• Recentes
  • Tendências
Benchmarking

Benchmarking: o que é, como fazer e quais os benefícios

27/08/2022
Turismo nacional registra recorde de faturamento e movimenta R$ 90,4 bilhões em 2025

Turismo nacional registra recorde de faturamento e movimenta R$ 90,4 bilhões em 2025

30/07/2025
Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

29/07/2025
Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

29/07/2025
Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

29/07/2025
GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

29/07/2025
Santander abre inscrições para programa de trainee com salário de até R$ 9,2 mil

Santander abre inscrições para programa de trainee com salário de até R$ 9,2 mil

29/07/2025
Brasil deixa novamente o Mapa da Fome da ONU após avanços sociais e econômicos

Brasil deixa novamente o Mapa da Fome da ONU após avanços sociais e econômicos

29/07/2025
Dólar sobe com tensão Brasil-EUA e fortalecimento global da moeda americana

Dólar sobe com tensão Brasil-EUA e fortalecimento global da moeda americana

29/07/2025
Ibovespa recua com tensão pré-tarifária e cenário político interno

Ibovespa recua com tensão pré-tarifária e cenário político interno

29/07/2025
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

29/07/2025
Feirão do Turismo 2025 terá edição presencial em São Paulo e versão online para todo o país

Feirão do Turismo 2025 terá edição presencial em São Paulo e versão online para todo o país

29/07/2025
Ford investe mais US$ 40 milhões na fábrica da Argentina para ampliar produção da Ranger

Ford investe mais US$ 40 milhões na fábrica da Argentina para ampliar produção da Ranger

29/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
quarta-feira, 30 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Benchmarking: o que é, como fazer e quais os benefícios

Sarah Souza por Sarah Souza
27/08/2022
em Marketing
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Benchmarking

Descubra como o benchmarking pode alavancar o seu negócio

CompartilharCompartilhar

Saber como empresas parceiras ou concorrentes estão atuando, pode ser muito valioso para entender a adequação de suas estratégias ao cenário de mercado. Decerto, essa análise comparativa é conhecida como benchmarking.

O que é benchmarking?

Traduzindo para o português, benchmarking quer dizer avaliação comparativa. Porém, na origem da palavra (bench + marking), pode significar ponto de referência, ou seja, uma marcação de local. 

Talvez você goste de ver:

Netflix adota IA generativa em produções e finaliza cenas com 10x mais agilidade

Revista Capital Econômico Lança Iniciativa para Conectar Marcas Brasileiras de Qualquer Tamanho ao Mercado Americano

Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

Em outras palavras, na linguagem corporativa, o benchmarking é o processo de pesquisa e análise entre empresas do mesmo setor ou modelo de negócio. Portanto, seu principal objetivo é visualizar como suas estratégias de negócio estão coerentes com as praticadas no mercado pelos parceiros ou concorrentes.

Em resumo, é conhecer, analisar e entender onde seus parceiros e concorrentes estão atuando, e como estão atuando, e identificar se seu negócio tem feito o mesmo. Assim como um ponto de referência.

Esse ponto de referência certamente servirá para guiar sua equipe no desenvolvimento de iniciativas e projetos que possam melhorar as ações da empresa no mercado.

Quais são os tipos de benchmarking?

Para tirar o máximo proveito dessa estratégia, certamente é preciso entender que existem vários tipos de benchmarking.

Competitivo

Mais comum no mercado, neste tipo de benchmarking o objetivo é usar os dados e ações dos concorrentes como referência. 

Genérico

Este tipo de benchmarking deve ser aplicado quando a sua e a outra empresa possuem processos semelhantes, mas não disputam mercado. A comparação tem como objetivo encontrar ideias novas ou pontos de melhoria.

Funcional

Orientado pelas funções, este tipo de benchmarking busca encontrar qual a melhor forma de executar as etapas que podem ser aplicadas naquela função. Nesse caso, pode ser feito em qualquer empreendimento mesmo sem serem parecidos, por exemplo. 

Ler  5 tendências para o mercado da comunicação em 2024

Interno

Neste modelo, avalia-se como diferentes setores do empreendimento se comportam. Seja em níveis de organização, produtividade ou outros resultados.

De cooperação

Nesse modelo de benchmarking ocorre a troca entre duas empresas que se destacam em atividades diferentes. 

Por exemplo, uma empresa excelente na produção de eventos, porém, não tão boa no marketing de conteúdo, pode combinar a troca de experiências com outra. A parceria serve para, de fato, alavancar ambas as empresas da melhor maneira possível.

Benefícios do benchmarking

Conhecer e entender a realidade de outras empresas e concorrentes pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Decerto, a utilização do benchmarking como estratégia permite:

  • identificar possíveis falhas na estruturação dos processos do seu negócio;
  • conhecer novas estratégias e ferramentas que podem ser aplicadas à realidade da sua empresa;
  • identificar a realidade e as novas tendências de mercado;
  • ganhar potencial argumentativo para implementação de mudanças.

