerente de mobile e inovação da SulAmérica Seguros, ressaltou que embora os bots sejam considerados ameaçadores para os aplicativos, é preciso considerar que mudar o hábito do consumidor não será uma tarefa fácil. Eles já se sentem autossuficientes, quando realizam autoatendimento por meio do aplicativo. O especialista lembrou também que há 20 anos, havia uma expectativa do fim da linguagem Cobol, no entanto, ela permanece até o presente momento. Para Ricardo, fazer projeções em tecnologia, é delicado e arriscado.

Sobre o Super Bots Experience
O Super Bots Experience é o mais importante seminário no Brasil sobre negócios e tendências do mercado de chatbots e inteligência artificial. Sua agenda é composta por painéis e palestras com executivos de empresas líderes desse setor.

Ler  NFTs: como criar, comprar e vender

Este ano, o encontro aconteceu nos dias 7 e 8 de Agosto, em São Paulo, e contou com a presença de 9 CEOs, 15 grandes marcas que já lançaram chatbots e 23 patrocinadores com soluções diversas para robôs de conversação, como Coca-Cola, Fast Shop, TIM, Porto Seguro Cartões, Editora Moderna, Sky, Banco Original, entre outras marcas renomadas.

A próxima edição está prevista para agosto do ano que vem.

Confira algumas fotos do evento

Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP 20190807 MarceloKahn 2148
Foto: Marcelo Kahn
Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP 20190807 MarceloKahn 2508
Foto: Marcelo Kahn
evento-bots
Foto: Marcelo Kahn

Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP 20190807 MarceloKahn 2661
Foto: Marcelo Kahn
Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP 20190807 MarceloKahn 2144
Foto: Marcelo Kahn

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: botschatbotssuperbots
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Microsoft registra salto com serviços de nuvem e bate recorde de gastos com IA

por Redação
30/07/2025
edit post
Microsoft registra salto com serviços de nuvem e bate recorde de gastos com IA

A Microsoft Corporation anunciou hoje os resultados financeiros do quarto trimestre do ano fiscal de 2025, impulsionados por um crescimento sólido em sua plataforma de nuvem e investimentos...

Leia maisDetails

Inclusão digital cresce entre idosos no Brasil com programas de capacitação e acesso à internet

por Kayene Simao
30/07/2025
edit post
Inclusão digital cresce entre idosos no Brasil com programas de capacitação e acesso à internet

A inclusão digital da população idosa no Brasil tem avançado significativamente nos últimos anos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2024, divulgados pelo...

Leia maisDetails

YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

por Kelly Couto
28/07/2025
edit post
YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

O YouTube anunciou um faturamento de US$ 9,8 bilhões em receita publicitária no último trimestre, superando isoladamente todas as principais empresas de Hollywood em geração de receita. O...

Leia maisDetails

TIM amplia cobertura 5G em Minas Gerais com investimento de R$ 250 milhões

por Kayene Simao
25/07/2025
edit post
TIM amplia cobertura 5G em Minas Gerais com investimento de R$ 250 milhões

A operadora TIM anunciou um investimento de R$ 250 milhões em Minas Gerais com foco na ampliação da cobertura 5G, modernização da infraestrutura de rede e expansão da...

Leia maisDetails

Microsoft lidera ranking de marcas mais visadas em golpes de phishing no 2º trimestre de 2025

por Kayene Simao
24/07/2025
edit post
Microsoft lidera ranking de marcas mais visadas em golpes de phishing no 2º trimestre de 2025

A Check Point Research (CPR), divisão de inteligência de ameaças da Check Point Software, divulgou seu relatório trimestral Brand Phishing Ranking, que aponta as marcas mais frequentemente imitadas...

Leia maisDetails
edit post
Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

por Kayene Simao
31/07/2025

Com a aproximação do Dia dos Pais, muitos consumidores buscam alternativas criativas e significativas para presentear. Em vez dos tradicionais...

edit post
Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

por Kayene Simao
31/07/2025

A gestão de facilities no Brasil apresenta níveis distintos de desenvolvimento tecnológico conforme o setor analisado. Uma pesquisa da Associação...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

por Kayene Simao
31/07/2025

Diante das recentes mudanças nas regras de visto para países tradicionalmente visitados por brasileiros, muitos turistas têm buscado novas opções...

edit post
Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

por Kelly Couto
31/07/2025

A Casa Branca oficializou nesta quarta-feira (30) a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, como...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d