• Recentes
  • Tendências
pesquisa-social-commerce

76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp, mostra pesquisa patrocinada pela Infobip

28/02/2020
Irã avisa que ataques de Trump terão “Consequências Eternas”

Irã avisa que ataques de Trump terão “Consequências Eternas”

22/06/2025
Instabilidade fiscal e mudanças no IOF elevam incertezas no ambiente de negócios

Instabilidade fiscal e mudanças no IOF elevam incertezas no ambiente de negócios

21/06/2025
Ataques de Israel ao Irã intensificam tensão geopolítica com impactos globais e no Brasil

Europa aposta na diplomacia enquanto Trump avalia ação militar contra o Irã

21/06/2025
Crescimento de 45% nas transações com cartões empresariais no Brasil em 2024

Novas regras de segurança para dados de cartões exigem adaptações imediatas das empresas

21/06/2025
Falta de Educação Financeira Afasta Brasileiros da Economia Digital, Aponta Pesquisa

Aplicativo de educação financeira gamificada promove evento gratuito em Copacabana

21/06/2025
 CAIXA DISPONIBILIZA SAQUE CALAMIDADE PARA MORADORES DE PETRÓPOLIS (RJ)

Governo inicia pagamento de nova parcela do incentivo do programa Pé-de-Meia

21/06/2025
Leitura estratégica: livros recomendados por líderes para novos empreendedores em 2025

Leitura estratégica: livros recomendados por líderes para novos empreendedores em 2025

20/06/2025
Cenário Econômico dos Estados Unidos e Oportunidades no Mercado de Criptomoedas

Governo propõe taxação do IOF sobre criptoativos e impacta mercado de inovação digital

20/06/2025
Prazo para aderir à Lei do Bem e receber incentivos fiscais é prorrogado até o dia 30 de setembro

Prazo para aderir à Lei do Bem e receber incentivos fiscais é prorrogado até o dia 30 de setembro

20/06/2025
Federal Reserve sinaliza possível corte de juros no segundo semestre de 2025

Federal Reserve sinaliza possível corte de juros no segundo semestre de 2025

20/06/2025
Setor de recuperação de crédito deve ganhar protagonismo em 2025 com alta da inadimplência

Crédito consignado exige atenção para evitar fraudes e armadilhas

20/06/2025
Empreendedor investe R$ 1 milhão em plataforma para impulsionar manufatura 3D no Brasil

Falta de preparo das lideranças desafia empresas e impulsiona iniciativas de formação no Brasil

20/06/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
domingo, 22 junho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp, mostra pesquisa patrocinada pela Infobip

Redação por Redação
28/02/2020
em Comércio
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
pesquisa-social-commerce
CompartilharCompartilhar

São Paulo, fevereiro de 2020 – 76% dos brasileiros já interagem com marcas via WhatsApp, aplicativo presente em 99% dos celulares no País. É o que a aponta a pesquisa “Panorama de Mensageria”, realizada pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time, com patrocínio da Infobip, uma das maiores provedoras de serviços de comunicação do mundo.

Talvez você goste de ver:

Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

Dropshipping vale a pena? Prós e contras

Desaceleração do Varejo Deve Persistir em 2025, Aponta CNC

“O WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais popular do Brasil”, comenta Marcelo Ramos, Regional Manager South LATAM da Infobip. “A abertura da API deles chamou a atenção de muitas marcas, que passaram a utilizar o WhatsApp em campanhas de marketing ou como canal de suporte ao cliente.” A própria Infobip, como um dos brokers homologados pelo aplicativo no mundo, já aplicou a solução em empresas como Unilever e Reclame Aqui.

No Brasil, 77% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas e empresas pelo aplicativo com objetivo para tirar dúvidas e pedir informações. Outros 65% querem receber suporte técnico, e 61% desejam receber promoções. Ressalte-se que é proibido o uso do WhatsApp para disparo de mensagens em massa para fins promocionais.

Finanças — Além disso, o levantamento indica que 61% dos usuários do app querem usá-lo para realizar pagamentos e transferência de dinheiro. Desses, 47% preferem gerenciar o dinheiro por meio de uma conta bancária virtual criada no próprio WhatsApp, 30% preferem transferir de suas contas tradicionais, e 23% optam pelo cartão de crédito. O lançamento do WhatsApp Payments, previsto para este ano, visa a atender esse público.

Demais aplicativos

Além do WhatsApp, o Panorama de Mensageria também avaliou o desempenho do Facebook Messenger, do Instagram e do Telegram no mercado brasileiro. O Messenger, por exemplo, está presente em 79% dos smartphones brasileiros, mas apenas 59% de sua base de usuários acessa o aplicativo todo dia ou quase todo dia. Por outro lado, cresceu o uso do Messenger para a publicação de stories – de 23% para 37% em seis meses. Essa é uma funcionalidade destacada tanto pelo aplicativo quanto pelo próprio Facebook, que a posiciona no topo da tela.

Ler  Com boom do e-commerce D2C, indústria brasileira aposta em canal direto com o consumidor

Além disso, os stories são uma funcionalidade bem conhecida do Instagram, que está presente em 76% dos smartphones brasileiros. Desses, 58% usam o app para trocar mensagens privadas, e, dentro desse grupo, dois em cada três entrevistados afirmam se comunicar com marcas por meio desse canal. Para 84%, as mensagens diretas no Instagram servem para tirar dúvidas sobre produtos e serviços; 75% gostam de receber promoções pelo canal e 69% compram produtos ali.

