A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) abriu as inscrições para a edição de 2026 do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Serviços Avançados (PD&I). A iniciativa é voltada à comunidade acadêmica e estimula a formação de grupos de trabalho (GTs), preferencialmente em parceria com startups, para desenvolver soluções inovadoras que possam atender às organizações usuárias do Sistema RNP.
Cada grupo selecionado receberá R$ 300 mil para desenvolver um Produto Minimamente Viável (MVP). As inscrições estão abertas até 2 de fevereiro de 2026.
Foco em desafios prioritários da Educação
Criado em 2002, o programa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de novos produtos e serviços tecnológicos para o Sistema RNP. Nesta edição, o foco recai sobre desafios estratégicos da Educação, alinhados a Políticas públicas como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Política Nacional de Educação Digital (Pned).
As propostas devem abordar temas como permanência estudantil, integração entre ambientes físico e digital, interoperabilidade de processos acadêmicos, formação em competências digitais, acessibilidade, inclusão, extensão universitária e organização curricular flexível.
Requisitos e critérios de avaliação
Os grupos interessados devem ser liderados por um pesquisador vinculado a instituição de ensino ou pesquisa, pública ou privada. As propostas precisam seguir o modelo disponibilizado pela RNP e detalhar equipe envolvida, parceiros, tema escolhido, escopo e plano de uso dos recursos.
A avaliação será conduzida pela RNP em parceria com instituições como a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Laboratório Nacional de Redes de Computadores (Larc) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Serão considerados critérios como solidez técnica, grau de inovação, viabilidade e potencial de transformação em serviço ou solução aplicável. A competência dos coordenadores e demais integrantes dos GTs também será analisada.
Webinares e cronograma
Para esclarecer dúvidas, a RNP promoverá dois webinares: um em 15 de dezembro de 2025 e outro em 15 de janeiro de 2026.
O resultado da chamada pública será divulgado a partir de 16 de abril de 2026. Os grupos selecionados serão contratados por 12 meses, com início previsto para 1º de julho de 2026, e contarão com suporte técnico da instituição durante todo o desenvolvimento das soluções.























