O valor global de transações em pagamentos buy now, pay later (BNPL, ou compre agora, pague depois) atingiu US$ 120 milhões no ano de 2021 e a previsão é de que esse número alcance US$ 576 milhões até 2026, de acordo com a pesquisa da GlobalData.
Por meio desta nova modalidade, é possível comprar produtos ou serviços à prazo, parcelando o pagamento e sem a necessidade de usar cartões de crédito ou débito – sendo, dessa forma, um meio de pagamento vantajoso tanto para os consumidores quanto para os varejistas.
Seja pelos crediários, boletos ou cartões de crédito, o parcelamento e o empréstimo sempre foram muito utilizados no Brasil.
Com a chegada de novas ferramentas e métodos de pagamento, a tendência é que os recursos mais práticos, de fácil acesso e com as menores ou sem taxas de juros sejam os mais procurados.
Quando falamos de BNPL já encontramos alguns recursos que já fazem parte deste novo cenário. Até mesmo o Pix – sistema de transação financeira instantânea criado pelo Banco Central –, entrou na jogada.
Por meio de novas tecnologias e plataformas, o Pix Parcelado chegou ao mercado possibilitando ao consumidor dividir o valor da compra em parcelas sem juros e sem a necessidade de um cartão de crédito.
Além disso, para os lojistas, é inovação na oferta de formas de pagamento no checkout do seu e-commerce/loja virtual e a possibilidade de aumentar as suas taxas de conversão e ticket médio, vendendo mais.
“O mercado de pagamentos está cada vez mais diversificado e o setor de Buy Now, Pay Later (BNPL) através do Pix Parcelado – se conecta diretamente aos consumidores que desejam flexibilidade na hora de realizar compras. Com taxas de juros nulas, a expectativa é que esta modalidade continue crescendo e se consolide sinônimo de parcelamento”, comenta Eduardo Zucareli, Chief Commercial Officer da Pagaleve, fintech brasileira especializada em soluções de pagamento.
Para ajudar a compreender os benefícios do Pix Parcelado, o executivo lista 5 vantagens que podem ser aproveitadas por consumidores e varejistas. Confira abaixo:
Possibilidade de dividir o valor da compra em parcelas sem juros
Uma das principais vantagens do Pix Parcelado para o consumidor é a possibilidade de dividir uma compra sem pagar juros.
Isso é especialmente útil para quem quer adquirir um produto ou serviço de maneira parcelada mas não tem o dinheiro disponível no momento.
Com essa forma de pagamento, é possível dividir o pagamento em quatro vezes e, assim, diluir o valor da compra ao longo do tempo, ajudando a planejar as finanças pessoais.
Além disso, como não há juros, no caso de uma possível inadimplência o consumidor só paga uma taxa fixa por parcela atrasada.
Aumento do poder de compra
Consumidor: O cartão de crédito é a forma de parcelamento mais taxas de juros, muitos preferem não realizar suas compras para não comprometer a sua renda com aquele gasto específico.
Já com o Pix Parcelado, quase metade dos usuários que utilizam qualquer uma das ferramentas atreladas ao BNPL, gasta de 10% a 40% a mais do que gastaria com o cartão de crs usada pelos consumidores no dia a dia, mesmo não sendo a preferida.
Seja pelo alto risco de endividamento ou as altaédito na mesma compra, segundo pesquisa da realizada pela Cadify.ai – em suma, o meio deixa o consumidor mais seguro na jornada de compra.
Lojista: Oferecer ao cliente variedade de métodos de pagamento, contribui para atrair diferentes perfis de consumidores, como aqueles que não possuem cartão, ou estão com o limite comprometido, ampliando as vendas.
Ampliação e captação de clientes
Uma das principais vantagens do Pix Parcelado para os lojistas é a possibilidade de aumentar as vendas.
Essa forma de pagamento pode atrair mais consumidores, principalmente os jovens de 18 a 34 anos, que têm demonstrado interesse em utilizar meios de pagamento da categoria de BNPL.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de mercado eMarketer, 16% dos jovens dessa faixa etária utilizam o BNPL e a Geração Z é a que mais adota esse tipo de pagamento.
As taxas de adoção do BNPL entre a Geração Z devem aumentar de 46,5% em 2023 para 47,4% em 2025, enquanto os millennials devem passar de 39,5% para 40,6%.
Assim, ao oferecer o Pix Parcelado, que é uma forma de BNPL, os lojistas podem se beneficiar desse cenário e atrair mais consumidores, aumentando o volume de vendas da loja.
Aumento do ticket médio
Ao utilizar esse meio de pagamento, o ticket médio do lojista pode aumentar em até 50%. Isso porque essa forma de pagamento permite que o consumidor compre produtos de maior valor ou mais itens, aumentando, assim, o valor médio de cada venda realizada na loja.
Com isso, o lojista pode aumentar o faturamento da loja sem precisar necessariamente aumentar o volume de vendas.
Redução do risco de inadimplência
Os riscos de inadimplência e fraudes – algumas das dores e preocupações dos lojistas – pontos totalmente assumidos pela Pagaleve são alguns dos benefícios do método de pagamento.
“É muito importante que o lojista procure parceiros e métodos que o blinde de tomar prejuízos.
Na Pagaleve, por exemplo, fazemos o repasse do valor total da venda no dia seguinte, descontando apenas as taxas acordadas entre o parceiro e nós.
Se o consumidor final atrasar qualquer uma das parcelas pendentes, o atraso é da Pagaleve, não do lojista”, explica Zucareli
Em resumo, formas de pagamento do setor de Buy Now, Pay Later têm se mostrado eficiente tanto para os consumidores que precisam realizar qualquer compra, mas que não possuem limite no cartão de crédito ou preferem não utilizá-lo; quanto para os lojistas que estão a procura de métodos eficientes e procuram vender mais.
Sobre a Pagaleve
Fundada em 2021, a Pagaleve é uma fintech que oferece o meio de pagamento do Pix Parcelado em 4x sem juros por meio de uma plataforma altamente tecnológica.
Entre os benefícios oferecidos aos varejistas estão: aumento da taxa de conversão em até 40%, aumento do ticket médio em 50% e recebimento do valor da venda no dia seguinte.
Para os consumidores, o Pix Parcelado possibilita o parcelamento quinzenal sem cartão de crédito, sem juros e com uma aprovação em menos de cinco segundos.
Com um aporte de US$ 25 milhões liderado pela Salesforce Ventures e com participação de fundos como Entrée Capital, Founder Collective, OIF Ventures, Endeavor Scale-Up Ventures e Janeiro Energy, a empresa está presente em mais de 2.000 varejistas, incluindo marcas como Reserva, RiHappy, Reebok, Mizuno, Polishop, Under Armour, Lupo, Hope, Tok&Stok, Pague Menos, Artex, MMartan, Scala entre outros.