O Banco ABC Brasil (ABCB4), listado no Nível 2 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), fechou o 3T24 com um Lucro Líquido de R$255,1 milhões, aumento de 11,8%, em relação aos R$228,2 milhões registrados no mesmo período de 2023.
Esse resultado representa um Retorno sobre o Patrimônio Anualizado (ROAE) de 16,2%, no 3T24. +Nos primeiros nove meses do ano, o mesmo indicador chegou a R$728,2 milhões, valor 17,4% maior ante os R$620,1 milhões anunciados no mesmo período do ano passado.
Nesse trimestre, o banco ultrapassou R$50 bilhões em Carteira de Crédito Expandida e a servir mais de 5 mil clientes corporativos. Além disso, o indicador apresentou evolução de 14,5% nos últimos 12 meses.
De acordo com Ricardo Moura, Diretor de Relações com Investidores, M&A Proprietário e Estratégia do ABC Brasil, todos os segmentos de clientes apresentaram crescimento de dois dígitos em comparação ao mesmo período do ano anterior, de forma que as taxas de crescimento – tanto da carteira total, quanto do segmento Middle – se situam dentro da expectativa (guidance) para o ano, “para ambas as carteiras – total e do Middle – temos a expectativa de crescer entre 10% e 15% em 2024”, conta o executivo.
A Margem Financeira do Banco ABC Brasil atingiu R$621,8 milhões no 3T24 – pela primeira vez ultrapassando a marca de R$600 milhões em um trimestre. O crescimento de 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, foi impulsionado pela Margem com Clientes (no 3T24, ficou em R$366,9 milhões) e pela Margem com Mercado (total de R$127,8 milhões, no período).
“Nessa temporada, podemos notar novamente os efeitos positivos da nossa estratégia de diversificação de receitas sobre os números do Banco. Um processo iniciado em 2019 e a cada trimestre é possível perceber, de forma mais clara, o sucesso de sua implementação”, reitera Moura.
A Receita de Serviços encerrou o trimestre em R$117,2 milhões – novamente acima da marca de R$100 milhões – aumento de 0,4%, em relação ao mesmo período de 2023. Destaque para o Banco de Investimentos que teve seu melhor resultado histórico no acumulado de 9 meses.
ESG
O ABC Brasil continua avançando em sua jornada de descarbonização, alinhando-se ao esforço global para mitigação das mudanças climáticas. Com o objetivo de apoiar seus clientes na transição para uma economia de baixo carbono, ampliou a sua oferta de produtos sustentáveis, reafirmando o seu compromisso com um futuro mais responsável e ambientalmente consciente.
Em setembro de 2024, passou a ofertar créditos de carbono no mercado voluntário. Essa nova solução possibilita que os clientes do ABC Brasil neutralizem suas emissões residuais, complementando as soluções de descarbonização já disponíveis em seu portfólio.
Sobre o ABC Brasil
O ABC Brasil é um banco múltiplo, especializado na oferta diversificada de serviços para empresas. Listado no Nível 2 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), é um dos únicos do país a contar com suporte de um controlador internacional e autonomia local. Em 2024, ano em que completa 35 anos, apresentou ao mercado seu novo posicionamento, baseado nos atributos de solidez e relacionamento com cliente.
Com o direcionamento de que as relações humanas constroem valor, inspirou a criação do ROR (Return on Relationship), uma forma de potencializar o sucesso dos negócios e da marca, com base no endereçamento das necessidades dos clientes e vínculos duradouros de lealdade e confiança. Além disso, o foco no cliente levou o ABC Brasil a expandir seu portfólio, que hoje inclui corretagem de seguros, comercialização de energia, recuperação de crédito e banco de investimentos.