O mercado brasileiro de serviços de beleza é referência no mundo, com cerca de 1 milhão de salões de beleza, que movimentam R﹩ 40 bilhões.
Mas os desafios para pequenos e médios empresários do setor é grande, com questões como a gestão dos profissionais, padronização de processos, administração, manutenção do espaço físico, marketing, gerenciamento do negócio, gestão financeira, entre outros.
Tendo em vista esses desafios e com o objetivo de impulsionar negócios para pequenos em médios empreendedores, a rede pioneira de salões carioca Walter’s Coiffeur criou um novo modelo de negócios de expansão agregadora de franquias.
“Recebemos contatos de clientes empresários e proprietários de pequenos e médios salões de beleza que desejam virar franqueados da rede. A partir dessa demanda, criamos o novo modelo para impulsionar esses negócios”, afirma a diretora da rede, Kátia Silva.
O novo modelo de franquia chamado de “Programa Walter’s + Você” tem como objetivo unir forças com o profissional de beleza proprietário de salão, com o know-how de mais de 60 anos, da rede Walter’s Coiffeur, que chancela e presta consultoria de metodologia de gestão.
“Temos como expectativa desse novo modelo de negócio atingir mais de 50 salões em dois anos com a marca Walter’s Coiffeur no Rio de Janeiro, gerando mais que R$ 2.000.000,00 em aumento no faturamento anual. Para isso, contamos com uma equipe qualificada e especializada no segmento de beleza, além da Walter’s Academy que forma, capacita e treina profissionais da beleza não só para ingressar na rede, mas também para o mercado.”, rssalta Walter Filho, Diretor da marca Walter’s Coiffeur.
Investimento em inovações e sustentabilidade
Além da expansão das franquias, a rede investiu em inovações tecnológicas para oferecer diferenciais aos clientes.
Entre as ações implementadas estão o aplicativo para agendamentos, a TV Walter’s, em que são veiculados conteúdos exclusivos em todas as televisões da rede e parceria de longa data com a ONG Cabelegria, que produz e doa perucas para pacientes com câncer.
Impulsionando o pilar de sustentabilidade da marca, a rede passou a adotar um novo sistema de duchas para lavagem dos fios com racionalização de água que promoveu a redução em 50% de desperdício, além do uso de sacolas e copos sustentáveis produzidos por materiais recicláveis.
Melhores empresas para se trabalhar
Nos anos de 2020 e 2021, em meio a pandemia, a rede Walter’s Coiffeur recebeu a certificação da consultoria Great Place to Work e integra o hall das melhores empresas para de trabalhar do Rio de Janeiro.
“Na rede Walter’s Coiffeur sempre investimos na capacitação, ambiente saudável e bem-estar dos nossos colaboradores. Temos princípios e valores inegociáveis, o clima que conquistamos é fruto de dedicação diária, feedbacks e amor ao que fazemos”, celebra Walter Filho.