Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Projeto Inova leva atendimento médico para área rural do Rio

Parceria entre Even Education e a prefeitura de Cachoeiras de Macacu pretende atender mais de 600 famílias até final do ano

No próximo dia 20 de agosto, será o lançado mais uma fase do projeto INOVA Cachoeiras de Macacu, que pretende levar atendimento médico com tecnologia para a área rural do município da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Trata-se de uma ação social da prefeitura em parceria com professores titulares da escola de Medicina Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a instituição de ensino internacional Even Education para levar atendimento médico de qualidade por meio da telemedicina a 2 mil pessoas, sempre com apoio dos profissionais envolvidos.

O lançamento do projeto é uma ação piloto em educação e saúde que terá início na área rural conhecida como São José da Boa Morte. Este é um segundo passo de uma série de ações de inovação que já funcionam dentro do Município de Cachoeiras de Macacu há dois anos.

“Com a autorização do atendimento remoto e liberação da telemedicina, o programa INOVA Cachoeiras de Macacu poderá elevar o nível do atendimento na região com tecnologia e profissionais capacitados assistidos por um corpo docente de doutores da Unirio”, conta Alcir Nantes Abuchaim, presidente da Even Education e um dos idealizadores do projeto.

Para a administração da cidade, o objetivo está em atingir um grande número de habitantes, especialmente quem esteja mais distante do centro. “Os prefeitos sofrem muito para levar saúde de qualidade para os municípios do interior. O trabalhador rural poderá ser beneficiado com esse projeto, meu foco é alcançar quem está na ponta”, conta o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares.

Para o subsecretário em Educação e Inovação na Saúde no Estado do Rio, Rossano Fiorelli, a prefeitura inova e oferece tecnologia de ponta em um município distante da capital do estado. “O projeto vem para solucionar o problema de inserção do médico qualificado no interior do estado e tem tudo para ter êxito, pois leva as melhores cabeças pensantes da medicina para a ponta do atendimento da comunidade mais carente de forma gratuita”, afirma o subsecretário.

O projeto contará com um equipamento que permite a interconsulta: médicos PHDs da universidade assistem o médico responsável pelo atendimento e o profissional de enfermagem alocado no posto de saúde. “Esse técnico de enfermagem está sendo treinado para operar o equipamento de teleatendimento enquanto um médico do programa de qualificação da Even Education faz o atendimento remoto. Todas essas ações irão elevar o nível de qualidade na saúde, que nunca existiu na região”, completa Alcir Abuchaim.

atendimento-medico-rural

O projeto INOVA, que está por trás de toda essa inovação e que já funciona há dois anos em Cachoeiras de Macacu, revolucionou a cara do atendimento médico na cidade, promovendo um aumento de mais de 81% no número de consultas realizadas pela população nos primeiros seis meses de atuação, garantindo uma redução significativa de custos à prefeitura.

A iniciativa consiste em um curso de qualificação médica voltado a urgência e emergência, além da medicina familiar e comunitária. Médicos formados são selecionados por meio de edital para atuar no programa, garantindo atendimento de qualidade aos habitantes da cidade nas unidades de saúde. Em troca, recebem bolsas de ensino e cumprem carga horária prática presencial e teórica com direito a certificado de qualificação, emitido pelo município, de acordo com Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004, um marco para a formação e trabalho em saúde no país.

Enfrentamento à Covid 19

Para o enfrentamento à Covid 19, por exemplo, a coordenação acadêmica direcionou as atividades curriculares do módulo trimestral para atender a demanda gerada pela pandemia no município. Este módulo conta com publicações científicas, normas e protocolos do Ministério da Saúde, vídeoaulas e webinares abordando os seguintes temas: saúde mental em tempos de pandemia, atendimento pediátrico, manuseio medicamentoso precoce na Covid 19, quadro clínico e triagem, prevenção e controle nos serviços de saúde pública, infecção em pacientes gestantes e diagnóstico.

Na cidade, o projeto foi responsável por reduzir a um terço o valor gasto referente a cada paciente atendido no sistema público da cidade, gerando na comparação com o cenário pré-projeto, uma economia de R$ 500 mil por mês. No período, houve também uma redução média de 45% na dispensação medicamentosa e de 81,5% nos encaminhamentos de casos para a média e alta complexidade. “Isso é resultado direto de uma melhor formação dos médicos”, afirma o prefeito Mauro Soares.

Expansão a outros municípios

Os diretores da Even desejam levar a experiência de sucesso em Cachoeiras de Macacu a outras cidades do país. “É fundamental que aquilo que observamos aqui na região metropolitana do Rio possa ser testemunhado pela população de outros municípios, pois representa melhora na qualidade do atendimento e uma enorme economia aos cofres públicos”, diz Alcir Nantes Abuchaim.

Sobre o Programa Inova Cachoeiras de Macacu

É uma ação inovadora que demonstra claramente os resultados obtidos por meio do controle e da consultoria acadêmica integrada.

Sobre a Even Education

Com 12 anos de existência, a Even Education é uma instituição internacional de ensino que reúne conhecimento, inovação e tecnologia na área médica. Criada por Alcir Nantes Abuchaim, a healthtech desenvolve projetos junto a administrações públicas para disseminar conhecimento e melhorar a atenção médica no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.