Roteirização automática viabiliza redução de até 5 horas de trabalho no processo de entregas - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Roteirização automática viabiliza redução de até 5 horas de trabalho no processo de entregas

Vinculada à economia de quilometragem, ferramenta de automação da AgileProcess aumenta velocidade nas entregas

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Brasil tem sido o país da América Latina que registrou o maior crescimento de compras online.

E esse impacto também foi sentido pela Entrega Já, startup focada em melhorar a experiência de pequenos empreendedores.

De repente, a empresa se deparou com uma nova realidade: o salto de 500 para mais de 3 mil entregas diárias, forçando-a a buscar soluções para otimizar as suas entregas.

E foi assim que a empresa encontrou na AgileProcess – empresa de tecnologia inteligente para otimização logística, que faz parte do Grupo Intelipost – uma aliada para otimizar em até cinco horas suas entregas, que aumentaram 200% no último ano.

A startup criava as suas rotas do dia seguinte à mão e fora do horário do expediente de trabalho.

Segundo André Vieira Rocha, Gerente de Operações da Entrega Já, para traçar os itinerários, era necessário pesquisar manualmente o CEP de cada uma das notas fiscais para depois calcular o número estimado de veículos a serem utilizados no dia seguinte.

“Tínhamos um processo manual e não enxergávamos o quanto de benefício poderíamos ter com automatização. Por isso, fomos em busca de uma ferramenta que nos ajudasse no processo, gerando qualidade, foi então, que encontramos a AgileProcess para nos auxiliar”, comenta André.

Por meio de uma ferramenta de roteirização automática, vinculada à economia de quilometragem e melhor aproveitamento dos veículos, a AgileProcess, que tem aumentado a eficiência das entregas em até 10% em diversas empresas brasileiras, possibilitou que a Entrega Já reduzisse, por dia, de quatro a cinco horas de trabalho no processo de expedição.

Segundo Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost, isso ocorre principalmente pela fácil integração do roteirizador com o sistema de gerenciamento de transporte (TMS) e o sistema de classificação automática de pedidos (sorter) que já era utilizado pela Entrega Já.

Além disso, a automação também organiza a rota mensurando as janelas de entrega e os critérios preestabelecidos dentro da operação.

Segundo André, desde a implantação da ferramenta de roteirização da AgileProcess, a empresa vem ganhando em agilidade e redução de custos.

Outro ponto positivo da roteirização automática foi o itinerário sustentável, que já fazia parte dos planos da Entrega Já para este ano.

Uma vez que as entregas são realizadas em rotas mais assertivas, além da economia para a operação, a queima de combustíveis também é reduzida, diminuindo a emissão de carbono na atmosfera.

Segundo André, em busca de automatizar os processos e ganhar mais eficiência, os planos para o futuro são expandir o uso de soluções da AgileProcess para as outras empresas do grupo Entrega Já, voltada para entregas maiores.

De acordo com o especialista, os benefícios encontrados já estão sendo analisados para validar a expansão.

SOBRE O GRUPO INTELIPOST

O Grupo Intelipost é formado pela Intelipost, plataforma líder em gestão de fretes no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce, AgileProcess, empresa de tecnologia inteligente para otimização logística, e Pegaki, soluções logísticas para quem vende online.

Comentários estão fechados.