O Telegram, por sua vez, aumentou sua base de usuários. O aplicativo está presente em 27% dos celulares – 8% a mais do que em agosto do ano passado, quando foi realizado o último Panorama de Mensageria no Brasil. Por outro lado, a fidelização dos usuários não acompanhou o aumento da base: apenas 53% abrem o Telegram todos os dias.

SMS sobrevive

Ao contrário do que muitos previam, o SMS não foi extinto com a abertura da API do WhatsApp para uso corporativo. A pesquisa indica que o SMS é um canal que apresenta certa sazonalidade – sua frequência de uso aumenta em janeiro, mas cai em agosto. “O SMS ainda é muito utilizado pelos setores financeiro e varejista para envio de notificações aos consumidores. Por ser um canal barato e universal, o SMS acaba tendo um custo-benefício interessante”, analisa Ramos.

E mais: o que pode “salvar” o canal de vez é o Rich Communication Services (RCS), que funciona como um SMS mais moderno, capaz de carregar até mesmo imagens e vídeos. No Brasil, nem todas as operadoras adotaram o RCS, e ainda falta um modelo de negócios claro. Mesmo assim, as perspectivas são otimistas, de acordo com executivo.

Conclusões

Soberano no Brasil, o WhatsApp caminha para se tornar um superaplicativo, ainda mais se conseguir emplacar o WhatsApp Payments. “A única desvantagem que o WhatsApp tem em relação aos concorrentes é uma interface mais básica. A experiência do usuário no Facebook Messenger e no RCS é mais rica”, comenta Ramos. “Entretanto, essa pode ser uma estratégia do Facebook para diferenciar os dois canais.”

Ler  Varejo pós-pandemia: Como atender os novos hábitos de consumo?

O fortalecimento de aplicativos de pagamento móvel, porém, pode dificultar a penetração do WhatsApp Payments no País, principalmente se a funcionalidade for implementada depois que o Banco Central regulamentar a questão dos pagamentos instantâneos. Mas, se chegar antes, é bem capaz que o WhatsApp tenha muito impacto no mercado por conta de sua enorme base de usuários ativos.

Sobre a Infobip

A lnfobip opera uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, projetada para conectar operadoras de redes móveis e empresas. Nossos escritórios em seis continentes e nossas parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, promovemos uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Por estarmos presentes mundialmente, somos um provedor de confiança para milhares de clientes ao redor do globo. Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 600 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.

CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

por Kayene Simao
21/05/2025
Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

A implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP) está transformando os processos de importação no Brasil. A nova exigência, que integra diferentes etapas do processo em um único...

Leia maisDetails

Dropshipping vale a pena? Prós e contras

por Goodanderson Gomes
22/03/2025
Mini carrinho de compras com algumas pequenas caixas em cima de um notebook. Falando sobre dropshipping.

Agora que você enviou os subtópicos e instruções, vou começar o desenvolvimento do conteúdo. Aqui está a primeira parte do artigo: O dropshipping é um modelo de negócio...

Leia maisDetails

Desaceleração do Varejo Deve Persistir em 2025, Aponta CNC

por Kayene Simao
16/03/2025
Desaceleração do Varejo Deve Persistir em 2025, Aponta CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que a desaceleração do setor varejista continuará ao longo de 2025, em linha com um cenário...

Leia maisDetails

Estabilização do dólar pode impulsionar importações brasileiras

por Kayene Simao
15/03/2025
Estabilização do dólar pode impulsionar importações brasileiras

Desde o início de 2025, a cotação do dólar tem registrado queda, refletindo um cenário de instabilidade nas últimas semanas. Em fevereiro, a moeda americana acumulou uma redução...

Leia maisDetails

Produtores rurais aproveitam dia do consumidor para garantir descontos e benefícios exclusivos em compras online

por Kayene Simao
12/03/2025 - Atualizado em: 14/03/2025
Produtores rurais aproveitam dia do consumidor para garantir descontos e benefícios exclusivos em compras online

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, tradicionalmente associado a grandes descontos e promoções no varejo, também está se tornando uma data importante para o agronegócio...

Leia maisDetails
Irã avisa que ataques de Trump terão “Consequências Eternas”

Irã avisa que ataques de Trump terão “Consequências Eternas”

por Kelly Couto
22/06/2025

O presidente Trump anunciou na noite de sábado (21) que os Estados Unidos atacaram as instalações nucleares do Irã, marcando...

Instabilidade fiscal e mudanças no IOF elevam incertezas no ambiente de negócios

Instabilidade fiscal e mudanças no IOF elevam incertezas no ambiente de negócios

por Kayene Simao
21/06/2025

A tentativa do governo federal de elevar a arrecadação por meio do aumento de impostos tem provocado reações negativas no...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Ataques de Israel ao Irã intensificam tensão geopolítica com impactos globais e no Brasil

Europa aposta na diplomacia enquanto Trump avalia ação militar contra o Irã

por Kayene Simao
21/06/2025

Um crescente atrito geopolítico entre Estados Unidos e Irã tem revelado divergências marcantes entre líderes globais. Enquanto países europeus continuam...

Crescimento de 45% nas transações com cartões empresariais no Brasil em 2024

Novas regras de segurança para dados de cartões exigem adaptações imediatas das empresas

por Kayene Simao
21/06/2025

Empresas que lidam com dados de pagamento por cartão precisam se adaptar às novas exigências do Padrão de Segurança de...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile