No primeiro dia da campanha de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) na capital paulista, realizado no sábado (6), 624 gestantes foram imunizadas, segundo informações da Prefeitura de São Paulo.
A vacinação é indicada a partir de 28 semanas de gestação e tem como principal objetivo proteger bebês menores de seis meses, que recebem anticorpos por meio da mãe. A estratégia busca reduzir casos graves da infecção, responsável por significativa parcela das internações respiratórias infantis. Dados do Ministério da Saúde apontam que o VSR causa cerca de 75% dos episódios de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças com menos de dois anos.
De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, a imunização de gestantes é considerada uma medida fundamental para reduzir complicações nos primeiros meses de vida dos recém-nascidos, período em que são mais vulneráveis às formas graves da doença.
A partir desta segunda-feira (8), a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h. A população pode consultar a disponibilidade das doses por meio da plataforma De Olho na Fila.
Para receber a vacina, gestantes devem apresentar documento de identificação e comprovante de 28 semanas de gestação emitido durante o acompanhamento pré-natal.
Com informação agência Brasil.






