Como fazer benchmarking?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que existem alguns princípios que devem ser seguidos. Sem dúvida, são códigos éticos, que garantem o bom andamento do processo e dos resultados.

  • Legalidade: obtenha todos os dados e qualquer informação de maneira legal e transparente;
  • Troca: ofereça o equivalente ao solicitado ao parceiro de benchmarking;
  • Confidencialidade: mantenha em sigilo as informações que você conseguiu, exceto em casos onde haja a liberação de divulgação.

6 passos para fazer benchmarking

1- Selecione concorrentes para monitorar

Escolha alguns dos principais concorrentes do seu negócio para acompanhar como eles atuam. Ou seja, monitore redes sociais, notícias, informações públicas e qualquer outro tipo de dado que consiga acesso.

2- Escolha empresas parceiras para conversar

Para o benchmarking de cooperação você deve escolher empresas parceiras para se reunir e trocar ideias de negócio. Então, busque parceiros que tenham fit com suas atividades para conseguir tirar melhor proveito dessa estratégia.

3- Defina os indicadores de análise

Estabeleça quais serão os indicadores analisados na sua estratégia de benchmarking. Tanto os quantitativos, quanto os qualitativos. Defina, por exemplo, se quer acompanhar dados como o de conversões em vendas, estrutura da equipe, ferramentas utilizadas etc e registre tudo em documento.

Ler  Itabus lança nova marca "Publicidade em Movimento"

4- Faça a análise dos dados

Avalie os dados apurados, seja qual for o tipo de benchmarking, entenda o que eles representam e como eles se aplicam a sua estratégia.

5- Identifique os pontos altos e baixos

Busque identificar nas experiências onde estão seus pontos fortes e pontos fracos. Sobretudo, uma boa forma de fazer este tipo de avaliação é por meio da análise SWOT. 

6- Implemente mudanças no seu negócio

Após ter todos os dados e informações sobre como o mercado age, é hora de implementar as mudanças que seu negócio precisa para tornar-se ainda mais competitivo.

Leia também:

Como fazer um plano de negócios eficiente para atrair investidor

Marketing Digital para pequenas empresas: dicas valiosas

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: benchmarking
CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Netflix adota IA generativa em produções e finaliza cenas com 10x mais agilidade

por Redação
19/07/2025
Netflix adota IA generativa em produções e finaliza cenas com 10x mais agilidade

A Netflix anunciou que já está utilizando inteligência artificial generativa (GenAI) na produção de seus programas e filmes originais. A revelação foi feita durante a conferência de resultados...

Leia maisDetails

Revista Capital Econômico Lança Iniciativa para Conectar Marcas Brasileiras de Qualquer Tamanho ao Mercado Americano

por Redação
08/07/2025 - Atualizado em: 09/07/2025
Revista Capital Econômico Lança Iniciativa para Conectar Marcas Brasileiras de Qualquer Tamanho ao Mercado Americano

A Revista Capital Econômico, publicação referência  em negócios, economia e empreendedorismo, com um alcance superior a 5 milhões de pessoas, anuncia sua expansão para os Estados Unidos e...

Leia maisDetails

Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

por Kayene Simao
30/06/2025
Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

À primeira vista, pode soar inusitado: o que faz um grupo de agrônomos trabalhando em uma agência de marketing digital? A pergunta tem sido feita com frequência e...

Leia maisDetails

Marketing Estratégico: O Que Faz Um Restaurante Se Destacar em Meio à Concorrência

por Kayene Simao
23/06/2025
Crescimento do Marketing de Influência e Suas Tendências para 2025

Em um cenário de intensa competição no setor de alimentação, a qualidade da comida deixou de ser um diferencial. Hoje, ela é o ponto de partida. Para um...

Leia maisDetails

Marketing de influência deve movimentar US$ 33 bilhões em 2025

por Kayene Simao
18/06/2025
Crescimento do Marketing de Influência e Suas Tendências para 2025

O marketing de influência continua em expansão global e deve movimentar cerca de US$ 33 bilhões em 2025, de acordo com levantamento da plataforma de dados Statista. O...

Leia maisDetails
Turismo nacional registra recorde de faturamento e movimenta R$ 90,4 bilhões em 2025

Turismo nacional registra recorde de faturamento e movimenta R$ 90,4 bilhões em 2025

por Kayene Simao
30/07/2025

O turismo brasileiro alcançou o maior faturamento já registrado na série histórica iniciada em 2012. Entre janeiro e maio de...

Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

por Kayene Simao
29/07/2025

A moda circular tem se consolidado como uma abordagem estratégica para repensar a produção e o consumo no setor têxtil...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

por Kayene Simao
29/07/2025

A Caixa Econômica Federal iniciou na segunda-feira (28) o pagamento de mais uma parcela do incentivo por frequência escolar do...

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

por Kayene Simao
29/07/2025

O crescimento de um pequeno negócio costuma ser motivo de comemoração, mas também exige atenção redobrada. Para microempreendedores individuais (MEIs),...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d