Entre os dias 11 e 20 de setembro, a Scania promoveu uma experiência inédita ao levar 30 clientes brasileiros para uma imersão no futuro da mobilidade e da inovação durante o programa Consórcio Select China 2025.
A jornada incluiu uma visita exclusiva à nova fábrica da Scania em Rugao, província de Jiangsu, a cerca de 200 km de Xangai. A unidade, considerada uma das mais modernas do mundo, será inaugurada em breve e marca a entrada da fabricante no mercado chinês, um dos mais promissores para o setor de transportes e desenvolvimento tecnológico.
Participantes e abrangência
Os clientes selecionados são integrantes do Consórcio Scania e atuam nos segmentos de transporte de grãos, líquidos, combustíveis e cargas gerais em seis estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. A delegação também contou com representantes das concessionárias parceiras Grupo WLM e P. B. Lopes.
Liderança presente
Estiveram presentes executivos da Scania Operações Comerciais Brasil, como Simone Montagna (presidente e CEO), Alex Nucci (diretor de Vendas de Soluções) e Marcelo Gallao (diretor de Desenvolvimento de Negócios). Pela Scania Serviços Financeiros, marcaram presença Oscar Jaern (presidente) e Rodrigo Clemente (diretor comercial do Scania Consórcio).
“Foi uma jornada em que voltamos diferentes. Mais conectados, mais inspirados, mais preparados para os desafios do nosso dia a dia. Essa viagem foi mais do que uma missão técnica, foi uma celebração da parceria entre a Scania e seus clientes, e uma oportunidade única de aprendizado e transformação”, afirmou Oscar Jaern, presidente da Scania Serviços Financeiros.
“Está em nosso DNA oferecer experiências diferenciadas, com curadoria de conteúdo que agrega valor aos negócios. Inauguramos as visitas à nova fábrica da Scania e exploramos o ecossistema de inovação chinês. Fortalecemos laços e promovemos trocas enriquecedoras entre os clientes”, destacou Rodrigo Clemente, diretor comercial do Scania Consórcio.
Programação diversificada
A missão começou com uma parada em Dubai, nos Emirados Árabes, onde os participantes vivenciaram experiências culturais e tecnológicas. Na China, além da fábrica em Rugao, a programação incluiu visitas à operação comercial em Xangai e encontros com executivos como Ruthger de Vries (presidente da Scania Ásia), Mats Harborn (presidente do Grupo Scania China) e o brasileiro Renato Mascarenhas (vice-presidente de logística).
Os clientes conheceram também empresas de tecnologia, centros de desenvolvimento de veículos autônomos e o “Mundo dos Robôs”, acompanhando de perto soluções em Mobilidade urbana, veículos autônomos e robôs inteligentes que já fazem parte da realidade chinesa.
Futuro do transporte sustentável
Durante a visita, os executivos reforçaram a visão de que o transporte sustentável será eclético: caminhões movidos a diesel, gás e eletricidade devem coexistir, conforme a necessidade de cada operação.
Com o Select China 2025, a Scania reforça seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o relacionamento de longo prazo com seus clientes e parceiros.