Startup cria software para inovação colaborativa e atrai 112 mil ideias de colaboradores - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Startup cria software para inovação colaborativa e atrai 112 mil ideias de colaboradores

AEVO Innovate é usado por 370 mil colaboradores de empresas como Globo, Ambev, MRV e Nestlé para incentivar, viabilizar e implantar ideias que promovam melhorias contínuas no negócio

A idade média de um diferencial competitivo caiu de 30 para cinco anos, de 1984 para 2014.

Motivo pelo qual empresas que antes dominavam seu mercado, como a Blockbuster, deram lugar a empresas inovadoras como a Netflix.

Outras foram muito otimistas, como a Microsoft, que tentou literalmente “enterrar” o iPhone em 2010.

O que esses exemplos têm em comum? A importância de investir em inovação.

Estar atento ao próximo passo do negócio deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para empresas que desejam se manter relevantes.

Foi nesse cenário que a AEVO, startup brasileira de tecnologia para a gestão da inovação, criou o AEVO Innovate, software que viabiliza a comunicação, gestão e implantação de ideias que promovam melhorias contínuas no negócio.

Usado atualmente por cerca de 370 mil colaboradores, de mais de 100 médias e grandes empresas, ele funciona de forma full-service, com módulos como a Central de Ideias, na qual empresas podem coletar insights valiosos de seus colaboradores e promover o engajamento de toda a organização.

Na AEVO Innovate, é possível definir campanhas e estratégias de inovação e engajar colaboradores com gamificação, desafios e recompensas, que motivaram colaboradores a sugerirem mais de 112 mil ideias, 43 mil delas aprovadas e 21 mil implantadas.

As ideias podem ser priorizadas de acordo com potencial, pessoas impactadas, valor de investimento e impacto ambiental.

Após a seleção, as melhores ainda são analisadas por uma inteligência artificial que busca startups e universidades que ajudem a implementá-las.

Em 2021, a adoção da plataforma cresceu 67% em relação ao ano anterior, evidenciando o aumento da preocupação de empresas brasileiras com a inovação.

“A inovação e o engajamento dos colaboradores para que ela aconteça é indispensável para empresas. A dor que resolvemos é a de profissionalizar, acelerar e evidenciar os resultados da inovação, além de facilitarmos conexões com startups para execução e apresentarmos o resultado financeiro por meio do ROI (Retorno Obtido sob o Investimento) das novas ideias implementadas”, explica Luís Felipe Carvalho, CEO e cofundador da AEVO.

Por meio da plataforma, os colaboradores têm acesso ao sistema dividido em três verticais: Central de Ideias, Central de Startups e Central de Iniciativas.

Na primeira, os colaboradores podem realizar sugestões, categorizá-las por área para serem analisadas, compartilhar e integrar ideias com outras pré-existentes e até mensurar qual o valor de implementação.

Na Central de Startups, as empresas podem lançar desafios de Inovação Aberta, se conectar com Startups e, a cada ideia sugerida pelos colaboradores para melhorar processos internos, a Inteligência Artificial filtra e identifica entre as mais de 15 mil startups da base, soluções que podem ser contratadas para resolver o desafio.

Na outra ponta, a Central de Iniciativas auxilia o gerenciamento de projetos que entram em fase de implementação, para que todos tenham controle sobre o andamento do projeto.

A solução fez com que a empresa fosse eleita, em 2021, como a principal HRTech brasileira, pelo segundo ano consecutivo, no Prêmio 100 Open Startups, organizado pela plataforma líder em open innovation na América Latina, entregue as startups brasileiras que mais despertam interesse em médias e grandes corporações do país.

O AEVO Innovate já é utilizado por quatro das cinco principais corporações do país que realizam Inovação Aberta, de acordo com o ranking 100 Open Corps 2021, como Ambev, ArcelorMittal, BASF e Nestlé.

Sobre a AEVO

A AEVO é uma empresa brasileira de tecnologia para a gestão da inovação, criada com o objetivo de transformar culturas corporativas no Brasil e no mundo.

A AEVO oferece soluções, por meio da plataforma AEVO Innovate, que viabilizam a comunicação, gestão e implantação de ideias que promovem melhorias contínuas nas empresas parceiras.

Com o auxílio da ferramenta, é possível criar processos reais, mensurar resultados e permitir que colaboradores contribuam de forma estruturada, oferecendo ainda a conexão com uma base de 15 mil startups. Já são mais de 100 clientes e cerca de 300 mil pessoas – colaboradores dessas empresas – impactados.

Em 2021, a empresa foi reconhecida como a principal startup brasileira na categoria de Recursos Humanos, pelo segundo ano consecutivo, e a terceira colocada no ranking geral do Prêmio 100 Open Startups.

Comentários estão fechados.