• Recentes
  • Tendências
servicos-essenciais-na-pandemia-vtex

Revista Capital Econômico bate um papo com diretor de vendas da VTEX sobre a era digital para serviços essenciais

21/09/2020
Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

29/07/2025
Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

29/07/2025
Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

29/07/2025
GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

29/07/2025
Santander abre inscrições para programa de trainee com salário de até R$ 9,2 mil

Santander abre inscrições para programa de trainee com salário de até R$ 9,2 mil

29/07/2025
Brasil deixa novamente o Mapa da Fome da ONU após avanços sociais e econômicos

Brasil deixa novamente o Mapa da Fome da ONU após avanços sociais e econômicos

29/07/2025
Dólar sobe com tensão Brasil-EUA e fortalecimento global da moeda americana

Dólar sobe com tensão Brasil-EUA e fortalecimento global da moeda americana

29/07/2025
Ibovespa recua com tensão pré-tarifária e cenário político interno

Ibovespa recua com tensão pré-tarifária e cenário político interno

29/07/2025
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

29/07/2025
Feirão do Turismo 2025 terá edição presencial em São Paulo e versão online para todo o país

Feirão do Turismo 2025 terá edição presencial em São Paulo e versão online para todo o país

29/07/2025
Ford investe mais US$ 40 milhões na fábrica da Argentina para ampliar produção da Ranger

Ford investe mais US$ 40 milhões na fábrica da Argentina para ampliar produção da Ranger

29/07/2025
Lula sanciona programa que devolve impostos a micro e pequenas empresas exportadoras

Lula sanciona programa que devolve impostos a micro e pequenas empresas exportadoras

28/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
terça-feira, 29 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Revista Capital Econômico bate um papo com diretor de vendas da VTEX sobre a era digital para serviços essenciais

Redação por Redação
21/09/2020
em Comércio
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
servicos-essenciais-na-pandemia-vtex
CompartilharCompartilhar

A era do e-commerce já batia nas portas das empresas. Em tempos de pandemia, gerada pelo novo coronavírus e o consequente isolamento social, migrar para a era digital foi questão de sobrevivência para muitos negócios.

Talvez você goste de ver:

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

O setor de e-commerce no Brasil faturou nada mais nada menos que R$ 9,4 bilhões só em abril desse ano.  O aumento foi de 81% comparado ao mesmo período de 2019. Os dados são do Compre&Confie, movimento idealizado para promoção de uma rede de confiança que permite consultar a reputação e avaliar lojas online, além de monitorar o uso indevido dos dados de consumidores no ambiente digital.

De olho nessas mudanças, a  Revista Capital Econômico ouviu o especialista em vendas online, Luiz Paulo Ribeiro que é diretor de vendas da VTEX, plataforma digital que hospeda os maiores e-commerces do mundo e que mais cresceu durante a pandemia, para entender as principais mudanças e expectativas para o setor.

À frente da empresa Luiz conversou sobre os principais dados, comportamentos e mudanças nesse momento de transição para o mercado online. Para ele, a pandemia apenas acelerou um comportamento que as empresas já precisavam assumir. “O lockdown catapultou esse processo de migrar para o meio digital. Quem já tinha operação online saiu na frente muito rápido. A VTEX se trancou nesse momento para se perguntar como podia ajudar mais ainda os clientes a agir nesse momento”, revela.

Ele ainda lembra que no começo da pandemia, muitos empresários queriam salvar o caixa por meio do ambiente online.” Tivemos que resolver a vida dessas empresas com ideias e maneiras simples. Foram soluções com, por exemplo, criar uma aplicação onde o próprio vendedor da loja física fechada pudesse montar um carrinho para o cliente e compartilhar com ele”, exemplifica.

Ler  Varejo farmacêutico tem aumento de 53% em faturamento no ano de 2021, aponta Farmácias APP

Era digital

Na conversa, os dois extremos do atual cenário – empresas que ainda estavam se familiarizando com o meio digital e empresas que não tinham entrado foram questionados. O diretor de vendas da VTEX afirmou que a empresa teve de buscar uma solução para essas duas pontas, agindo de forma unilateral. Na opinião do especialista, os dados hoje são o “novo petróleo” do momento, pois eles conduzem e direcionam as empresas para saídas mais assertivas em momento de crise.

Luiz explicou que a equipe, em um primeiro momento, começou a atuar mais com consultoria. “Trabalhamos mais como consultor, ensinando as empresas a como entrar, testar, realocar uma operação online e tecnologicamente. Foram milhões de pessoas nunca tinha comprado online agora comprando online, então tivemos que olhar os dois lados”, recorda.

Ele ainda destaca que a empresa teve que entender melhor os dados que vinham mudando a cada dia, avaliando os novos comportamentos dos consumidores para criar estratégias e soluções cada vez mais eficazes para as empresas. “Esses dados online direcionaram a VTEX para orientar melhor a logística das empresas, por exemplo, pelo nível de procura de demanda de vendas de regiões, e a trazer mais agilidade bem como novas soluções. O mercado da moda, por exemplo, cresceu 19% no isolamento social. Outro setor que cresceu foi de produtos para ginástica. Essas métricas nos mostram que precisamos conhecer não só Tecnologia e sim dos negócios dos nossos clientes e por meio desses cases conseguir dar um caminho mais rápido e assertivo para eles”, disse.

Luiz comenta que essa tendência é “um caminho sem volta” do qual as companhias vão precisar cada vez mais se alinhar. “50% do público que começou a comprar online vai continuar comprando assim. Teve loja na pandemia que em três dias aumentou de 170 para 1.700 clientes. Hoje o e-commerce já representa 25% do faturamento das empresas”, revela.

Mercado, cliente e experiências

Outro assunto abordado durante a entrevista foi sobre os mercados que mais cresceram, como o setor da moda. “Os produtos se diversificaram, a forma como fazer as entregas e as experiências também serão repensadas”, acrescenta Luiz Paulo que ressaltou que a moda já era um setor mais familiarizado com a venda online e que esse mercado já está criando mais linhas conscientes, como também promovendo novas relações com seus consumidores.

Ler  Motorola lança e-commerce para pequenas e médias empresas

Mais um lado bom nesse momento foi a desburocratização que alguns departamentos enfrentavam para vender online, como o setor farmacêutico. “O Covid veio desburocratizar pois a ANVISA tem liberado mais rapidamente a venda online medicamentos”, ressalta Luiz Paulo.

Para finalizar, ele ainda acrescentou que seja no ambiente físico ou online, o que as empresas devem buscar fazer é sempre ouvir seus clientes, pois o atendimento tem feito a diferença. “Elas precisam ler os desabafos dos seus clientes, o feedback pois hoje o modelo de compra e comportamento mudou bastante. Será necessário se adaptar ao seu consumidor, que no final é quem vai decidir como vai comprar, independente do canal escolhido ser físico ou online. O cliente tem que ter uma experiência unificada e se sentir bem aceito e tratado em qualquer canal atendido. A sede do consumo continua o que muda é que as pessoas estão mais conscientes, não compram mais no impulso. Elas vão gastar onde ela tem a melhor experiência”, completa.

Sobre Luiz Paulo Ribeiro

luiz-paulo-ribeiro-vtex
Luiz Paulo Ribeiro, diretor de vendas da VTEX

São mais de 130 projetos vendidos na companhia (VTEX) e participação direta na evolução do D2C, Unified Commerce e marketplaces.

Nascido no Rio de Janeiro, Luiz Paulo Ribeiro se mudou há quatro anos para São Paulo para agregar a equipe de vendas e projetos no escritório paulista da VTEX, localizado na Vila Olímpia. Com sonho de deixar um legado de vida e transmitir o que aprendeu influenciando o maior número de pessoas, através da tecnologia e experiências que teve em sua vida, Ribeiro carrega em seu curriculum vitae grandes cargos e projetos.

Sobre a VTEX

A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black ﹠ Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países.

Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. A VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais.

Ler  Restaurantes e lanchonetes perdem 69% da receita com pandemia

Para saber mais, visite: vtex.com

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

por Kayene Simao
26/07/2025
Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Embora a Black Friday de 2025 esteja marcada para o dia 28 de novembro, o período de preparação para varejistas que dependem de produtos importados já começou. Segundo...

Leia maisDetails

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

por Kayene Simao
26/07/2025
Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgou um levantamento que mostra a relevância do comércio intercompanhia — realizado entre empresas do mesmo grupo econômico...

Leia maisDetails

Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

por Kayene Simao
25/07/2025
Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

A Americanas iniciou sua campanha promocional para o Dia dos Pais, oferecendo descontos em diversas categorias de produtos. A iniciativa inclui opções nas áreas de telefonia, eletroportáteis, áudio...

Leia maisDetails

Magalu promove campanha com descontos de até 80% para usuários do aplicativo

por Kayene Simao
22/07/2025
Magalu promove campanha com descontos de até 80% para usuários do aplicativo

Campanha reforça estratégia digital da empresa para impulsionar vendas em julho O Magalu lançou nesta terça-feira (22) a campanha Black App, que oferece descontos semelhantes aos da Black...

Leia maisDetails

CNI destaca apoio de entidades empresariais dos EUA contra tarifaço 

por Kayene Simao
16/07/2025
CNI destaca apoio de entidades empresariais dos EUA contra tarifaço 

Apoio internacional à indústria brasileira A Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacou, nesta terça-feira (15), a contundente manifestação de duas das mais influentes entidades empresariais dos Estados Unidos — a U.S....

Leia maisDetails
Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

por Kayene Simao
29/07/2025

A moda circular tem se consolidado como uma abordagem estratégica para repensar a produção e o consumo no setor têxtil...

Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

por Kayene Simao
29/07/2025

A Caixa Econômica Federal iniciou na segunda-feira (28) o pagamento de mais uma parcela do incentivo por frequência escolar do...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

por Kayene Simao
29/07/2025

O crescimento de um pequeno negócio costuma ser motivo de comemoração, mas também exige atenção redobrada. Para microempreendedores individuais (MEIs),...

GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

por Kayene Simao
29/07/2025

Foi inaugurada na segunda-feira (28) a Usina Termelétrica GNA II, localizada no Porto do Açu, no Norte Fluminense (RJ). Considerada...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d